Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273 |
Resumo: | Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura. |
id |
UFRN_ec9e80edeb0015980f00909bcd9ba094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45273 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Djenifer Jansen Gomes deMelo, Magda Maria Pinheiro deSilva, Walter Pedro daRamos, Rubens Eugênio Barreto2021-12-08T13:27:34Z2021-12-08T13:27:34Z2021-10-29OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura.One main challenge of traffic engineering is to minimize conflicts between pedestrians and vehicles in urban centers. To solve these problems, they take pedestrians off the road, placing walkways and decreasing pedestrian crossings. As a result, pedestrians occupy the second place in the ranking of victims by traffic accident in Brazil. The main purpose of this monography is to propose interventions based on traffic engineering methodologies for pedestrian crossings inspired by the perspective developed in the "Nova Paulista" project, that is in Technical Bulletin No. 48 CET/SP, in a 2.1 km stretch of Av. Eng. Roberto Freire, located in an area of economic and tourist pole of Natal / RN. The main proposals if of six pedestrian crossings with traffic lights on the segment. The proposed alternative eliminates conflicts that existed between vehicles and pedestrians, making local mobility effective and safe.Universidade Federal do Rio Grande do NorteENGENHARIA CIVILUFRNBrasilDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVILAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTravessia de pedestresEngenharia de tráfegoSegurança de trânsito.Mobilidade.Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RNStudy of crosswalks to Eng. Roberto Freire Avenue segment in Natal, RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC-DjeniferJansen-2021(final).pdfTCC-DjeniferJansen-2021(final).pdfTCC DJENIFER JANSENapplication/pdf3131311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/1/TCC-DjeniferJansen-2021%28final%29.pdf5ca1501805302ce2a12222871bab41fbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/452732021-12-08 10:27:35.172oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45273Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-12-08T13:27:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Study of crosswalks to Eng. Roberto Freire Avenue segment in Natal, RN |
title |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
spellingShingle |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de Travessia de pedestres Engenharia de tráfego Segurança de trânsito. Mobilidade. |
title_short |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
title_full |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
title_fullStr |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
title_sort |
Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN |
author |
Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Melo, Magda Maria Pinheiro de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Walter Pedro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
contributor_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Travessia de pedestres Engenharia de tráfego Segurança de trânsito. Mobilidade. |
topic |
Travessia de pedestres Engenharia de tráfego Segurança de trânsito. Mobilidade. |
description |
Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-08T13:27:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08T13:27:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
ENGENHARIA CIVIL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/1/TCC-DjeniferJansen-2021%28final%29.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ca1501805302ce2a12222871bab41fb e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832671085297664 |