Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068 |
Resumo: | The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situations |
id |
UFRN_1d715990220851f23c09aa06b3edbe69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16068 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Maria Maronihttp://lattes.cnpq.br/2220543374873550http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Garnica, Antônio Vicente Marafiotihttp://lattes.cnpq.br/5089072868644414Morey, Bernadete Barbosa2014-12-17T15:04:55Z2011-05-302014-12-17T15:04:55Z2010-08-17LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situationsO presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Baseando-se nos recursos presentes nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, a pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: Poderíamos utilizar as condições hoje presentes na escola e, os recursos do software Geogebra para otimizar o ensino e aprendizagem de Trigonometria? . Para tanto, foi elaborado e aplicado um módulo de atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública na cidade do Natal, RN. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999) e Zulatto (2002, 2007) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) na sala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996). A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizam suas construções e fazem a apreensão visual por meio do processo de arrastar as figuras na tela do computador. Além disso, as atividades aplicadas com o recurso do software GeoGebra nos levaram a afirmar sobre as alternativas e performance dos estudantes face a solução de alguns problemas de Trigonometriaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino e aprendizagem de trigonometriaAtividades investigativasSoftware geoGebraTrigonometry learning and teaching processesInvestigative activitiesGeoGebra softwareCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConstrução e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaML_DISSERT.pdfapplication/pdf1784880https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/1/MariaML_DISSERT.pdf8faf0ecb9ae8b0c1f3c6695cd8d2bd73MD51TEXTMariaML_DISSERT.pdf.txtMariaML_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain213929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/6/MariaML_DISSERT.pdf.txt8c694b4f20b5ad9629d207f1ea2e9519MD56THUMBNAILMariaML_DISSERT.pdf.jpgMariaML_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1989https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/7/MariaML_DISSERT.pdf.jpg3e9b0e325f0df05758ace2dcb65f9ebbMD57123456789/160682017-11-02 10:23:03.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:23:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
title |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
spellingShingle |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra Lopes, Maria Maroni Ensino e aprendizagem de trigonometria Atividades investigativas Software geoGebra Trigonometry learning and teaching processes Investigative activities GeoGebra software CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
title_full |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
title_fullStr |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
title_full_unstemmed |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
title_sort |
Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra |
author |
Lopes, Maria Maroni |
author_facet |
Lopes, Maria Maroni |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2220543374873550 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1300121866958282 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Garnica, Antônio Vicente Marafioti |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5089072868644414 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Maroni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
contributor_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de trigonometria Atividades investigativas Software geoGebra |
topic |
Ensino e aprendizagem de trigonometria Atividades investigativas Software geoGebra Trigonometry learning and teaching processes Investigative activities GeoGebra software CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trigonometry learning and teaching processes Investigative activities GeoGebra software |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situations |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-30 2014-12-17T15:04:55Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068 |
identifier_str_mv |
LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/1/MariaML_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/6/MariaML_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/7/MariaML_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8faf0ecb9ae8b0c1f3c6695cd8d2bd73 8c694b4f20b5ad9629d207f1ea2e9519 3e9b0e325f0df05758ace2dcb65f9ebb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117604821696512 |