Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175 |
Resumo: | O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor. |
id |
UFRN_1e2a65df101637a4bfc3ae58eac5b58f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49175 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontes, Joelson BarrosMedeiros, Marcos Fernando MachadoAndrade, Dalliane Vanessa PiresOliveira, Bianca Josefa Ribeiro deMedeiros, Marcos Fernando Machado2022-08-17T18:02:53Z2022-08-17T18:02:53Z2022-07-27PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.E-commerce began in Brazil in the 1990s and provided new opportunities for organizations working in the purchasing and sales field. Considering this, the present research addresses the theme ´´E-commerce Administration``. The number of purchases and sales on E-commerce grew unexpectedly with the emergence of the COVID-19 Pandemic. Thus, the objective of the present work is to understand the main aspects related to E-commerce, as well as the potential and challenges that it presents for companies and administrators, so that both are prepared to obtain benefits for the company. To carry out this study, firstly, the type of research was defined. From this, the methodology of field research was used, where an online questionnaire was applied to workers who use marketing and e-commerce tools in their businesses. It is believed that the Administration in E-commerce should seek to meet all variations of commerce, seeking to solve the problems that arise in the digital market. With this, it will be possible to achieve the greatest possible effectiveness. In addition, it was possible to observe that working in this field is of fundamental importance for companies that aim to increase the chances of success and sales to their target audience. Therefore, it is clear that E-commerce consists of a form of business that brings numerous advantages, both for the entrepreneur and for the consumer.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração à DistânciaUFRNBrasilSecretaria de Educação à DistânciaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministração de empresasMarketing digitalE-commerceComércio eletrônicoBusiness AdministrationDigital marketingAdministração de e-commerce na pandemia da covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdfAdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdfapplication/pdf796465https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/2/AdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdf27c5dd8be91d52d7953421f270341b83MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53123456789/491752023-06-23 14:52:25.364oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:52:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
title |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 Pontes, Joelson Barros CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração de empresas Marketing digital E-commerce Comércio eletrônico Business Administration Digital marketing |
title_short |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
title_full |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
title_sort |
Administração de e-commerce na pandemia da covid-19 |
author |
Pontes, Joelson Barros |
author_facet |
Pontes, Joelson Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Medeiros, Marcos Fernando Machado |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Dalliane Vanessa Pires |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Joelson Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Marcos Fernando Machado |
contributor_str_mv |
Medeiros, Marcos Fernando Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração de empresas Marketing digital E-commerce Comércio eletrônico Business Administration Digital marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Marketing digital E-commerce Comércio eletrônico Business Administration Digital marketing |
description |
O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-17T18:02:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-17T18:02:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175 |
identifier_str_mv |
PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração à Distância |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Secretaria de Educação à Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/2/AdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/4/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/3/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27c5dd8be91d52d7953421f270341b83 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833002052583424 |