Administração de e-commerce na pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Joelson Barros
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175
Resumo: O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.
id UFRN_1e2a65df101637a4bfc3ae58eac5b58f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49175
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pontes, Joelson BarrosMedeiros, Marcos Fernando MachadoAndrade, Dalliane Vanessa PiresOliveira, Bianca Josefa Ribeiro deMedeiros, Marcos Fernando Machado2022-08-17T18:02:53Z2022-08-17T18:02:53Z2022-07-27PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.E-commerce began in Brazil in the 1990s and provided new opportunities for organizations working in the purchasing and sales field. Considering this, the present research addresses the theme ´´E-commerce Administration``. The number of purchases and sales on E-commerce grew unexpectedly with the emergence of the COVID-19 Pandemic. Thus, the objective of the present work is to understand the main aspects related to E-commerce, as well as the potential and challenges that it presents for companies and administrators, so that both are prepared to obtain benefits for the company. To carry out this study, firstly, the type of research was defined. From this, the methodology of field research was used, where an online questionnaire was applied to workers who use marketing and e-commerce tools in their businesses. It is believed that the Administration in E-commerce should seek to meet all variations of commerce, seeking to solve the problems that arise in the digital market. With this, it will be possible to achieve the greatest possible effectiveness. In addition, it was possible to observe that working in this field is of fundamental importance for companies that aim to increase the chances of success and sales to their target audience. Therefore, it is clear that E-commerce consists of a form of business that brings numerous advantages, both for the entrepreneur and for the consumer.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministração à DistânciaUFRNBrasilSecretaria de Educação à DistânciaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministração de empresasMarketing digitalE-commerceComércio eletrônicoBusiness AdministrationDigital marketingAdministração de e-commerce na pandemia da covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdfAdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdfapplication/pdf796465https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/2/AdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdf27c5dd8be91d52d7953421f270341b83MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53123456789/491752023-06-23 14:52:25.364oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:52:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
title Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
spellingShingle Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
Pontes, Joelson Barros
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração de empresas
Marketing digital
E-commerce
Comércio eletrônico
Business Administration
Digital marketing
title_short Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
title_full Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
title_fullStr Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
title_full_unstemmed Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
title_sort Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
author Pontes, Joelson Barros
author_facet Pontes, Joelson Barros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Dalliane Vanessa Pires
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Joelson Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado
contributor_str_mv Medeiros, Marcos Fernando Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração de empresas
Marketing digital
E-commerce
Comércio eletrônico
Business Administration
Digital marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Marketing digital
E-commerce
Comércio eletrônico
Business Administration
Digital marketing
description O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T18:02:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T18:02:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175
identifier_str_mv PONTES, Joelson Barros. Administração de E-commerce na pandemia da covid-19. 2022. 41f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração à Distância, Secretaria de Educação à Distância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, RN, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração à Distância
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Secretaria de Educação à Distância
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/2/AdministracaoECommerce_Pontes_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/4/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49175/3/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27c5dd8be91d52d7953421f270341b83
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833002052583424