O perfil e o nível de satisfação dos clientes no ramo do comércio varejista: o caso do mercadinho do Laércio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laedson Alves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35464
Resumo: Em meio a um mercado tão competitivo, são necessários diferenciais para se conquistar novos clientes, torná-los fieis à empresa e atendê-los satisfatoriamente. Buscar a satisfação dos clientes é uma das formas que as empresas possuem para se manter e prosperar no mercado. A partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais, podemos ter uma diferenciação na prestação de serviços ou em produtos, o que torna um assunto relevante na administração de empresas. Ao iniciar este estudo o objetivo foi identificar o grau de satisfação e o perfil dos clientes do “Mercadinho do Laércio”, buscando avaliar como se encontra a organização do mercado, a partir da visão do gestor e dos clientes. Para desenvolver o estudo foi utilizada uma metodologia de pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado em abril e maio de 2015, direcionado aos clientes e para o gestor da empresa onde se buscou avaliar os itens como Atendimento, Preço e Cobrança, Produto e Ambiente e traçar um perfil comum dos clientes. A partir dos resultados foi constatado um nível geral de satisfação dos clientes da amostra em 82,7%. O fato de se alcançar um alto valor na satisfação mostra o interesse dos sócios e o comprometimento com os clientes e, assim os pontos que ficaram deficitários e as possíveis soluções serão levadas ao gestor para análise e aplicadas se julgadas necessárias.
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