Por um ensino de geografia para além do reprodutivismo: sequência didática sobre classes sociais, desigualdade e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leila Cristina Sampaio Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49099
Resumo: A política educacional brasileira refletida em leis, normas, documentos e projetos obedece aos pressupostos da educação como forma de reprodução da sociedade, normatizando e direcionando conteúdos e atitudes que corroboram com a formação de sujeitos alheios à realidade vivida, alienados. Por meio da educação, a classe dominante encontra um caminho para difundir suas ideologias, reproduzir seus discursos e manter a dominação sobre a classe dominada. Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das avaliações internas e externas até projetos nascidos na sociedade civil, verificase a existência, explícita ou implícita, de orientações moldadas aos interesses hegemônicos, sendo os sujeitos dessa classe atuantes diretos na elaboração desses documentos, aliados aos agentes políticos. Na tentativa de contrapor a essa realidade, parte dos professores atua de maneira crítica diante das determinações verticalizadas que pouco ou em nada agregam à formação de sujeitos conscientes da sua própria realidade, para que possam, então, lutar por transformá-la. Essa atuação de ensino pressupõe o conhecimento do seu público e de sua realidade, assim como a estruturação teórico-metodológica que tenha como objetivo a preparação dos sujeitos para interpretarem e questionarem o cotidiano, entendendo a realidade como é. Nesta pesquisa, além dessa discussão teórica, propõe-se uma Sequência Didática que destaca a relação entre o ensino de Geografia e a realidade desigual que subordina a classe trabalhadora aos interesses da classe dominante. Tendo como público-alvo preferencial turmas do Ensino Médio, a Sequência busca manter a participação ativa dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, para isso, orienta-se a construção teórica do material de ensino para embasar as ações dos professores em sala de aula, incentivando a reflexão crítica das práticas de ensino, movidas pelo desejo de transformar a sociedade.
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Por meio da educação, a classe dominante encontra um caminho para difundir suas ideologias, reproduzir seus discursos e manter a dominação sobre a classe dominada. Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das avaliações internas e externas até projetos nascidos na sociedade civil, verificase a existência, explícita ou implícita, de orientações moldadas aos interesses hegemônicos, sendo os sujeitos dessa classe atuantes diretos na elaboração desses documentos, aliados aos agentes políticos. Na tentativa de contrapor a essa realidade, parte dos professores atua de maneira crítica diante das determinações verticalizadas que pouco ou em nada agregam à formação de sujeitos conscientes da sua própria realidade, para que possam, então, lutar por transformá-la. Essa atuação de ensino pressupõe o conhecimento do seu público e de sua realidade, assim como a estruturação teórico-metodológica que tenha como objetivo a preparação dos sujeitos para interpretarem e questionarem o cotidiano, entendendo a realidade como é. Nesta pesquisa, além dessa discussão teórica, propõe-se uma Sequência Didática que destaca a relação entre o ensino de Geografia e a realidade desigual que subordina a classe trabalhadora aos interesses da classe dominante. Tendo como público-alvo preferencial turmas do Ensino Médio, a Sequência busca manter a participação ativa dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, para isso, orienta-se a construção teórica do material de ensino para embasar as ações dos professores em sala de aula, incentivando a reflexão crítica das práticas de ensino, movidas pelo desejo de transformar a sociedade.The Brazilian educational policy reflected in laws, norms, documents and projects obeys the presuppositions of education as a form of societyes reproductions, regulating and directing contents and attitudes that corroborate with the formation of subjects alien to the lived reality, alienated. Through education, the ruling class find a way to spread their ideologies, reproduce their discourses and maintain domination over the dominated class. From PCNs (National Curriculum Parameters) to BNCC (Common National Curriculum Base), from internal and external evaluations to projects born in civil society, there is the existence, explicit or implicit, of guidelines shaped by hegemonic interests, with its subjects acting directly in the elaboration of these documents, allied with political agents. Attempting to counteract this reality, some teachers act critically face of vertical determinations that add little or nothing to subjects’ formation aware of their own reality, so that they can then fight to transform it. This action presupposes the knowledge of its public and its reality, as well as the theoretical-methodological structuring that aims to prepare the subjects so that they can interpret and question everyday life, understanding reality as it is. This teaching performance presupposes the knowledge of its public and its reality, as well as the theoretical-methodological structuring that aims to prepare the subjects to interpret and question everyday life, understanding reality as it is. In this research, beyond theoretical discussion, a Didactic Sequence is proposed that highlights the relationship between Geography teaching and the unequal reality that subordinates working class to the interests of dominant class. Having the high school classes as a preferential target audience, the Sequence seeks to maintain the active students participation during the teachinglearning process, for this, the theoretical construction of the teaching material is guided to support teachers actions in the classroom, encouraging critical reflection on teaching practices, driven by the desire to transform society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEducaçãoSequência didáticaEnsino de GeografiaPrática de ensinoGeografia socialPor um ensino de geografia para além do reprodutivismo: sequência didática sobre classes sociais, desigualdade e cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPorensinogeografia_Nunes_2022.pdfapplication/pdf9245849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49099/1/Porensinogeografia_Nunes_2022.pdfc2fa8f1eedb72bdb5928ef3157fb0e8dMD51123456789/490992022-08-08 15:23:29.395oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-08T18:23:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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