Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48461 |
Resumo: | A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico na perspectiva de compreender as interações entre o homem e a natureza. Ao estudar a Geografia é possível conhecer melhor o mundo em que vivemos e entender como as ações humanas interferem diretamente na sociedade. Diante desse contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida com base na seguinte questão: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço de ação docente? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral produzir uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensinode Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico Santa Costa - Ilha de Santana (Caicó/RN). De modo específico, buscou-se evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático- pedagógico da sequência didática. Como justificativa tem-se o fato de o ensino de Geografia ter se configurado num campo temático promissor para a realização de pesquisas científicas que assumem diferentes abordagens, dentre as quais destacam-se aquelas que remetem às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático-pedagógicos. A pesquisa, quanto aos objetivos, constitui um estudo exploratório de natureza descritiva, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Quantoao tratamento dos dados e informações obtidas, corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa. Espera-se que o material textual (sequência didática), oradisponibilizado aos professores da Educação Básica, e interessados pelo assunto, possa contribuir para a ação docente, especialmente no que se refere a aula de campo e elaboração de sequências didáticas na área da Geografia. |
id |
UFRN_6c84a730540c021511acc123d6179fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48461 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silvano, Geanne Estevamhttps://orcid.org/0000-0001-9143-1858http://lattes.cnpq.br/0546052277334132https://orcid.org/0000-0001-6629-8047http://lattes.cnpq.br/9233980341514642Garcia, Tania Cristina Meirahttps://orcid.org/0000-0002-5488-3684http://lattes.cnpq.br/5331729221953880Santos Sobrinho, Djanni Martinho dosMorais, Ione Rodrigues Diniz2022-07-12T19:36:14Z2022-07-12T19:36:14Z2022-04-27SILVANO, Geanne Estevam. Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48461A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico na perspectiva de compreender as interações entre o homem e a natureza. Ao estudar a Geografia é possível conhecer melhor o mundo em que vivemos e entender como as ações humanas interferem diretamente na sociedade. Diante desse contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida com base na seguinte questão: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço de ação docente? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral produzir uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensinode Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico Santa Costa - Ilha de Santana (Caicó/RN). De modo específico, buscou-se evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático- pedagógico da sequência didática. Como justificativa tem-se o fato de o ensino de Geografia ter se configurado num campo temático promissor para a realização de pesquisas científicas que assumem diferentes abordagens, dentre as quais destacam-se aquelas que remetem às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático-pedagógicos. A pesquisa, quanto aos objetivos, constitui um estudo exploratório de natureza descritiva, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Quantoao tratamento dos dados e informações obtidas, corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa. Espera-se que o material textual (sequência didática), oradisponibilizado aos professores da Educação Básica, e interessados pelo assunto, possa contribuir para a ação docente, especialmente no que se refere a aula de campo e elaboração de sequências didáticas na área da Geografia.Geography is a science that studies the geographic space in order to understand the interactions between man and nature. By studying Geography it is possible to better understand the world we live in and understand how human actions directly interfere in society. Given this context, the present research was developed based on the following question: how to outline a didactic sequence for the teaching of Geography considering the Ilha de Santana Tourist Complex, in the city of Caicó - RN, as a space for teaching action? In this sense, it was defined as a general objective to produce a didactic sequence containing a methodological proposition under the scope of a field class, focused on the teaching of Geography in the 4th year of Basic Education, having as empirical reference the Santa Costa Tourist Complex - Ilha de Santana (Caicó/RN). Specifically, we sought to highlight the teaching of Geography as a school subject in the early years of Elementary School; recognize the place of Geography in the official documents that govern Brazilian education; identify the spatial objects that make up the field class and build the didactic-pedagogical design of the didactic sequence. As a justification, there is the fact that the teaching of Geography has been configured in a promising thematic field for carrying out scientific research that assumes different approaches, among which those that refer to methodological strategies allied to the production of didactic-pedagogical resources stand out. The research, in terms of objectives, constitutes an exploratory study of a descriptive nature, whose methodological procedures were bibliographic, documentary and field research. As for the treatment of the data and information obtained, it corresponds to a qualitative research. It is expected that the textual material (didactic sequence), now made available to Basic Education teachers, and interested in the subject, can contribute to the teaching action, especially with regard to field classes and the elaboration of didactic sequences in the area of Geography.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsino de GeografiaSequência didáticaAula de campoSequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSequenciadidaticaensino_Silvano_2022.pdfapplication/pdf3558930https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48461/1/Sequenciadidaticaensino_Silvano_2022.pdfe4b122e8dc1241f0da277184e1fb1d36MD51123456789/484612022-07-12 16:36:55.482oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48461Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-12T19:36:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
title |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica Silvano, Geanne Estevam Ensino de Geografia Sequência didática Aula de campo |
title_short |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
title_full |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
title_sort |
Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica |
author |
Silvano, Geanne Estevam |
author_facet |
Silvano, Geanne Estevam |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9143-1858 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0546052277334132 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6629-8047 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9233980341514642 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Garcia, Tania Cristina Meira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5488-3684 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5331729221953880 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvano, Geanne Estevam |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
contributor_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Sequência didática Aula de campo |
topic |
Ensino de Geografia Sequência didática Aula de campo |
description |
A Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico na perspectiva de compreender as interações entre o homem e a natureza. Ao estudar a Geografia é possível conhecer melhor o mundo em que vivemos e entender como as ações humanas interferem diretamente na sociedade. Diante desse contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida com base na seguinte questão: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço de ação docente? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral produzir uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensinode Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico Santa Costa - Ilha de Santana (Caicó/RN). De modo específico, buscou-se evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático- pedagógico da sequência didática. Como justificativa tem-se o fato de o ensino de Geografia ter se configurado num campo temático promissor para a realização de pesquisas científicas que assumem diferentes abordagens, dentre as quais destacam-se aquelas que remetem às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático-pedagógicos. A pesquisa, quanto aos objetivos, constitui um estudo exploratório de natureza descritiva, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Quantoao tratamento dos dados e informações obtidas, corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa. Espera-se que o material textual (sequência didática), oradisponibilizado aos professores da Educação Básica, e interessados pelo assunto, possa contribuir para a ação docente, especialmente no que se refere a aula de campo e elaboração de sequências didáticas na área da Geografia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T19:36:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T19:36:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVANO, Geanne Estevam. Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48461 |
identifier_str_mv |
SILVANO, Geanne Estevam. Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48461/1/Sequenciadidaticaensino_Silvano_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4b122e8dc1241f0da277184e1fb1d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686516442923008 |