Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, Antonio Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367
Resumo: Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.
id UFRN_228ff4359a27e11effa2f8ddb4cf3eb7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25367
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza Júnior, Antonio Fernandes deLeiro, Augusto César RiosMelo, José Pereira deOliveira, Marcio Romeu Ribas deSoares, Marta GenuAraújo, Allyson Carvalho de2018-06-12T19:23:49Z2018-06-12T19:23:49Z2018-03-08SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.This dissertation is based on a partnership between the Municipal Secretary of Education (SME) of the municipality of Natal, Rio Grande do Norte (RN), through the team of teachers who form the Continuing Education Program of Physical Education Teachers (FOCO- EF), and the Department of Physical Education (DEF) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through the team of teachers and students of the Laboratory of Studies in Physical Education, Sport and Media (LEFEM). The objective of the research is to analyze the appropriation of the digital culture by the SME teachers of the municipality of Natal-RN, during the FOCO-EF meetings. This research has as the methodology the action research, having as actors of this investigative process 96 professors in professional practice, the team of teacher trainers and the students and teachers of UFRN, linked to LEFEM. 14 meetings were conducted by FOCO-EF, of which 7 were mediated by LEFEM actions, providing dialogues between Physical School Education and digital culture. These meetings were mobilized by concepts that problematized these dialogues: communication, mediation, narrative and gamification. In this way, the empirical space and time of our action research consisted of the experiences of the meetings mediated by LEFEM. For the collection of information, we used interviews, questionnaires and participant observation. Different relationships were established by teachers with digital culture, between pessimistic and optimistic visions, it is possible to announce the recognition of their presence in the different contexts of action, through the perception of the different ways of being and acting of the new generations. However, we have identified the existence of intrinsic and extrinsic factors in the mobilization and demobilization of these teachers towards the appropriation of the digital culture. Two intrinsic tendencies appear as the main power factors for this mobilization: 1) the conception of teaching; and 2) the belief in digital culture as a possibility of relations with Physical School Education.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAComunicaçãoExperiênciaFormação de professoresPesquisa-açãoSaberesOs docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txtAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain385078https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/2/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txt3d72c5ad228b9aceae0ef67d61f2299dMD52THUMBNAILAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpgAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/3/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpg7fbddc90da434a2b5e3736d01e197422MD53TEXTAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txtAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain385078https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/2/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txt3d72c5ad228b9aceae0ef67d61f2299dMD52THUMBNAILAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpgAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/3/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpg7fbddc90da434a2b5e3736d01e197422MD53ORIGINALAntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdfapplication/pdf5726159https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/1/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdfb9c8c4f8a0d470fa7100ab1a6a97dc8bMD51123456789/253672019-01-30 13:40:20.146oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25367Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:40:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
title Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
spellingShingle Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
Souza Júnior, Antonio Fernandes de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Comunicação
Experiência
Formação de professores
Pesquisa-ação
Saberes
title_short Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
title_full Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
title_fullStr Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
title_full_unstemmed Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
title_sort Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada
author Souza Júnior, Antonio Fernandes de
author_facet Souza Júnior, Antonio Fernandes de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Leiro, Augusto César Rios
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Marcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Soares, Marta Genu
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Júnior, Antonio Fernandes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Comunicação
Experiência
Formação de professores
Pesquisa-ação
Saberes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Experiência
Formação de professores
Pesquisa-ação
Saberes
description Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-12T19:23:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-12T19:23:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367
identifier_str_mv SOUZA JÚNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/2/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/3/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/2/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/3/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25367/1/AntonioFernandesDeSouzaJunior_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d72c5ad228b9aceae0ef67d61f2299d
7fbddc90da434a2b5e3736d01e197422
3d72c5ad228b9aceae0ef67d61f2299d
7fbddc90da434a2b5e3736d01e197422
b9c8c4f8a0d470fa7100ab1a6a97dc8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117708039323648