O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Vanessa Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, William Kennedy do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774
Resumo: Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.
id FURG-12_0bb0fc40081f82d9d25785c9e5da5ca8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6774
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PRPIBIDFormação de professoresEducaçãoSaberes da experiênciaAo longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 16-291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/4691https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/8074Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Vanessa CamposSouza, William Kennedy do Amaral2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/6774Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
title O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
spellingShingle O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
de Moraes, Vanessa Campos
PIBID
Formação de professores
Educação
Saberes da experiência
title_short O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
title_full O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
title_fullStr O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
title_full_unstemmed O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
title_sort O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
author de Moraes, Vanessa Campos
author_facet de Moraes, Vanessa Campos
Souza, William Kennedy do Amaral
author_role author
author2 Souza, William Kennedy do Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Vanessa Campos
Souza, William Kennedy do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Formação de professores
Educação
Saberes da experiência
topic PIBID
Formação de professores
Educação
Saberes da experiência
description Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/4691
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/8074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 16-29
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941014118400