A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Eloíza Lima e Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30689
Resumo: A presente pesquisa objetivou propor uma estratégia metodológica a partir das experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I no Curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES), centrada no conceito de Entorno Geográfico da escola como forma de aliar formação e práticas docentes iniciais. Considerando a estruturação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil, e em especifico a metodologia utilizada pela professora titular da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES) e as observações dos professores de Geografia em formação (Estagiários) procuramos saber como os professores em formação compreendiam a instituição escolar e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, análise documental, observação das aulas teóricas do componente curricular em questão, observação da aula de campo e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entorno Geográfico a fim de aplicar a metodologia proposta com os professores em formação durante a execução do componente curricular mencionado. Com a pesquisa, percebemos que as possibilidades de professores em formação, considerando a formação prévia, e a caminhada feita até então no Curso de Geografia, permitiram a eles um exercício de análise espacial. Um exercício, pois mesmo não sendo análises críticas, fundamentadas adequadamente na teoria e em um acervo de experiências, nossa metodologia permitiu a construção de um estranhamento e de um primeiro olhar, o da escola em seu contexto socioespacial, a nosso ver imprescindível para a prática docente. O nível formativo geográfico em que se encontram quase sempre limita a análise espacial à localização, e, metodologicamente, à descrição. Contudo, consideramos necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento da ação educativa para organização de práticas eficazes de ensino no âmbito da geografia. A esse propósito, o componente Estágio Curricular Supervisionado é um dos pontos de partida para o processo de construção profissional da educação, alinhando os conhecimentos dos conteúdos específicos, no caso os da Geografia e as vivências propostas durante esse momento, o que provoca substancialmente a maturidade pedagógica e intelectual na formação inicial do professor de Geografia
id UFRN_235a71ee7d9742c57d535ffca83d0af5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30689
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diniz, Eloíza Lima e SouzaAraujo, Sandra Kelly deCirino, Maria Reilta DantasSilva, Jeane Medeiros2020-11-26T14:50:57Z2020-11-26T14:50:57Z2020-07-09DINIZ, Eloíza Lima e Souza. A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia. 2020. 164f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30689A presente pesquisa objetivou propor uma estratégia metodológica a partir das experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I no Curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES), centrada no conceito de Entorno Geográfico da escola como forma de aliar formação e práticas docentes iniciais. Considerando a estruturação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil, e em especifico a metodologia utilizada pela professora titular da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES) e as observações dos professores de Geografia em formação (Estagiários) procuramos saber como os professores em formação compreendiam a instituição escolar e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, análise documental, observação das aulas teóricas do componente curricular em questão, observação da aula de campo e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entorno Geográfico a fim de aplicar a metodologia proposta com os professores em formação durante a execução do componente curricular mencionado. Com a pesquisa, percebemos que as possibilidades de professores em formação, considerando a formação prévia, e a caminhada feita até então no Curso de Geografia, permitiram a eles um exercício de análise espacial. Um exercício, pois mesmo não sendo análises críticas, fundamentadas adequadamente na teoria e em um acervo de experiências, nossa metodologia permitiu a construção de um estranhamento e de um primeiro olhar, o da escola em seu contexto socioespacial, a nosso ver imprescindível para a prática docente. O nível formativo geográfico em que se encontram quase sempre limita a análise espacial à localização, e, metodologicamente, à descrição. Contudo, consideramos necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento da ação educativa para organização de práticas eficazes de ensino no âmbito da geografia. A esse propósito, o componente Estágio Curricular Supervisionado é um dos pontos de partida para o processo de construção profissional da educação, alinhando os conhecimentos dos conteúdos específicos, no caso os da Geografia e as vivências propostas durante esse momento, o que provoca substancialmente a maturidade pedagógica e intelectual na formação inicial do professor de GeografiaThis research aimed to propose a methodological strategy based on the experiences developed in the Supervised Curricular Internship component in Geography I in the Geography Degree Course (UFRN / CERES), centered on the concept of the school's Geographical Environment as a way of combining initial teaching practices and training. Considering the structuring of the SupervisedInternship in the Geography degree courses in Brazil, and specifically the methodology used by the professor of the Supervised Curricular Internship in Geography I discipline, of the Geography Degree course (UFRN / CERES) and the observations of the teachers of Geography in training (Interns) we tried to find out how the teachers in training understood the school institution and the Geographical Environment, the subjects and the neighborhood relations in the spatial substratum during their first experiences in Supervised Curricular Internship I. In relation to the methodological procedures, bibliographical survey, document analysis, observation of the theoretical classes of the curricular component in question, observation of the field class and follow-up in the field work on the Geographic Environment in order to apply the proposed methodology with the teachers in training during the execution of the curricular component mentioned . With the research, we realized that the possibilities of teachers in training, considering the previous training, and the walk made until then in the Geography Course, allowed them to exercise spatial analysis. An exercise, because even though they are not critical analyzes, adequately based on theory and a collection of experiences, our methodology allowed the construction of a strangeness and a first look, that of the school in its socio-spatial context, in our view essential for practice teacher. The geographic formative level in which they are found almost always limits spatial analysis to location, and, methodologically, to description. However, we consider it necessary to reflect on the importance of knowledge of educational action for the organization of effective teaching practices within the scope of geography. In this regard, the Supervised Curricular Internship component is one of the starting points for the process of professional construction of education, aligning the knowledge of specific contents, in the case of Geography and the experiences proposed during that moment, which substantially causes maturity pedagogical and intellectual in the initial formation of the Geography teacherUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEstágio supervisionadoEntorno geográficoEnsino de geografiaSupervised InternshipGeographic surroundingsGeography teachingA escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdfapplication/pdf5381349https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/1/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf876abf323c24e1cee42660113efc12f6MD51TEXTEloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.txtEloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain325444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/2/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.txt20953fe9b7a597c4f59d174512b0aeddMD52THUMBNAILEloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.jpgEloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/3/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.jpgd11f149b5221d2c2bec9b6caea904c0aMD53123456789/306892020-11-29 04:46:58.739oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30689Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
title A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
spellingShingle A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
Diniz, Eloíza Lima e Souza
Estágio supervisionado
Entorno geográfico
Ensino de geografia
Supervised Internship
Geographic surroundings
Geography teaching
title_short A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
title_full A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
title_fullStr A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
title_full_unstemmed A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
title_sort A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia
author Diniz, Eloíza Lima e Souza
author_facet Diniz, Eloíza Lima e Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araujo, Sandra Kelly de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cirino, Maria Reilta Dantas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Eloíza Lima e Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Jeane Medeiros
contributor_str_mv Silva, Jeane Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Entorno geográfico
Ensino de geografia
Supervised Internship
Geographic surroundings
Geography teaching
topic Estágio supervisionado
Entorno geográfico
Ensino de geografia
Supervised Internship
Geographic surroundings
Geography teaching
description A presente pesquisa objetivou propor uma estratégia metodológica a partir das experiências desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I no Curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES), centrada no conceito de Entorno Geográfico da escola como forma de aliar formação e práticas docentes iniciais. Considerando a estruturação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil, e em especifico a metodologia utilizada pela professora titular da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, do curso de Licenciatura em Geografia (UFRN/CERES) e as observações dos professores de Geografia em formação (Estagiários) procuramos saber como os professores em formação compreendiam a instituição escolar e o Entorno Geográfico, os sujeitos e as relações de vizinhança no substratro espacial durante as suas primeiras experiências no Estágio Curricular Supervisionado I. Em relação aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, análise documental, observação das aulas teóricas do componente curricular em questão, observação da aula de campo e acompanhamento no trabalho de campo sobre o Entorno Geográfico a fim de aplicar a metodologia proposta com os professores em formação durante a execução do componente curricular mencionado. Com a pesquisa, percebemos que as possibilidades de professores em formação, considerando a formação prévia, e a caminhada feita até então no Curso de Geografia, permitiram a eles um exercício de análise espacial. Um exercício, pois mesmo não sendo análises críticas, fundamentadas adequadamente na teoria e em um acervo de experiências, nossa metodologia permitiu a construção de um estranhamento e de um primeiro olhar, o da escola em seu contexto socioespacial, a nosso ver imprescindível para a prática docente. O nível formativo geográfico em que se encontram quase sempre limita a análise espacial à localização, e, metodologicamente, à descrição. Contudo, consideramos necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento da ação educativa para organização de práticas eficazes de ensino no âmbito da geografia. A esse propósito, o componente Estágio Curricular Supervisionado é um dos pontos de partida para o processo de construção profissional da educação, alinhando os conhecimentos dos conteúdos específicos, no caso os da Geografia e as vivências propostas durante esse momento, o que provoca substancialmente a maturidade pedagógica e intelectual na formação inicial do professor de Geografia
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T14:50:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T14:50:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Eloíza Lima e Souza. A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia. 2020. 164f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30689
identifier_str_mv DINIZ, Eloíza Lima e Souza. A escola além dos muros: uma análise sobre estágio curricular supervisionado i na formação inicial do professor de geografia. 2020. 164f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/1/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/2/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30689/3/EloizaLimaESouzaDiniz_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 876abf323c24e1cee42660113efc12f6
20953fe9b7a597c4f59d174512b0aedd
d11f149b5221d2c2bec9b6caea904c0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117759572639744