Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Silvana da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9492
Resumo: O estágio supervisionado é tido como um componente curricular acadêmico de primordial importância para a formação inicial docente, contribuindo ao levar a realidade para os licenciandos sobre o ambiente escolar e sobre a profissão docente. É o momento em que os licenciandos colocam em prática a base teórica aprendida na universidade. Esse importante componente curricular merece atenção especial, a partir do mesmo pode ser observado, analisado e refletido questões que são constantes numa escola, a relação concreta ensino/aprendizagem e professor/aluno. O objetivo desse estudo é de analisar as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia, enfatizando sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial e observando a relação entre teoria e prática no momento do estágio. Este estudo possui caráter qualitativo em que a coleta de dados foi feita mediante entrevistas com licenciandos do curso de Geografia, obtendo narrativas de 11 (onze) licenciandos e através de estudos bibliográficos por meio de livros, artigos e teses. Os dados foram analisados por meio de três categorias de análise: a ciência geográfica, a formação inicial docente e o estágio supervisionado e, como referencial teórico utilizou-se Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pimenta (2010) entre outros. Os dados revelam que o estágio supervisionado contribui com relevância na formação dos licenciandos, entretanto revelam certas implicações em relação à teoria e prática no momento do estágio, os licenciandos questionam certas dificuldades diante da teoria enfatizada durante o curso. Este estudo revelou ainda que o estágio contribui gradativamente na construção da identidade profissional docente, onde as implicações encontradas estimulam à busca por melhorias no ensino, ou seja, apresentam caminhos propícios para uma formação docente de qualidade, seguida por expectativa de mudar rompendo com o tradicionalismo.
id UFCG_4041c690ed03bbd9cef0008f49f6372a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9492
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.Theory versus practice: the contributions and implications of the supervised internship in the formation of the graduate in Geography.Geografia - teoria e práticaCiência geográficaGeografia - estágio supervisionadoGeography - theory and practiceGeographic scienceGeography - supervised internshipGeografia.O estágio supervisionado é tido como um componente curricular acadêmico de primordial importância para a formação inicial docente, contribuindo ao levar a realidade para os licenciandos sobre o ambiente escolar e sobre a profissão docente. É o momento em que os licenciandos colocam em prática a base teórica aprendida na universidade. Esse importante componente curricular merece atenção especial, a partir do mesmo pode ser observado, analisado e refletido questões que são constantes numa escola, a relação concreta ensino/aprendizagem e professor/aluno. O objetivo desse estudo é de analisar as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia, enfatizando sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial e observando a relação entre teoria e prática no momento do estágio. Este estudo possui caráter qualitativo em que a coleta de dados foi feita mediante entrevistas com licenciandos do curso de Geografia, obtendo narrativas de 11 (onze) licenciandos e através de estudos bibliográficos por meio de livros, artigos e teses. Os dados foram analisados por meio de três categorias de análise: a ciência geográfica, a formação inicial docente e o estágio supervisionado e, como referencial teórico utilizou-se Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pimenta (2010) entre outros. Os dados revelam que o estágio supervisionado contribui com relevância na formação dos licenciandos, entretanto revelam certas implicações em relação à teoria e prática no momento do estágio, os licenciandos questionam certas dificuldades diante da teoria enfatizada durante o curso. Este estudo revelou ainda que o estágio contribui gradativamente na construção da identidade profissional docente, onde as implicações encontradas estimulam à busca por melhorias no ensino, ou seja, apresentam caminhos propícios para uma formação docente de qualidade, seguida por expectativa de mudar rompendo com o tradicionalismo.The supervised training is seen as an academic curriculum component of prime importance for initial teacher training, helping to bring reality to the licensees on the school environment and the teaching profession. It is the time that the licensees put into practice the theoretical basis learned in university. This important curriculum component deserves special attention from the same can be observed, analyzed and reflected issues that are constant in a school, the concrete the teaching / learning and teacher / student. The aim of this study is to analyze the contributions and implications of supervised training of the licensee in Geography, emphasizing on the importance of supervised training in initial training and observing the relationship between theory and practice at the time of the stage. This study has qualitative in which data collection was done through interviews with undergraduates Geography course, getting narratives of eleven (11) undergraduates and through bibliographic research through books, articles and theses. Data were analyzed using three categories of analysis: the geographical science, initial teacher training and supervised practice and as a theoretical framework was used Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pepper (2010) among others. The data reveal that the supervised training contributes heavily in training of undergraduates, however reveal certain implications for the theory and practice at the time of the internship, the student teachers questioned certain difficulties on the theory emphasized during the course. This study also revealed that the stage gradually contributes to the construction of teacher professional identity, where the implications found stimulate the search for improvements in education, that is, provide favorable paths for teacher education quality, followed by the expectation of change breaking with the traditionalism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.QUARESMA, Silvana da Silva.20152019-11-25T17:16:56Z2019-11-252019-11-25T17:16:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9492QUARESMA, Silvana da Silva. Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciamento em Geografia. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:42:03Zoai:localhost:riufcg/9492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:42:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
Theory versus practice: the contributions and implications of the supervised internship in the formation of the graduate in Geography.
title Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
spellingShingle Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
QUARESMA, Silvana da Silva.
Geografia - teoria e prática
Ciência geográfica
Geografia - estágio supervisionado
Geography - theory and practice
Geographic science
Geography - supervised internship
Geografia.
title_short Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
title_full Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
title_fullStr Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
title_full_unstemmed Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
title_sort Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
author QUARESMA, Silvana da Silva.
author_facet QUARESMA, Silvana da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUARESMA, Silvana da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - teoria e prática
Ciência geográfica
Geografia - estágio supervisionado
Geography - theory and practice
Geographic science
Geography - supervised internship
Geografia.
topic Geografia - teoria e prática
Ciência geográfica
Geografia - estágio supervisionado
Geography - theory and practice
Geographic science
Geography - supervised internship
Geografia.
description O estágio supervisionado é tido como um componente curricular acadêmico de primordial importância para a formação inicial docente, contribuindo ao levar a realidade para os licenciandos sobre o ambiente escolar e sobre a profissão docente. É o momento em que os licenciandos colocam em prática a base teórica aprendida na universidade. Esse importante componente curricular merece atenção especial, a partir do mesmo pode ser observado, analisado e refletido questões que são constantes numa escola, a relação concreta ensino/aprendizagem e professor/aluno. O objetivo desse estudo é de analisar as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia, enfatizando sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial e observando a relação entre teoria e prática no momento do estágio. Este estudo possui caráter qualitativo em que a coleta de dados foi feita mediante entrevistas com licenciandos do curso de Geografia, obtendo narrativas de 11 (onze) licenciandos e através de estudos bibliográficos por meio de livros, artigos e teses. Os dados foram analisados por meio de três categorias de análise: a ciência geográfica, a formação inicial docente e o estágio supervisionado e, como referencial teórico utilizou-se Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pimenta (2010) entre outros. Os dados revelam que o estágio supervisionado contribui com relevância na formação dos licenciandos, entretanto revelam certas implicações em relação à teoria e prática no momento do estágio, os licenciandos questionam certas dificuldades diante da teoria enfatizada durante o curso. Este estudo revelou ainda que o estágio contribui gradativamente na construção da identidade profissional docente, onde as implicações encontradas estimulam à busca por melhorias no ensino, ou seja, apresentam caminhos propícios para uma formação docente de qualidade, seguida por expectativa de mudar rompendo com o tradicionalismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-25T17:16:56Z
2019-11-25
2019-11-25T17:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9492
QUARESMA, Silvana da Silva. Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciamento em Geografia. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9492
identifier_str_mv QUARESMA, Silvana da Silva. Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciamento em Geografia. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415961382912