A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5509
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre o processo de formação de professores dando ênfase a essa formação especificamente no curso de Geografia, ofertado pelo Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras, criado no ano de 1979. Para alcançamos o nosso objetivo geral que consiste em investigar a formação de professores em Geografia do (CFP) no tocante aos aspectos legais e as implicações práticas nesse processo. Adotamos como objetivos específicos: identificar os elementos teóricos e legais que norteiam a formação docente no curso de Geografia do CFP/UFCG; investigar em quais momentos ocorre à práxis dialógica capaz de fortalecer o processo educacional da formação docente; verificar a importância da prática na formação docente expressa no Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professor em geografia no CFP. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar. O recorte temporal do estudo se dá no período de 2015.1 quando encerramos nossa pesquisa junto aos sujeitos participantes que foram os estudantes do primeiro ao décimo período do referido curso, dos turnos manhã e noite, a pesquisa foi realizada com 65 discentes. Para tanto, o estudo tem um caráter qualitativo no qual se desenvolveu a partir da aplicação de questionários e posterior tabulação das informações, produção de gráficos e análise dos dados. Deste modo através dos dados foi possível constatar os diferentes motivos que levaram os discentes escolherem o curso de geografia, percebeu-se também a que ocorre uma divisão entre as disciplinas teóricas e praticas e que na visão dos discentes a preocupação com a formação docente limita-se a algumas disciplinas. Diante da pesquisa chegamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite aos discentes uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas a algumas disciplinas de cunho pedagógico, o que poderá fortalecer todo o processo de constituição dos futuros docentes.
id UFCG_e2d9a9d133c1380f3b6ae30d83fb2a09
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5509
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.Teacher training in the undergraduate geography course of the teacher training center.Estágio supervisionadoGeografiaCurrículoSupervised internshipGeographyCurriculumGeografia.Este trabalho busca refletir sobre o processo de formação de professores dando ênfase a essa formação especificamente no curso de Geografia, ofertado pelo Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras, criado no ano de 1979. Para alcançamos o nosso objetivo geral que consiste em investigar a formação de professores em Geografia do (CFP) no tocante aos aspectos legais e as implicações práticas nesse processo. Adotamos como objetivos específicos: identificar os elementos teóricos e legais que norteiam a formação docente no curso de Geografia do CFP/UFCG; investigar em quais momentos ocorre à práxis dialógica capaz de fortalecer o processo educacional da formação docente; verificar a importância da prática na formação docente expressa no Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professor em geografia no CFP. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar. O recorte temporal do estudo se dá no período de 2015.1 quando encerramos nossa pesquisa junto aos sujeitos participantes que foram os estudantes do primeiro ao décimo período do referido curso, dos turnos manhã e noite, a pesquisa foi realizada com 65 discentes. Para tanto, o estudo tem um caráter qualitativo no qual se desenvolveu a partir da aplicação de questionários e posterior tabulação das informações, produção de gráficos e análise dos dados. Deste modo através dos dados foi possível constatar os diferentes motivos que levaram os discentes escolherem o curso de geografia, percebeu-se também a que ocorre uma divisão entre as disciplinas teóricas e praticas e que na visão dos discentes a preocupação com a formação docente limita-se a algumas disciplinas. Diante da pesquisa chegamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite aos discentes uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas a algumas disciplinas de cunho pedagógico, o que poderá fortalecer todo o processo de constituição dos futuros docentes.This work seeks to reflect on the process of teatcher education with emphasis on teacher training in geography, as part of the course offered by the Teacher Training Center (Centro e Formação de Professores - CFP), Campus Cajazeiras, created in the year 1979. To reach our overall business is to investigate teacher training in Geography (CFP) regarding the legal aspects and the practical implications in this process , adopted as specific obejtivos identify the theoretical and legal elements that guide teacher training in the course of Geography of the CFP / UFCG; Investigate moments in which occurs the dialogic praxis able to strengthen the educational process of teacher training in CFP / UFCG; Check the importance of practice in teacher education expressed in Curriculum Supervised for teacher training in Geography at (CFP); Reflect on the Stage practices within the course, considering the views of different subjects of research acerda strengthening the partnership University / School and the educational practices of geography teaching considering methodological strategies and methodological resources for teaching geography of innovation. For the development of research, we used the dialectical method considering the dynamics of life of the subjects interviewed, because according to Lakatos (2010) in the dialectic things are not analyzed in the amount of fixed goals, but moving: no such thing is in the static , lying always in the process of transforming the time frame of the study is the period in 2015.1 when we close our survey of the research subjects, students from first to tenth period that course, the shifts morning and evening the research was conducted with sixty- five studentes. We develop qualitative research from questionnaires, tabulating the information and graphics production. Accordingly through the tabulation of the data, It was possible to observe the different reasons why the students chose the course of Geography, he realized also that there is a division between theoretical and practical subjects, and no vision of students to concern about teacher training is limited in some subjects.On the research, we came to the conclusion that the course requires a curriculum which enables the improvement in student increased between the University and School and that the practice is not restricted only to certain educational profile of disciplines.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439ALVES, Cícero Cécilia Esmeraldo.OLIVEIRA, Mariana Borba de.LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.2015-12-072019-08-07T16:54:38Z2019-08-072019-08-07T16:54:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5509LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:22:00Zoai:localhost:riufcg/5509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
Teacher training in the undergraduate geography course of the teacher training center.
title A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
spellingShingle A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
Estágio supervisionado
Geografia
Currículo
Supervised internship
Geography
Curriculum
Geografia.
title_short A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
title_full A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
title_fullStr A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
title_full_unstemmed A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
title_sort A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores.
author LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
author_facet LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
ALVES, Cícero Cécilia Esmeraldo.
OLIVEIRA, Mariana Borba de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Geografia
Currículo
Supervised internship
Geography
Curriculum
Geografia.
topic Estágio supervisionado
Geografia
Currículo
Supervised internship
Geography
Curriculum
Geografia.
description Este trabalho busca refletir sobre o processo de formação de professores dando ênfase a essa formação especificamente no curso de Geografia, ofertado pelo Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras, criado no ano de 1979. Para alcançamos o nosso objetivo geral que consiste em investigar a formação de professores em Geografia do (CFP) no tocante aos aspectos legais e as implicações práticas nesse processo. Adotamos como objetivos específicos: identificar os elementos teóricos e legais que norteiam a formação docente no curso de Geografia do CFP/UFCG; investigar em quais momentos ocorre à práxis dialógica capaz de fortalecer o processo educacional da formação docente; verificar a importância da prática na formação docente expressa no Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professor em geografia no CFP. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar. O recorte temporal do estudo se dá no período de 2015.1 quando encerramos nossa pesquisa junto aos sujeitos participantes que foram os estudantes do primeiro ao décimo período do referido curso, dos turnos manhã e noite, a pesquisa foi realizada com 65 discentes. Para tanto, o estudo tem um caráter qualitativo no qual se desenvolveu a partir da aplicação de questionários e posterior tabulação das informações, produção de gráficos e análise dos dados. Deste modo através dos dados foi possível constatar os diferentes motivos que levaram os discentes escolherem o curso de geografia, percebeu-se também a que ocorre uma divisão entre as disciplinas teóricas e praticas e que na visão dos discentes a preocupação com a formação docente limita-se a algumas disciplinas. Diante da pesquisa chegamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite aos discentes uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas a algumas disciplinas de cunho pedagógico, o que poderá fortalecer todo o processo de constituição dos futuros docentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
2019-08-07T16:54:38Z
2019-08-07
2019-08-07T16:54:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5509
LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5509
identifier_str_mv LACERDA, Francisca das Chagas Silveira. A formação de professores no curso de licenciatura em geografia do centro de formação de professores. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384334233600