Perfil dos produtos de chocolate no mercado brasileiro: principais ingredientes e implicações para o consumidor
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48904 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste trabalho é caracterizar produtos de chocolates comercializados no mercado brasileiro quanto aos seus principais ingredientes, e as implicações para o consumidor. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, na qual foi realizada uma coleta acerca dos ingredientes presentes e a gramatura dos produtos de chocolate comercializados pela maior rede de supermercado do país com vendas online e varejo. Os produtos foram classificados como destinados ao público infantil ou adulto a partir das características de suas embalagens. Resultados: Foram analisados 240 produtos. Dentre os quais, 62 considerados como destinados ao público infantil e 178 para o público adulto. A mediana de gramatura das embalagens foi de 88,5 g (público adulto) a 90 g (público infantil). Uma maior diversidade de ingredientes foi encontrada nos produtos destinados ao público infantil. Para ambos os públicos, o ingrediente principal nos chocolates analisados foi o açúcar. O cacau, apareceu com maior frequência nos produtos destinados ao público adulto. Conclusão: A composição dos produtos identificada nesta análise gera uma importante discussão acerca do conhecimento dos consumidores aos tipos de chocolates disponíveis no mercado, e, uma vez que é crescente o consumo, evidencia a importância de mais pesquisas serem realizadas para diferenciar a composição destes produtos. |
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Silva, Emmanuelle Fernanda de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7632524600986257Medeiros, Anna Cecília Queiroz dehttps://orcid.org/0000-0002-7664-4959http://lattes.cnpq.br/6897910777769874Nascimento, Edilza Silva dohttp://lattes.cnpq.br/2980494675739012Dantas, Dayene Louyse Líriohttps://orcid.org/0000-0002-8174-6597http://lattes.cnpq.br/7318565313823944Scattone, Katya Anaya Jacinto2022-08-01T14:01:23Z2022-08-01T14:01:23Z2022-07-25SILVA, Emmanuelle Fernanda de Medeiros. Perfil dos produtos de chocolate no mercado brasileiro: principais ingredientes e implicações para o consumidor. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, RN, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48904Objetivo: O objetivo deste trabalho é caracterizar produtos de chocolates comercializados no mercado brasileiro quanto aos seus principais ingredientes, e as implicações para o consumidor. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, na qual foi realizada uma coleta acerca dos ingredientes presentes e a gramatura dos produtos de chocolate comercializados pela maior rede de supermercado do país com vendas online e varejo. Os produtos foram classificados como destinados ao público infantil ou adulto a partir das características de suas embalagens. Resultados: Foram analisados 240 produtos. Dentre os quais, 62 considerados como destinados ao público infantil e 178 para o público adulto. A mediana de gramatura das embalagens foi de 88,5 g (público adulto) a 90 g (público infantil). Uma maior diversidade de ingredientes foi encontrada nos produtos destinados ao público infantil. Para ambos os públicos, o ingrediente principal nos chocolates analisados foi o açúcar. O cacau, apareceu com maior frequência nos produtos destinados ao público adulto. Conclusão: A composição dos produtos identificada nesta análise gera uma importante discussão acerca do conhecimento dos consumidores aos tipos de chocolates disponíveis no mercado, e, uma vez que é crescente o consumo, evidencia a importância de mais pesquisas serem realizadas para diferenciar a composição destes produtos.Objective: The objective of this work is to characterize chocolate products sold in the Brazilian market regarding their main ingredients, and the implications for the consumer. Method: This is a quantitative, exploratory and descriptive research, in which a collection was carried out about the ingredients present and the weight of chocolate products sold by the largest supermarket chain in the country with online and retail sales. The products were classified as intended for children or adults based on the characteristics of their packaging. Results: 240 products were analyzed. Among which, 62 were considered for children and 178 for adults. The median weight of packages was 88.5 g (adult audience) to 90 g (child audience). A greater diversity of ingredients was found in products intended for children. For both audiences, the main ingredient in the analyzed chocolates was sugar. Cocoa appeared more frequently in products intended for the adult public. Conclusion: The composition of the products identified in this analysis generates an important discussion about consumers' knowledge of the types of chocolates available on the market, and, since consumption is increasing, it highlights the importance of more research being carried out to differentiate the composition of these products.Universidade Federal do Rio Grande do NorteNutriçãoUFRNBrasilFaculdade de Ciências da Saúde do TrairiAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCacauCacaoChocolateChocolateIngredientes de AlimentosFood IngredientsQualidade dos AlimentosFood QualityRotulagem de alimentosFood LabelingPerfil dos produtos de chocolate no mercado brasileiro: principais ingredientes e implicações para o consumidorProfile of chocolate products in the brazilian market: main ingredients and implications for the consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48904/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48904/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALPerfilProdutosChocolate_Silva_2022.pdfPerfilProdutosChocolate_Silva_2022.pdfapplication/pdf332205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48904/1/PerfilProdutosChocolate_Silva_2022.pdfcf4e6317a157228b3e1868937ae354bfMD51123456789/489042023-08-29 11:25:22.513oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-29T14:25:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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