A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Lucas Medeiros de Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
Resumo: O porrajmos – como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX – foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos sobre a temática. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game – RPG, intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de: 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso a um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo.
id UFRN_2478a97a8f7ef22e56a117633bbad315
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51265
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vale, Lucas Medeiros de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8698223241960222http://lattes.cnpq.br/8670475877813913Petry, Arlete dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7426037066308934Bittencourt, Ana Beatriz Bahia SpinolaGoldfarb, Maria Patrícia LopesBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira2023-02-10T21:20:09Z2023-02-10T21:20:09Z2022-12-15VALE, Lucas Medeiros de Araújo. A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História. Orientador: Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265O porrajmos – como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX – foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos sobre a temática. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game – RPG, intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de: 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso a um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo.The porrajmos – as the gipsies in the Roma group call the Nazi genocide promoted by the Nazis in the 20th century - was the consequence of a long process of anti-Roma in Europe, and despite being a very significant event in the history of Roma peoples, it is, even today, a learning content little taught in Basic Education, in view of the absence of affirmative public policies and teaching materials for this. Faced with this problem-situation, this research had as its central theme the development of a pedagogical tool for the teaching of porrajmos. We delimited the research to the development of the Role Playing Game – RPG, entitled "The last song of Birkenau", which aims to contribute to the mastery of a skill in the curricular component History, described in the National Common Curriculum Base, for the 9th year of Education Fundamental, which dialogues directly with the theme. The methodological flow of this research was elaborated taking as reference the projective and epistemological paradigm of Design, through the Design Science Research approach, in the form of applied research, and resulted in the production of: 1) a game-book for the player; 2) a teacher's game book; 3) six character cards; and 4) a game website. By developing an educational game that addresses Gypsy histories and cultures, and which is directly related to a skill described in the BNCC, in addition to promoting greater visibility for Gypsies, we seek to enable other teachers to access a learning object with potential playful, transformative, collaborative, interactive and creative.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORole-Playing Game (RPG)CiganosEnsino de históriaBase Nacional Comum CurricularPorrajmosA última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUltimacancaoBirkenau_Vale_2022.pdfapplication/pdf35658343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51265/1/UltimacancaoBirkenau_Vale_2022.pdfe0861135dfd5fad231b3e67c7893b083MD51123456789/512652023-02-10 18:20:57.278oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51265Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T21:20:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
spellingShingle A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
Vale, Lucas Medeiros de Araújo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Role-Playing Game (RPG)
Ciganos
Ensino de história
Base Nacional Comum Curricular
Porrajmos
title_short A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_full A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_fullStr A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_full_unstemmed A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
title_sort A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História
author Vale, Lucas Medeiros de Araújo
author_facet Vale, Lucas Medeiros de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8698223241960222
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8670475877813913
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bittencourt, Ana Beatriz Bahia Spinola
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Goldfarb, Maria Patrícia Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Lucas Medeiros de Araújo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7426037066308934
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
contributor_str_mv Petry, Arlete dos Santos
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Role-Playing Game (RPG)
Ciganos
Ensino de história
Base Nacional Comum Curricular
Porrajmos
dc.subject.por.fl_str_mv Role-Playing Game (RPG)
Ciganos
Ensino de história
Base Nacional Comum Curricular
Porrajmos
description O porrajmos – como os ciganos do grupo rom nomeiam genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX – foi a consequência de um longo processo de anticiganismo na Europa, e apesar de ser um evento significativo na história dos povos ciganos, é, ainda hoje, um conteúdo de aprendizagem pouco ensinado no Ensino Básico, tendo em vista a ausência de políticas publicas afirmativas e materiais didáticos sobre a temática. Diante desta situação-problema, esta pesquisa teve como tema central o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica para o ensino do porrajmos. Delimitamos a pesquisa ao desenvolvimento do jogo de Role Playing Game – RPG, intitulado "A última canção de Birkenau", que visa contribuir com o domínio de uma habilidade do componente curricular História, descrito na Base Nacional Comum Curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental, que dialoga diretamente com a temática. O fluxo metodológico desta pesquisa foi elaborado tomando como referência o paradigma projetivo e epistemológico do Design, por meio da abordagem Design Science Research, em forma de pesquisa aplicada, e teve como resultado a produção de: 1) um livro-jogo do jogador; 2) um livro-jogo do professor; 3) seis cartas de personagens; e 4) um site do jogo. Ao desenvolver um jogo educacional que aborda as histórias e culturas ciganas, e que se relaciona diretamente com uma habilidade descrita na BNCC, além de promover uma maior visibilidade aos ciganos, busca-se possibilitar a demais professores o acesso a um objeto de aprendizagem com potencial lúdico, transformador, colaborativo, interativo e (cri)ativo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T21:20:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-10T21:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALE, Lucas Medeiros de Araújo. A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História. Orientador: Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
identifier_str_mv VALE, Lucas Medeiros de Araújo. A última canção de Birkenau (RPG): desenvolvimento de um Role-Playing Game sobre o genocídio cigano para o ensino de História. Orientador: Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui. 2022. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51265/1/UltimacancaoBirkenau_Vale_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0861135dfd5fad231b3e67c7893b083
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832719136292864