Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854 |
Resumo: | Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social. |
id |
UFRN_24cf5be1dc0c06f66ffc297e9f6be17d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57854 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Rosana Curvelo dehttps://orcid.org/0000-0001-6447-1985http://lattes.cnpq.br/4282662034588352https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Junger, Alex Paubelhttps://orcid.org/0000-0002-5072-1012http://lattes.cnpq.br/3440956514829383Gonçalves, Anderson Tiago Peixotohttps://orcid.org/0000-0002-7338-2180http://lattes.cnpq.br/6893001614570105Cavalcante, Erica Dayane Chaveshttp://lattes.cnpq.br/2902600033356292Araújo, Maria Valéria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Brito, Max Leandro de Araújo2024-03-12T21:16:52Z2024-03-12T21:16:52Z2024-01-30SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.Through discourse, managers seek to shape or influence the construction of reality to make the environments in which they operate favorable to their presence and that of their organizations. Taking into account the deadline of the National Curricular Guidelines (DCN), until 2024, for undergraduate courses in Administration to enable the development of competence in communicating effectively, the objective of this thesis is to propose a framework for teaching- learning rhetoric – art and technique of persuading through speech – in the training of administrators. The investigative process was structured in three interconnected stages, the first being to interpret and understand the guidelines present in the DCN that relate to rhetoric. The perceptions of document collection and analysis were schematized in a matrix bringing together conceptual explanations and desired effects on learning, which was, in the next stage, integrated with the results from a literature review that identified the incidence of rhetoric learning in higher education courses on scientific data. The data, analyzed through thematic analysis and organized by environmental (content, knowledge, curriculum, social dynamics) and individual (skills, abilities, attitudes) dimensions, supported the composition of a theoretical framework of the characteristics related to the teaching-learning of rhetoric for the undergraduate course in Administration. In the third moment, as an example of applying the framework to benefit in-depth research on the topic, the categories were instrumented in questionnaires for collection and thematic analysis of data in field research applied to a sample of teachers in training in the area of Administration. The addition of primary data provided perceived factors of mastery of individual subjectivity and ethical, emotional, and rational strategies in classroom argumentation. As a theoretical contribution, the study provides a functional definition of learning rhetoric from the perspective of Administration teaching, represented by the framework that methodologically contributes to future studies and signals opportunities for training administrators who do not point to communication as one of their main problems, also demonstrating a practical and social contributionUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRetóricaDiscursoDesenvolvimento de CompetênciasArgumentaçãoCurso de AdministraçãoDesenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoCompetencias_Souza_2024application/pdf1061439https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57854/1/DesenvolvimentoCompetencias_Souza_20241b8f3e89aa3d302101f508adc036c632MD51123456789/578542024-03-12 18:18:16.053oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-12T21:18:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
title |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica Souza, Rosana Curvelo de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Retórica Discurso Desenvolvimento de Competências Argumentação Curso de Administração |
title_short |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
title_full |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
title_sort |
Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica |
author |
Souza, Rosana Curvelo de |
author_facet |
Souza, Rosana Curvelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6447-1985 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4282662034588352 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2827-9886 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8629663810773172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Junger, Alex Paubel |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5072-1012 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3440956514829383 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7338-2180 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6893001614570105 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Erica Dayane Chaves |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2902600033356292 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6302-1173 |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9227834040889428 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosana Curvelo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
contributor_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Retórica Discurso Desenvolvimento de Competências Argumentação Curso de Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica Discurso Desenvolvimento de Competências Argumentação Curso de Administração |
description |
Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-12T21:16:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-12T21:16:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57854/1/DesenvolvimentoCompetencias_Souza_2024 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b8f3e89aa3d302101f508adc036c632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832826973945856 |