Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosana Curvelo de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854
Resumo: Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.
id UFRN_24cf5be1dc0c06f66ffc297e9f6be17d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57854
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Rosana Curvelo dehttps://orcid.org/0000-0001-6447-1985http://lattes.cnpq.br/4282662034588352https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Junger, Alex Paubelhttps://orcid.org/0000-0002-5072-1012http://lattes.cnpq.br/3440956514829383Gonçalves, Anderson Tiago Peixotohttps://orcid.org/0000-0002-7338-2180http://lattes.cnpq.br/6893001614570105Cavalcante, Erica Dayane Chaveshttp://lattes.cnpq.br/2902600033356292Araújo, Maria Valéria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Brito, Max Leandro de Araújo2024-03-12T21:16:52Z2024-03-12T21:16:52Z2024-01-30SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.Through discourse, managers seek to shape or influence the construction of reality to make the environments in which they operate favorable to their presence and that of their organizations. Taking into account the deadline of the National Curricular Guidelines (DCN), until 2024, for undergraduate courses in Administration to enable the development of competence in communicating effectively, the objective of this thesis is to propose a framework for teaching- learning rhetoric – art and technique of persuading through speech – in the training of administrators. The investigative process was structured in three interconnected stages, the first being to interpret and understand the guidelines present in the DCN that relate to rhetoric. The perceptions of document collection and analysis were schematized in a matrix bringing together conceptual explanations and desired effects on learning, which was, in the next stage, integrated with the results from a literature review that identified the incidence of rhetoric learning in higher education courses on scientific data. The data, analyzed through thematic analysis and organized by environmental (content, knowledge, curriculum, social dynamics) and individual (skills, abilities, attitudes) dimensions, supported the composition of a theoretical framework of the characteristics related to the teaching-learning of rhetoric for the undergraduate course in Administration. In the third moment, as an example of applying the framework to benefit in-depth research on the topic, the categories were instrumented in questionnaires for collection and thematic analysis of data in field research applied to a sample of teachers in training in the area of Administration. The addition of primary data provided perceived factors of mastery of individual subjectivity and ethical, emotional, and rational strategies in classroom argumentation. As a theoretical contribution, the study provides a functional definition of learning rhetoric from the perspective of Administration teaching, represented by the framework that methodologically contributes to future studies and signals opportunities for training administrators who do not point to communication as one of their main problems, also demonstrating a practical and social contributionUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRetóricaDiscursoDesenvolvimento de CompetênciasArgumentaçãoCurso de AdministraçãoDesenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoCompetencias_Souza_2024application/pdf1061439https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57854/1/DesenvolvimentoCompetencias_Souza_20241b8f3e89aa3d302101f508adc036c632MD51123456789/578542024-03-12 18:18:16.053oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-12T21:18:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
title Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
spellingShingle Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
Souza, Rosana Curvelo de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Retórica
Discurso
Desenvolvimento de Competências
Argumentação
Curso de Administração
title_short Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
title_full Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
title_fullStr Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
title_sort Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica
author Souza, Rosana Curvelo de
author_facet Souza, Rosana Curvelo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6447-1985
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4282662034588352
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Junger, Alex Paubel
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5072-1012
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3440956514829383
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7338-2180
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6893001614570105
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cavalcante, Erica Dayane Chaves
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2902600033356292
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6302-1173
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosana Curvelo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Retórica
Discurso
Desenvolvimento de Competências
Argumentação
Curso de Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
Discurso
Desenvolvimento de Competências
Argumentação
Curso de Administração
description Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-12T21:16:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-12T21:16:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854
identifier_str_mv SOUZA, Rosana Curvelo de. Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica. 2024. 140f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57854/1/DesenvolvimentoCompetencias_Souza_2024
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b8f3e89aa3d302101f508adc036c632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832826973945856