Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços. |
id |
UFRN_24e21e17703a4320125ae4dd5e982edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35434 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Areta Medeiros deRIBEIRO , Abdon SilvaOLIVEIRA, Elane dePignataro, Thelma2016-08-12T13:22:08Z2021-09-20T15:13:48Z2016-08-12T13:22:08Z2021-09-20T15:13:48Z2015-062011034280OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoGastronomiaMarketing turísticoPatrimônio culturalMarketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAretaMO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain126261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/1/AretaMO_Monografia.pdf.txtf00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841fMD51MarketingTuristico_Oliveira_2015.txtExtracted texttext/plain126261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/2/MarketingTuristico_Oliveira_2015.txtf00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841fMD52ORIGINALMarketingTuristico_Oliveira_2015Texto Completoapplication/pdf1084895https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/3/MarketingTuristico_Oliveira_201549f5ea36626efdbd4e49f0cb8121d3aaMD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354342023-01-31 16:05:11.977oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-31T19:05:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
title |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
spellingShingle |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal Oliveira, Areta Medeiros de Gastronomia Marketing turístico Patrimônio cultural |
title_short |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
title_full |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
title_fullStr |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
title_full_unstemmed |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
title_sort |
Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal |
author |
Oliveira, Areta Medeiros de |
author_facet |
Oliveira, Areta Medeiros de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
RIBEIRO , Abdon Silva |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Elane de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Areta Medeiros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Gastronomia Marketing turístico Patrimônio cultural |
topic |
Gastronomia Marketing turístico Patrimônio cultural |
description |
Esta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-12T13:22:08Z 2021-09-20T15:13:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-12T13:22:08Z 2021-09-20T15:13:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2011034280 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434 |
identifier_str_mv |
2011034280 OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/1/AretaMO_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/2/MarketingTuristico_Oliveira_2015.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/3/MarketingTuristico_Oliveira_2015 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841f f00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841f 49f5ea36626efdbd4e49f0cb8121d3aa a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117745284743168 |