Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Areta Medeiros de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços.
id UFRN_24e21e17703a4320125ae4dd5e982edc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35434
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Areta Medeiros deRIBEIRO , Abdon SilvaOLIVEIRA, Elane dePignataro, Thelma2016-08-12T13:22:08Z2021-09-20T15:13:48Z2016-08-12T13:22:08Z2021-09-20T15:13:48Z2015-062011034280OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoGastronomiaMarketing turísticoPatrimônio culturalMarketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAretaMO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain126261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/1/AretaMO_Monografia.pdf.txtf00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841fMD51MarketingTuristico_Oliveira_2015.txtExtracted texttext/plain126261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/2/MarketingTuristico_Oliveira_2015.txtf00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841fMD52ORIGINALMarketingTuristico_Oliveira_2015Texto Completoapplication/pdf1084895https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/3/MarketingTuristico_Oliveira_201549f5ea36626efdbd4e49f0cb8121d3aaMD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354342023-01-31 16:05:11.977oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-31T19:05:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
title Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
spellingShingle Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
Oliveira, Areta Medeiros de
Gastronomia
Marketing turístico
Patrimônio cultural
title_short Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
title_full Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
title_fullStr Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
title_full_unstemmed Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
title_sort Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal
author Oliveira, Areta Medeiros de
author_facet Oliveira, Areta Medeiros de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv RIBEIRO , Abdon Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Elane de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Areta Medeiros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Gastronomia
Marketing turístico
Patrimônio cultural
topic Gastronomia
Marketing turístico
Patrimônio cultural
description Esta pesquisa objetiva analisar a opinião do turista em relação à gastronomia natalense, sob a óptica da gastronomia como patrimônio cultural. Com o propósito de investigar a opinião do entrevistado e o seu nível de conhecimento sobre a cultura gastronômica local, realizou uma pesquisa descritiva e exploratória por meio da aplicação de questionários. A revisão teórica aborda conceitos sobre o turismo, o marketing turístico, o patrimônio cultural e a gastronomia, com o enfoque na cidade do Natal e no Rio Grande do Norte como um todo. Essa investigação permitiu compreender os fatores determinantes para tornar a gastronomia um produto turístico de atração potencial, capaz de motivar a vinda do turista. A partir da verificação dos dados da segmentação do turista, a gastronomia experimentada e a avaliação dos alimentos com maior potencial turístico. O trabalho mostra a relevância econômica e cultural da gastronomia de Natal, e trás dados relevantes para o empresariado local. Ao final percebe-se que, para a maioria dos pesquisados, a gastronomia natalense foi avaliada como ótima. E, apesar de ter o lazer como motivo de sua vinda à Natal, voltariam à cidade pela gastronomia. Os turistas, também, contribuem deixando sugestões para a melhoria da gastronomia potiguar, como: formas de divulgação e promoção da gastronomia, higiene, infraestrutura, serviços e preços.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T13:22:08Z
2021-09-20T15:13:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-12T13:22:08Z
2021-09-20T15:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011034280
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434
identifier_str_mv 2011034280
OLIVEIRA, Areta Medeiros de. Marketing turístico: a gastronomia na opinião do turista de Natal. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/1/AretaMO_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/2/MarketingTuristico_Oliveira_2015.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/3/MarketingTuristico_Oliveira_2015
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35434/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841f
f00d4cc013d7e141dd3c706db1c8841f
49f5ea36626efdbd4e49f0cb8121d3aa
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117745284743168