A assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais: um recorte do semiárido potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mônica Rafaela de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28342
Resumo: A educação superior brasileira, historicamente, se construiu como elitista. Mas, nos anos recentes, a criação de políticas educacionais tem gerado o acesso de estudantes tradicionalmente excluídos desse nível de ensino. No bojo desse processo surge o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado para garantir a permanência dos estudantes, em situação de vulnerabilidade social, das Universidades e Institutos Federais. Considerando esse novo cenário do ensino superior brasileiro, este trabalho teve como objetivo geral analisar a assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais, tendo como recorte o semiárido potiguar. Especificamente, pretendeu-se analisar o impacto do processo de implantação do PNAES na UFERSA na configuração atual das ações de assistência estudantil; avaliar a efetividade do PNAES na UFERSA a partir da análise da oferta e demanda por assistência estudantil; discutir a participação dos discentes no planejamento e avaliação do PNAES e analisar a assistência estudantil enquanto estratégia de permanência. Para isso, fez-se um recorte com dados da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para exemplificar o fenômeno mais amplo. Foi feita a análise de resoluções, portarias, relatórios de atividades e planilhas dos estudantes assistidos. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com pró-reitores, coordenadores, psicólogos e assistentes sociais que atuam na assistência estudantil, e estudantes que fazem parte dos órgãos de representação estudantil. Os dados foram categorizados e analisados tendo como inspiração os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético: totalidade, contradição e mediação. Percebeu-se algumas limitações do PNAES: ações focalizadas; recursos, equipes e infraestrutura insuficientes e pouca participação dos estudantes no gerenciamento, planejamento e avaliação das ações. No entanto, mesmo diante dos limites, constatou-se que a assistência estudantil teve muitos avanços após 2007 e esta tem contribuindo para garantir a permanência e a conclusão da graduação de muitos estudantes. Assim, o PNAES demonstrou ser uma ferramenta importante na construção de possibilidades que tentam superar as desigualdades de permanência na educação superior, mas mesmo com as inflexões que esse programa tem produzido no cotidiano das instituições federais, ele não vai resolver todos os problemas de permanência, porque estes estão associados às políticas educacionais em geral e sua função dentro do capitalismo.
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No bojo desse processo surge o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado para garantir a permanência dos estudantes, em situação de vulnerabilidade social, das Universidades e Institutos Federais. Considerando esse novo cenário do ensino superior brasileiro, este trabalho teve como objetivo geral analisar a assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais, tendo como recorte o semiárido potiguar. Especificamente, pretendeu-se analisar o impacto do processo de implantação do PNAES na UFERSA na configuração atual das ações de assistência estudantil; avaliar a efetividade do PNAES na UFERSA a partir da análise da oferta e demanda por assistência estudantil; discutir a participação dos discentes no planejamento e avaliação do PNAES e analisar a assistência estudantil enquanto estratégia de permanência. Para isso, fez-se um recorte com dados da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para exemplificar o fenômeno mais amplo. Foi feita a análise de resoluções, portarias, relatórios de atividades e planilhas dos estudantes assistidos. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com pró-reitores, coordenadores, psicólogos e assistentes sociais que atuam na assistência estudantil, e estudantes que fazem parte dos órgãos de representação estudantil. Os dados foram categorizados e analisados tendo como inspiração os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético: totalidade, contradição e mediação. Percebeu-se algumas limitações do PNAES: ações focalizadas; recursos, equipes e infraestrutura insuficientes e pouca participação dos estudantes no gerenciamento, planejamento e avaliação das ações. No entanto, mesmo diante dos limites, constatou-se que a assistência estudantil teve muitos avanços após 2007 e esta tem contribuindo para garantir a permanência e a conclusão da graduação de muitos estudantes. Assim, o PNAES demonstrou ser uma ferramenta importante na construção de possibilidades que tentam superar as desigualdades de permanência na educação superior, mas mesmo com as inflexões que esse programa tem produzido no cotidiano das instituições federais, ele não vai resolver todos os problemas de permanência, porque estes estão associados às políticas educacionais em geral e sua função dentro do capitalismo.Historically, the Brazilian higher education has been built as elitist, but in the last years the formulation of educational policies has granted access for students traditionally excluded from this level of education. In the midst of this process comes the Student Assistance National Program (PNAES), created to guarantee the permanence of students of Universities and Federal Institutes in socially vulnerable situations. Considering this new scenario of the Brazilian higher education, the goal of this paper is to analyze the student assistance as a strategy to combat school dropout and retention in federal universities, clipping the potiguar semiarid scenario. Specifically, I intended to analyze the impact of the PNAES implementation process at UFERSA on the current configuration of student assistance actions; evaluate the effectiveness of PNAES at UFERSA from the analysis of supply and demand for student assistance; discuss the participation of students in the planning and evaluation of PNAES and analyze student assistance as a permanence strategy. To do so, I made a clipping with data from the Semi-arid Rural Federal University (UFERSA) to exemplify the boarder phenomenon. I analyzed resolutions, ordinances, activity reports and worksheets of assisted students. In addition, I conducted semi-structured interviews with deans, coordinators, psychologists and social workers who act in student care and students who are part of the student representation bodies. The data were categorized and analyzed based on the theoretical assumptions of dialectical historical materialism: totality, contradiction and mediation. Some limitations of PNAES were noticed: focused actions; insufficient resources, staff and infrastructure and little student participation in the management, planning and evaluation of actions. However, even in the face of limits I found that student assistance had many advances after 2007 and it has contributed to ensuring the permanence and graduation completion of many students. Thus, PNAES has proved to be an important tool in the construction of possibilities that try to overcome the inequalities of permanence in higher education, but even with the inflections that this program has produced in the daily life of federal institutions, it will not solve all permanence problems, because they are associated with educational policies in general and their function within capitalism.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEnsino superiorAssistência estudantilPolíticas públicasEvasãoRetençãoA assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais: um recorte do semiárido potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAssistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.txtAssistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain469509https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28342/2/Assistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.txt593d29d4aad3c2b5ca71ba24f6e00abdMD52THUMBNAILAssistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.jpgAssistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28342/3/Assistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf.jpg924d2728bbba7b8804df14083ac66437MD53ORIGINALAssistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdfapplication/pdf1718764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28342/1/Assistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf61cc0409c452cf8c41dc52122ad20983MD51123456789/283422020-01-26 04:31:44.205oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28342Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:31:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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