Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31239 |
Resumo: | O seguinte artigo aborda a aplicação dos conceitos de estratégia de produção em uma organização, bem como sua interface com a gestão de processos. Estratégia de Produção é uma forma de definir diretrizes de acordo com os objetivos de desempenho. E a Gestão de Processos mostra-se como uma ferramenta para mapear e facilitar a visualização de aspectos ligados a critérios competitivos empresariais. Este artigo objetiva mostrar de que forma a matriz importância-desempenho direciona a estratégia de produção de uma organização. A empresa em estudo possui problemas relacionados à atividade ambulante e à entrega de sorvetes em seus pontos de venda; e, com base nessas duas carências, foi desenvolvido um estudo de caso e análises qualitativas, a partir de visitas à empresa, pesquisas bibliográficas e tratamentos estatísticos - este último foi pautado na análise de importância e desempenho dos critérios competitivos organizacionais selecionados a partir de um planejamento estratégico. Dessa forma, obteve-se uma estratégia de produção voltada para os aspectos críticos relacionados aos problemas da empresa, permitindo à mesma, o aumento das vendas ambulantes e a diferenciação dos nichos de mercado do setor de sorvetes. Assim, a estratégia elaborada aumentou a adaptabilidade da organização frente ao mercado, orientando-a a seus clientes |
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Queiroz, Jamerson ViegasAraújo, Arthur Nóbrega Baptista deGomes, João Paulo Bernardo da SilvaDowell, Henrique Atta MacMorais, Adriano Varella deNascimento, Luan Lyon Lopes2021-01-07T20:00:33Z2021-01-07T20:00:33Z2011QUEIROZ, J. V.; ARAUJO, A. N. B.; GOMES, J. P. B. S.; DOWELL, H. A. M. ; MORAIS, A. V.; NASCIMENTO, L. L. L. . Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque na análise de desempenho. Produto & Produção (Online), v. 12, p. 4-23, 2011.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/17885. Acesso em: 05 jan. 2021. https://doi.org/10.22456/1983-8026.17885.1983-8026https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3123910.22456/1983-8026.17885O seguinte artigo aborda a aplicação dos conceitos de estratégia de produção em uma organização, bem como sua interface com a gestão de processos. Estratégia de Produção é uma forma de definir diretrizes de acordo com os objetivos de desempenho. E a Gestão de Processos mostra-se como uma ferramenta para mapear e facilitar a visualização de aspectos ligados a critérios competitivos empresariais. Este artigo objetiva mostrar de que forma a matriz importância-desempenho direciona a estratégia de produção de uma organização. A empresa em estudo possui problemas relacionados à atividade ambulante e à entrega de sorvetes em seus pontos de venda; e, com base nessas duas carências, foi desenvolvido um estudo de caso e análises qualitativas, a partir de visitas à empresa, pesquisas bibliográficas e tratamentos estatísticos - este último foi pautado na análise de importância e desempenho dos critérios competitivos organizacionais selecionados a partir de um planejamento estratégico. Dessa forma, obteve-se uma estratégia de produção voltada para os aspectos críticos relacionados aos problemas da empresa, permitindo à mesma, o aumento das vendas ambulantes e a diferenciação dos nichos de mercado do setor de sorvetes. Assim, a estratégia elaborada aumentou a adaptabilidade da organização frente ao mercado, orientando-a a seus clientesThe present essay deals the application of the production strategy concepts in an organization, just as its interface with the processes management. The manufacturing strategy is a way to define guidelines according to some performance objectives, and the processes management shows itself as a tool to map and make easier the visualization of some aspects, linked to the competitive criteria, in companies. Aims to show the importance of the strategic thinking in small and medium organizations, aside from connect it with other production engineering areas, like the processes management. This firm has problems related to traveling selling and to the ice cream’s delivery to its selling points. From this, an analysis was developed based on visits to the company, bibliographic and statistical research, this last one guided by the importance and performance’s analyses of the organizational competitive criteria selected from a strategic planning. In this way, an operations strategy was created directed to the critical aspects of the company’s problems, allowing the traveling selling increase and the perception of market niches inside the ice cream sector, in which it must participate differently. The developed strategy increased the organization adaptability in front of the market, guiding it to its clientsProduto & ProduçãoEstratégiaAnálise de desempenhoProdução de sorvetesFormulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdfFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdfapplication/pdf9207651https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31239/1/Formula%c3%a7%c3%a3oDeUmaEstrat%c3%a9giaDeProdu%c3%a7%c3%a3o_Queiroz_2011.pdf7205902ddc49fb816c6625138979a928MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31239/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52TEXTFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdf.txtFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain57167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31239/3/Formula%c3%a7%c3%a3oDeUmaEstrat%c3%a9giaDeProdu%c3%a7%c3%a3o_Queiroz_2011.pdf.txt2d5e40d52072fafca65f18d99c7542d0MD53THUMBNAILFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdf.jpgFormulaçãoDeUmaEstratégiaDeProdução_Queiroz_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1626https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31239/4/Formula%c3%a7%c3%a3oDeUmaEstrat%c3%a9giaDeProdu%c3%a7%c3%a3o_Queiroz_2011.pdf.jpgc83d19f737017fa9296f33b4840706bfMD54123456789/312392021-01-10 04:54:18.445oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-10T07:54:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O seguinte artigo aborda a aplicação dos conceitos de estratégia de produção em uma organização, bem como sua interface com a gestão de processos. Estratégia de Produção é uma forma de definir diretrizes de acordo com os objetivos de desempenho. E a Gestão de Processos mostra-se como uma ferramenta para mapear e facilitar a visualização de aspectos ligados a critérios competitivos empresariais. Este artigo objetiva mostrar de que forma a matriz importância-desempenho direciona a estratégia de produção de uma organização. A empresa em estudo possui problemas relacionados à atividade ambulante e à entrega de sorvetes em seus pontos de venda; e, com base nessas duas carências, foi desenvolvido um estudo de caso e análises qualitativas, a partir de visitas à empresa, pesquisas bibliográficas e tratamentos estatísticos - este último foi pautado na análise de importância e desempenho dos critérios competitivos organizacionais selecionados a partir de um planejamento estratégico. Dessa forma, obteve-se uma estratégia de produção voltada para os aspectos críticos relacionados aos problemas da empresa, permitindo à mesma, o aumento das vendas ambulantes e a diferenciação dos nichos de mercado do setor de sorvetes. Assim, a estratégia elaborada aumentou a adaptabilidade da organização frente ao mercado, orientando-a a seus clientes |
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