Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandrino da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31422
Resumo: O presente relatório tem como objetivo relatar um livro didático de alfabetização cartográfica que foi produzido para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização; alfabetização pela representação; alfabetização cartográfica e material e livro didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (2007 e 2012), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Que foi o produto educacional entregue ao mestrado profissional em ensino de geografia.
id UFRN_26afc462f5b3d0b1a7d99956325c486a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31422
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Alexandrino da Costahttp://lattes.cnpq.br/6011830173160953http://lattes.cnpq.br/2778825855162912Troleis, Adriano Limahttp://lattes.cnpq.br/8830982074139789Haiashida, Keila Andradehttp://lattes.cnpq.br/7365549922021470Nonato Júnior, Raimundo2021-02-08T23:02:52Z2021-02-08T23:02:52Z2020-12-14OLIVEIRA, Alexandrino da Costa. Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31422O presente relatório tem como objetivo relatar um livro didático de alfabetização cartográfica que foi produzido para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização; alfabetização pela representação; alfabetização cartográfica e material e livro didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (2007 e 2012), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Que foi o produto educacional entregue ao mestrado profissional em ensino de geografia.This report aims to report a cartographic literacy textbook that was produced to be worked by teachers of elementary school, focusing on students of the 4th and 5th years. The book is aligned with the proposals of NBCC (national base common curriculum - BNCC in Portuguese) where it seeks to develop the skills and abilities that are required for the school years mentioned. The textbook is divided into five chapters (orientation in geographical space, knowing the legend, proportion and scale, notebook maps and starting the graphical representation), the book also has explanations, theoretical and practical activities, inclusion and qr codes that take students to other platforms. As a theoretical foundation literature reviews were conducted on the concepts of literacy; Literacy through representation; Cartographic literacy and material and textbook, some references used: ferreiro (1991), soares (2002), almeida (2014), passini (2007 and 2012), punctuschka (2009), simielli (2007), santos (2014), freitag (1989), vesentine (1989), tonini (2017), in addition to documents such as BNCC, PCNS, DCNS and PNLD. The methodology is anchored in qualitative research, having as method the participant research, there was the application of questionnaires via Google forms, the focus group was conducted through webinars with teachers who work with the teaching of geography in the initial and final grades of elementary school, we also had the step of the graphic laboratory with the use of qgis that was used to prepare some maps of the textbook, we also exported maps of ibge and Google earth. As a result we produced a textbook with guidelines, explanations and activities that can be used by teachers and students of the 4th and 5th years of elementary school i, which was the educational product delivered to master degree in geography teaching.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilAlfabetizaçãoAlfabetização cartográficaCartografia escolarLivro didáticoEnsino de GeografiaLivro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLivrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf9281764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/1/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdfd7cb927d154ccec519fbc8395a55c2ccMD51TEXTLivrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.txtLivrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain159323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/2/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.txt1e6ef2c672b939ec29274a3b4e7eb4bfMD52THUMBNAILLivrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.jpgLivrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/3/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.jpgc58360e9cad66bcc8b885faef255b85fMD53123456789/314222021-02-14 05:48:22.978oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
Oliveira, Alexandrino da Costa
Alfabetização
Alfabetização cartográfica
Cartografia escolar
Livro didático
Ensino de Geografia
title_short Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
author Oliveira, Alexandrino da Costa
author_facet Oliveira, Alexandrino da Costa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6011830173160953
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2778825855162912
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8830982074139789
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Haiashida, Keila Andrade
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7365549922021470
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandrino da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nonato Júnior, Raimundo
contributor_str_mv Nonato Júnior, Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Alfabetização cartográfica
Cartografia escolar
Livro didático
Ensino de Geografia
topic Alfabetização
Alfabetização cartográfica
Cartografia escolar
Livro didático
Ensino de Geografia
description O presente relatório tem como objetivo relatar um livro didático de alfabetização cartográfica que foi produzido para ser trabalhado por professores do ensino fundamental I, com foco nos alunos do 4º e 5º anos. O livro está alinhado as propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde busca desenvolver as competências e habilidades que são exigidas para os anos escolares citados. O livro didático está dividido em cinco capítulos (orientação no espaço geográfico, conhecendo a legenda, proporção e escala, caderno de mapas e iniciando a representação gráfica), o livro dispõe ainda de explicações, atividades teóricas e práticas, de inclusão e QR Codes que levam os alunos a outras plataformas. Como fundamentação teórica foram realizadas revisões de literatura sobre os conceitos de alfabetização; alfabetização pela representação; alfabetização cartográfica e material e livro didático, algumas referências utilizadas: Ferreiro (1991), Soares (2002), Almeida (2014), Passini (2007 e 2012), Pontuschka (2009), Simielli (2007), Santos (2014), Freitag (1989), Vesentine (1989), Tonini (2017), além dos documentos como a BNCC, PCNS, DCNS e PNLD. A metodologia se ancora na pesquisa qualitativa, tendo com método a pesquisa participante, ocorrei a aplicação de questionários via google forms, foi realizado o grupo focal através de webconferências com os professores que atuam com o ensino de geografia nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, tivemos ainda a etapa do laboratório gráfico com a utilização do QGIS que foi utilizado para elaboração de alguns mapas do livro didático, exportamos ainda mapas do IBGE e do Google Earth. Como resultado produzimos um livro didático com orientações, explicações e atividades que pode ser utilizado por professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Que foi o produto educacional entregue ao mestrado profissional em ensino de geografia.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-08T23:02:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T23:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexandrino da Costa. Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31422
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alexandrino da Costa. Livro didático de alfabetização cartográfica: contribuição para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/1/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/2/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31422/3/Livrodidaticoalfabetizacao_Oliveira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7cb927d154ccec519fbc8395a55c2cc
1e6ef2c672b939ec29274a3b4e7eb4bf
c58360e9cad66bcc8b885faef255b85f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117498399621120