Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166
Resumo: Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana.
id UFRN_26e10b0ef1e49c65d7c26b2353d4ae83
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27166
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Rita Tatiana Gualberto deCoutinho, Karyne DiasSantos, Gláucio MachadoCiotti, Naira Neide2019-06-06T21:45:36Z2019-06-06T21:45:36Z2019-02-14ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana.This work is set up as a diary about sharing performances with children from São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) and Nova Olinda (CE). For this, a language is used that seeks to share with the reader the process of creation with the children using the cartographic method (KASTRUP, 2015). The starting point for understanding children is connected to concepts from sociology (SARMENTO, 2002) and child anthropology (COHN, 2005), in which they are understood as protagonists of their cultural environment. The act of playing as a performance developed from performance studies (SCHECHNER, 2003) and Work in Process (COHEN, 2004), seeking to reflect on the figure of the teacher-performer (CIOTTI, 2014) as a proposal triggering agent and performative scene. To discuss the sharing of actions, the research presents studies on Participatory Art and Pedagogical Turn in Art (BISHOP, 2012) and Transpedagogy and Engaged Social Art (HELGUERA, 2011). It was verified in this study that disobedient can be a creative act, children's disobedient performances create spaces of free expression as a possibility of dialogue to rethink artistic and pedagogical processes, and to reflect on these issues, relates the studies of black feminists and researchers such as Ribeiro (2017), Berth (2018), studies on witch-hunts (FEDERICI, 2017), the perspective on childhood and sharing of the original peoples through Krenak (2018), the idea of matrística culture (Verden-Zoller, Maturana, 2015) and contribution of thought on the deconstruction of coloniality (QUIJANO, 2009) so that we can review concepts about policies for childhood, from points of view that are close to the formation of Latin American culture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPerformanceCriançaProfessor-performerPerformances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdfapplication/pdf5269056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/1/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf421d338c9d5db35de161fd512660a538MD51TEXTPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain326520https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/2/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtca1110405ca76a3290b999dadb13b9bfMD52THUMBNAILPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpgPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1630https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/3/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpga9ff065ac0786e942fbc94b71d05bb99MD53123456789/271662019-06-09 02:26:22.268oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:26:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
title Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
spellingShingle Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Performance
Criança
Professor-performer
title_short Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
title_full Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
title_fullStr Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
title_full_unstemmed Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
title_sort Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
author Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
author_facet Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Gláucio Machado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rita Tatiana Gualberto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciotti, Naira Neide
contributor_str_mv Ciotti, Naira Neide
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Performance
Criança
Professor-performer
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Criança
Professor-performer
description Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T21:45:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-06T21:45:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166
identifier_str_mv ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/1/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/2/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/3/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 421d338c9d5db35de161fd512660a538
ca1110405ca76a3290b999dadb13b9bf
a9ff065ac0786e942fbc94b71d05bb99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117631408340992