Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166 |
Resumo: | Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana. |
id |
UFRN_26e10b0ef1e49c65d7c26b2353d4ae83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27166 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Rita Tatiana Gualberto deCoutinho, Karyne DiasSantos, Gláucio MachadoCiotti, Naira Neide2019-06-06T21:45:36Z2019-06-06T21:45:36Z2019-02-14ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana.This work is set up as a diary about sharing performances with children from São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) and Nova Olinda (CE). For this, a language is used that seeks to share with the reader the process of creation with the children using the cartographic method (KASTRUP, 2015). The starting point for understanding children is connected to concepts from sociology (SARMENTO, 2002) and child anthropology (COHN, 2005), in which they are understood as protagonists of their cultural environment. The act of playing as a performance developed from performance studies (SCHECHNER, 2003) and Work in Process (COHEN, 2004), seeking to reflect on the figure of the teacher-performer (CIOTTI, 2014) as a proposal triggering agent and performative scene. To discuss the sharing of actions, the research presents studies on Participatory Art and Pedagogical Turn in Art (BISHOP, 2012) and Transpedagogy and Engaged Social Art (HELGUERA, 2011). It was verified in this study that disobedient can be a creative act, children's disobedient performances create spaces of free expression as a possibility of dialogue to rethink artistic and pedagogical processes, and to reflect on these issues, relates the studies of black feminists and researchers such as Ribeiro (2017), Berth (2018), studies on witch-hunts (FEDERICI, 2017), the perspective on childhood and sharing of the original peoples through Krenak (2018), the idea of matrística culture (Verden-Zoller, Maturana, 2015) and contribution of thought on the deconstruction of coloniality (QUIJANO, 2009) so that we can review concepts about policies for childhood, from points of view that are close to the formation of Latin American culture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPerformanceCriançaProfessor-performerPerformances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdfapplication/pdf5269056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/1/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf421d338c9d5db35de161fd512660a538MD51TEXTPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain326520https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/2/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txtca1110405ca76a3290b999dadb13b9bfMD52THUMBNAILPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpgPerformancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1630https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/3/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpga9ff065ac0786e942fbc94b71d05bb99MD53123456789/271662019-06-09 02:26:22.268oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27166Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:26:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
title |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
spellingShingle |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer Almeida, Rita Tatiana Gualberto de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Performance Criança Professor-performer |
title_short |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
title_full |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
title_fullStr |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
title_full_unstemmed |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
title_sort |
Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer |
author |
Almeida, Rita Tatiana Gualberto de |
author_facet |
Almeida, Rita Tatiana Gualberto de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Gláucio Machado |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rita Tatiana Gualberto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ciotti, Naira Neide |
contributor_str_mv |
Ciotti, Naira Neide |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Performance Criança Professor-performer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Criança Professor-performer |
description |
Este trabalho configura-se como um diário sobre o compartilhamento de performances com crianças de São Paulo (SP), Cunha (SP), Recife (PE), Natal (RN) e Nova Olinda (CE). Para tanto, se utiliza de uma linguagem que busca compartilhar com o leitor o processo de criação junto às crianças utilizando o método cartográfico (KASTRUP, 2015). O ponto de partida para compreender as crianças está conectado a conceitos oriundos da sociologia (SARMENTO, 2002) e da antropologia da criança (COHN, 2005), nos quais ela é compreendida como protagonista do seu meio cultural. O ato do brincar como performance desenvolvido a partir dos estudos da performance (SCHECHNER, 2003) e do Work in Process (COHEN, 2004), buscando refletir sobre a figura do professor-performer (CIOTTI, 2014) como um agente disparador de propostas e sobre a cena performativa. Para discutir o compartilhamento de ações, a pesquisa apresenta estudos sobre a Arte Participante e Virada Pedagógica na arte (BISHOP, 2012) e a Transpedagogia e Arte Social Engajada (HELGUERA, 2011). Foi verificado, neste estudo, que a desobediência pode ser um ato criativo, as performances desobedientes das crianças criam espaços de livre expressão como possibilidade de diálogo para repensar processos artísticos e pedagógicos e, para refletir sobre essas questões, relaciona-se os estudos das pesquisadoras e feministas negras como Ribeiro (2017), Berth (2018), os estudos sobre a caça as bruxas (FEDERICI, 2017), a perspectiva sobre infância e compartilhamento dos povos originário através de Krenak (2018), a ideia de Cultura Matrística (VERDEN-ZOLLER; MATURANA, 2015) e a contribuição de pensamento sobre a desconstrução da colonialidade (QUIJANO, 2009) para que possamos rever conceitos acerca de políticas para a infância a partir de pontos de vista que estão próximos à formação da cultura Latino Americana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-06T21:45:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-06T21:45:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Rita Tatiana Gualberto de. Performances desobedientes compartilhadas com crianças: diário do professor-performer. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/1/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/2/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27166/3/Performancesdesobedientescompartilhadas_Almeida_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
421d338c9d5db35de161fd512660a538 ca1110405ca76a3290b999dadb13b9bf a9ff065ac0786e942fbc94b71d05bb99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117631408340992 |