Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39904 |
Resumo: | O excesso de informações existentes nos ambientes digitais, causados sobretudo pelo advento da Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fez com que houvesse necessidade de criação de estratégias diferenciadas em torno da organização e difusão da informação. Uma destas estratégias é a curadoria da informação que é expressa em diferentes formatos e aplicada a contextos variados. Este trabalho visa em geral discorrer a respeito da curadoria de conteúdos e sua aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. Neste contexto, corrobora a ideia de que a curadoria é uma estratégia utilizada e expressa por meio do marketing de relacionamento nestas unidades de informação. Especificamente visa identificar os principais conceitos relacionados a curadoria de forma geral, e de forma particular, a curadoria de conteúdos; apontar na literatura científica da área o surgimento e evolução do conceito bem como indicar as possibilidades de aplicação da curadoria de conteúdos como estratégia de marketing em bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com a aplicação do método do tipo indutivo, com abordagem qualitativa. Conclui afirmando que a curadoria é uma excelente estratégia que visa à organização e a difusão de conteúdos informacionais com a potencialidade de ser utilizada como estratégia alinhada às ações de marketing em unidades de informação com vistas a atrair e fidelizar os usuários de informação. Ressalta ainda a necessidade de aplicação destes preceitos por parte de profissionais a fim de cumprirem com os objetivos organizacionais propostos pela unidade de informação acadêmica. |
id |
UFRN_2e3570c6cc2fd791fd290fcc407774af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39904 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Mario Carlos daGallotti, Monica Marques CarvalhoFelipe, Carla Beatriz MarquesCosta, Larissa Inês daGallotti, Monica Marques Carvalho2019-01-04T17:41:41Z2021-09-29T11:22:25Z2019-01-04T17:41:41Z2021-09-29T11:22:25Z2018-122013026385SILVA, Mario Carlos da. Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. 2018. 53f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39904Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExcesso de informaçãoAmbiente digitalEstratégias de marketingCuradoria de informaçãoBibliotecas universitáriasCuradoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO excesso de informações existentes nos ambientes digitais, causados sobretudo pelo advento da Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fez com que houvesse necessidade de criação de estratégias diferenciadas em torno da organização e difusão da informação. Uma destas estratégias é a curadoria da informação que é expressa em diferentes formatos e aplicada a contextos variados. Este trabalho visa em geral discorrer a respeito da curadoria de conteúdos e sua aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. Neste contexto, corrobora a ideia de que a curadoria é uma estratégia utilizada e expressa por meio do marketing de relacionamento nestas unidades de informação. Especificamente visa identificar os principais conceitos relacionados a curadoria de forma geral, e de forma particular, a curadoria de conteúdos; apontar na literatura científica da área o surgimento e evolução do conceito bem como indicar as possibilidades de aplicação da curadoria de conteúdos como estratégia de marketing em bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com a aplicação do método do tipo indutivo, com abordagem qualitativa. Conclui afirmando que a curadoria é uma excelente estratégia que visa à organização e a difusão de conteúdos informacionais com a potencialidade de ser utilizada como estratégia alinhada às ações de marketing em unidades de informação com vistas a atrair e fidelizar os usuários de informação. Ressalta ainda a necessidade de aplicação destes preceitos por parte de profissionais a fim de cumprirem com os objetivos organizacionais propostos pela unidade de informação acadêmica.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALCuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdfapplication/pdf802118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/3/CuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf6abdd739e42d48baeb2c21f0e354dd90MD53TEXTCuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain102942https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/4/CuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf.txt99604652bcca90ec8ebcb737809d7585MD54123456789/399042021-09-29 08:22:26.093oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:22:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
title |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
spellingShingle |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias Silva, Mario Carlos da Excesso de informação Ambiente digital Estratégias de marketing Curadoria de informação Bibliotecas universitárias |
title_short |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
title_full |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
title_fullStr |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
title_full_unstemmed |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
title_sort |
Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias |
author |
Silva, Mario Carlos da |
author_facet |
Silva, Mario Carlos da |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gallotti, Monica Marques Carvalho |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Felipe, Carla Beatriz Marques |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Costa, Larissa Inês da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mario Carlos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallotti, Monica Marques Carvalho |
contributor_str_mv |
Gallotti, Monica Marques Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excesso de informação Ambiente digital Estratégias de marketing Curadoria de informação Bibliotecas universitárias |
topic |
Excesso de informação Ambiente digital Estratégias de marketing Curadoria de informação Bibliotecas universitárias |
description |
O excesso de informações existentes nos ambientes digitais, causados sobretudo pelo advento da Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fez com que houvesse necessidade de criação de estratégias diferenciadas em torno da organização e difusão da informação. Uma destas estratégias é a curadoria da informação que é expressa em diferentes formatos e aplicada a contextos variados. Este trabalho visa em geral discorrer a respeito da curadoria de conteúdos e sua aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. Neste contexto, corrobora a ideia de que a curadoria é uma estratégia utilizada e expressa por meio do marketing de relacionamento nestas unidades de informação. Especificamente visa identificar os principais conceitos relacionados a curadoria de forma geral, e de forma particular, a curadoria de conteúdos; apontar na literatura científica da área o surgimento e evolução do conceito bem como indicar as possibilidades de aplicação da curadoria de conteúdos como estratégia de marketing em bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com a aplicação do método do tipo indutivo, com abordagem qualitativa. Conclui afirmando que a curadoria é uma excelente estratégia que visa à organização e a difusão de conteúdos informacionais com a potencialidade de ser utilizada como estratégia alinhada às ações de marketing em unidades de informação com vistas a atrair e fidelizar os usuários de informação. Ressalta ainda a necessidade de aplicação destes preceitos por parte de profissionais a fim de cumprirem com os objetivos organizacionais propostos pela unidade de informação acadêmica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-04T17:41:41Z 2021-09-29T11:22:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-04T17:41:41Z 2021-09-29T11:22:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013026385 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Mario Carlos da. Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. 2018. 53f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39904 |
identifier_str_mv |
2013026385 SILVA, Mario Carlos da. Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. 2018. 53f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Biblioteconomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/3/CuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39904/4/CuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 6abdd739e42d48baeb2c21f0e354dd90 99604652bcca90ec8ebcb737809d7585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832827251818496 |