Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife. |
id |
UFRN_2e690dd725b84d3acff28300c092b069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34915 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Rebeka Coelho de AlmeidaAraújo, Maria Valéria Pereira de2018-12-28T12:54:07Z2021-09-20T14:52:52Z2018-12-28T12:54:07Z2021-09-20T14:52:52Z2018-12-102013530633ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoConsumo colaborativoEconomia compartilhadaCoworking;Valores pessoaisComportamento do consumidorConsumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALConsumoColaborativo_Alves_2018application/octet-stream1273637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/2/ConsumoColaborativo_Alves_20181085078d27b6d62ede859a4e15d4e984MD52TEXTConsumoColaborativo_Alves_2018.txtExtracted texttext/plain128071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/3/ConsumoColaborativo_Alves_2018.txtb4a227152d4cbb38f852d96e40ba621eMD53123456789/349152021-09-20 11:52:52.792oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:52:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
title |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
spellingShingle |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. Alves, Rebeka Coelho de Almeida Consumo colaborativo Economia compartilhada Coworking; Valores pessoais Comportamento do consumidor |
title_short |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
title_full |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
title_fullStr |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
title_sort |
Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. |
author |
Alves, Rebeka Coelho de Almeida |
author_facet |
Alves, Rebeka Coelho de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rebeka Coelho de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo colaborativo Economia compartilhada Coworking; Valores pessoais Comportamento do consumidor |
topic |
Consumo colaborativo Economia compartilhada Coworking; Valores pessoais Comportamento do consumidor |
description |
O presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-28T12:54:07Z 2021-09-20T14:52:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-28T12:54:07Z 2021-09-20T14:52:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013530633 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915 |
identifier_str_mv |
2013530633 ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/1/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/2/ConsumoColaborativo_Alves_2018 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/3/ConsumoColaborativo_Alves_2018.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 1085078d27b6d62ede859a4e15d4e984 b4a227152d4cbb38f852d96e40ba621e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832797894836224 |