Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rebeka Coelho de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915
Resumo: O presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife.
id UFRN_2e690dd725b84d3acff28300c092b069
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34915
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Rebeka Coelho de AlmeidaAraújo, Maria Valéria Pereira de2018-12-28T12:54:07Z2021-09-20T14:52:52Z2018-12-28T12:54:07Z2021-09-20T14:52:52Z2018-12-102013530633ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoConsumo colaborativoEconomia compartilhadaCoworking;Valores pessoaisComportamento do consumidorConsumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALConsumoColaborativo_Alves_2018application/octet-stream1273637https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/2/ConsumoColaborativo_Alves_20181085078d27b6d62ede859a4e15d4e984MD52TEXTConsumoColaborativo_Alves_2018.txtExtracted texttext/plain128071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/3/ConsumoColaborativo_Alves_2018.txtb4a227152d4cbb38f852d96e40ba621eMD53123456789/349152021-09-20 11:52:52.792oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:52:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
title Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
spellingShingle Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
Alves, Rebeka Coelho de Almeida
Consumo colaborativo
Economia compartilhada
Coworking;
Valores pessoais
Comportamento do consumidor
title_short Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
title_full Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
title_fullStr Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
title_full_unstemmed Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
title_sort Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife.
author Alves, Rebeka Coelho de Almeida
author_facet Alves, Rebeka Coelho de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rebeka Coelho de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo colaborativo
Economia compartilhada
Coworking;
Valores pessoais
Comportamento do consumidor
topic Consumo colaborativo
Economia compartilhada
Coworking;
Valores pessoais
Comportamento do consumidor
description O presente trabalho faz uma análise do comportamento de consumo dos usuários de coworking na cidade do Recife, levando em consideração os Valores Pessoais e o Consumo Colaborativo. Diante do acelerado crescimento de coworkings na cidade, baixa quantidade de estudos acerca do tema e necessidade de compreender o que leva indivíduos a consumir coworking, o estudo utiliza uma ferramenta e construtos previamente validados para quantificar e embasar o trabalho. Justifica-se ao passo que há benefícios para a comunidade de coworking, como a maior compreensão mercadológica e melhor canalização de recursos. Tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o consumo colaborativo de coworkings em Recife. Para tanto, foi aplicado o instrumento de pesquisa com 89 respondentes e tratado a partir do software estatístico IBM SPSS. Os resultados concordam com a escala de Pizzol (2015) e Schwartz (1993) e inferem que há uma predominância da geração Millenials, que possuem universalismo, benevolência e hedonismo como valores pessoais e Economia de custos e Confiança, crença no bem comum e consciência socioambiental como dimensões de consumo colaborativo mais relevantes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas estatísticas acerca de coworkings e que sirva de embasamento para as políticas e estratégias adotadas por coworkings no Recife.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-28T12:54:07Z
2021-09-20T14:52:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-28T12:54:07Z
2021-09-20T14:52:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013530633
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915
identifier_str_mv 2013530633
ALVES, Rebeka Coelho de Almeida. Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/2/ConsumoColaborativo_Alves_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34915/3/ConsumoColaborativo_Alves_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
1085078d27b6d62ede859a4e15d4e984
b4a227152d4cbb38f852d96e40ba621e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832797894836224