Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Jéssica Targino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29954
Resumo: O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas.
id UFRN_30ad73e9b0dd302de533710ed0c55e6b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29954
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Muniz, Jéssica TarginoLopes, Gabriela Lucheze de OliveiraBalvin, Fabian Arley PosadaCury, Fernando GuedesSousa, Enne Karol Venancio deSousa, Giselle Costa de2020-09-05T00:21:13Z2020-09-05T00:21:13Z2020-06-04MUNIZ, Jéssica Targino. Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29954O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas.The present work deals with the presentation of a notebook of activities that aims at the integration between the History of Mathematics (HM) and the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) through Mathematical Research (IM) for the teaching of geometric algebra in Teaching Superior, notably, in the mathematics degree. Regarding the historical topic, we decided to study solutions of quadratic equations from the perspective of Abd Al-Hamid Ibn Turk, an Islamic mathematician who lived in the 9th century. From bibliographic research, the first phase of this study, we found that the main work on Ibn Turk is by Sayili (1962), entitled Logical Necessities in Mixed Equations by 'Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, in Portuguese, Necessidades Logics in Mixed Equations: 'Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time. Thus, this document is our main reference, dealing with the resolution of polynomial equations of the 2nd degree from a geometric reasoning. The bibliographic research resulted in the second phase of this work, the elaboration of the activity booklet, which brings the possibility for students to carry out historical investigations, with the support of the Geogebra software, establishing relations between algebra and geometry. This activity book was applied to a class of Didactics of Mathematics I (MAT1516) of the degree course in mathematics at UFRN in 2019.2. Such an application showed that technologies assist in the process of (re) construction of mathematical discoveries as students optimize the time to elaborate constructions, thus leaving more time to make investigations inspired by the problems of the History of Mathematics. In addition, these activities caused interest in studying the mathematical concepts covered and provided active participation of students in the construction / development of knowledge. It is noteworthy that all this qualitative research resulted in an educational product developed based on the above, available to teachers who want to use it in their classes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilÁlgebra geométricaEnsino de MatemáticaEquações quadráticasHistória da MatemáticaIbn TurkInvestigação matemáticaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoSoluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txtSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain526153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/2/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txt7618181b0dca742764a7ee5f23911f07MD52THUMBNAILSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpgSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/3/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpg0b6576edb9c1b547b7f09739b64f2024MD53ORIGINALSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdfapplication/pdf10543432https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/1/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf5276ef15c172f4041564fad3ce816ecaMD51123456789/299542024-03-21 15:02:39.016oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29954Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T18:02:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
title Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
spellingShingle Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
Muniz, Jéssica Targino
Álgebra geométrica
Ensino de Matemática
Equações quadráticas
História da Matemática
Ibn Turk
Investigação matemática
Tecnologias digitais da informação e comunicação
title_short Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
title_full Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
title_fullStr Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
title_full_unstemmed Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
title_sort Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
author Muniz, Jéssica Targino
author_facet Muniz, Jéssica Targino
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, Enne Karol Venancio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Jéssica Targino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra geométrica
Ensino de Matemática
Equações quadráticas
História da Matemática
Ibn Turk
Investigação matemática
Tecnologias digitais da informação e comunicação
topic Álgebra geométrica
Ensino de Matemática
Equações quadráticas
História da Matemática
Ibn Turk
Investigação matemática
Tecnologias digitais da informação e comunicação
description O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-05T00:21:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-05T00:21:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MUNIZ, Jéssica Targino. Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29954
identifier_str_mv MUNIZ, Jéssica Targino. Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. 2020. 276f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/2/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/3/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/1/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7618181b0dca742764a7ee5f23911f07
0b6576edb9c1b547b7f09739b64f2024
5276ef15c172f4041564fad3ce816eca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833009074896896