Soluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29954 |
Resumo: | O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas. |
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Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas.The present work deals with the presentation of a notebook of activities that aims at the integration between the History of Mathematics (HM) and the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) through Mathematical Research (IM) for the teaching of geometric algebra in Teaching Superior, notably, in the mathematics degree. Regarding the historical topic, we decided to study solutions of quadratic equations from the perspective of Abd Al-Hamid Ibn Turk, an Islamic mathematician who lived in the 9th century. From bibliographic research, the first phase of this study, we found that the main work on Ibn Turk is by Sayili (1962), entitled Logical Necessities in Mixed Equations by 'Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, in Portuguese, Necessidades Logics in Mixed Equations: 'Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time. Thus, this document is our main reference, dealing with the resolution of polynomial equations of the 2nd degree from a geometric reasoning. The bibliographic research resulted in the second phase of this work, the elaboration of the activity booklet, which brings the possibility for students to carry out historical investigations, with the support of the Geogebra software, establishing relations between algebra and geometry. This activity book was applied to a class of Didactics of Mathematics I (MAT1516) of the degree course in mathematics at UFRN in 2019.2. Such an application showed that technologies assist in the process of (re) construction of mathematical discoveries as students optimize the time to elaborate constructions, thus leaving more time to make investigations inspired by the problems of the History of Mathematics. In addition, these activities caused interest in studying the mathematical concepts covered and provided active participation of students in the construction / development of knowledge. It is noteworthy that all this qualitative research resulted in an educational product developed based on the above, available to teachers who want to use it in their classes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilÁlgebra geométricaEnsino de MatemáticaEquações quadráticasHistória da MatemáticaIbn TurkInvestigação matemáticaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoSoluções de equações quadráticas por 'Abd al Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txtSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain526153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/2/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.txt7618181b0dca742764a7ee5f23911f07MD52THUMBNAILSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpgSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/3/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf.jpg0b6576edb9c1b547b7f09739b64f2024MD53ORIGINALSolucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdfapplication/pdf10543432https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29954/1/Solucoesequacoesquadraticas_Muniz_2020.pdf5276ef15c172f4041564fad3ce816ecaMD51123456789/299542024-03-21 15:02:39.016oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29954Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T18:02:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Ibn Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid Ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid Ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas. |
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