O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21984
Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil – identidade infantil erotizada – a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos “adultizados” de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.
id UFRN_31932609dd92d68fae376d5ed15dc62d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21984
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Clara Beatriz Santos Pereira daCoutinho, Karyne DiasCunha, Marlecio Maknamara da SilvaDias, Adelaide AlvesCavalcante, Ilane FerreiraMomo, Mariangela2017-02-14T19:58:54Z2017-02-14T19:58:54Z2016-02-25SILVA, Clara Beatriz Santos Pereira da. O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21984Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil – identidade infantil erotizada – a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos “adultizados” de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.This work focused on the constitution of child identity, in particular, the eroticization of child identity based on the cultural consumption of pop songs with erotic content and its materialization in a specific kindergarten school from the city of Natal, Brazil. The present study aimed to highlight and discuss how cultural consumption of pop songs with erotic content contributes to the formation of eroticized children's identities, supported by Cultural Studies in Education in a post-structuralism aspect. It is known that childhood has a cultural, social and historical background, subject to changes related to the situations in which children are involved. Accordingly, it is emphasized that the contemporaneity set up unique conditions that produce new ways of being a child and living childhood again. From this statement, it was considered that the pop songs lyrics with erotic content and certain practices related to them, have effects on the ways of being a child in contemporaneity and operate on the constitution of an eroticized child identity. Thus, it sought inspiration in Foucault's discourse analysis contributions to understand the lyrics content and the children’s speeches. As well as methodological strategies, there was an ethnographic inspiration look at the children surveyed in a kindergarten school from the city of Natal, through entries posted in a journal about the children daily activities that were related to the research questions. The analysis focused on the fragments of the pop songs lyrics with erotic content; the children speeches and actions were observed and recorded in the school context that were related to the pop songs with erotic content and some of the cultural framework materials that refer to pop songs with erotic content in circulation nowadays. Therefore, it was possible to show, among other findings, that children of contemporaneity along with the effects of pop songs with erotic content invest in bodily movements that contribute to the construction of a sensual and eroticized body. Also, it is evident that the songs in question demonstrate a morally wrong adult behavior of being a child, marked by conflicts of generations. These aspects contribute in potential for the formation of eroticized children's identities.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação infantilEstudos culturaisIdentidades infantisMúsicas popErotização infantilO consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdfClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3109701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/1/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdfd0c73440c533780c3ccce4c88baf9a0aMD51TEXTClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain288117https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/4/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txt80966280937add6e2ec4f07122724d1bMD54THUMBNAILClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11595https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/5/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpga4611659b1f3ea7ac9c368e83ac2a0daMD55123456789/219842017-11-04 08:16:19.018oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T11:16:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
title O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
spellingShingle O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Estudos culturais
Identidades infantis
Músicas pop
Erotização infantil
title_short O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
title_full O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
title_fullStr O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
title_full_unstemmed O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
title_sort O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
author Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da
author_facet Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dias, Adelaide Alves
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Momo, Mariangela
contributor_str_mv Momo, Mariangela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Estudos culturais
Identidades infantis
Músicas pop
Erotização infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Estudos culturais
Identidades infantis
Músicas pop
Erotização infantil
description Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil – identidade infantil erotizada – a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos “adultizados” de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T19:58:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-14T19:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Clara Beatriz Santos Pereira da. O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21984
identifier_str_mv SILVA, Clara Beatriz Santos Pereira da. O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/1/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/4/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21984/5/ClaraBeatrizSantosPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0c73440c533780c3ccce4c88baf9a0a
80966280937add6e2ec4f07122724d1b
a4611659b1f3ea7ac9c368e83ac2a0da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117581627195392