Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andozio, Juliana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173746
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_daad54f7839cc598575471213e8941dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173746
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentesGênero. Sexualidade. Erotização. Música Sexista.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho de conclusão de curso faz uma análise sobre a possível influência da música no aspecto cognitivo e comportamental de crianças e adolescentes na sociedade. O objeto de investigação são letras de músicas de diferentes gêneros - identificadas como sexistas a partir de uma fundamentação teórica em gênero, feminismo e relações de poder. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo com um grupo composto por estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio da Escola de Educação Básica São Tarcísio, localizado no município de São Bonifácio, no estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e redações distribuídas para o grupo. O estudo parte de uma seleção feita pelos(as) próprios jovens do grupo focal das músicas mais ouvidas em diferentes gêneros musicais. Tendo em vista a realidade e a construção histórico-social da cidade, os resultados observados sinalizam grande parte das letras que compõem um cenário machista e sexista, que influenciam nas formas de pensar e agir destes adolescentes nos envolvimentos e relacionamentos afetivos. Diante de um quadro depreciativo da figura feminina a intervenção pedagógica por meio de instrumentalização destes jovens com conceitos de sexualidade, diversidade, feminismo, erotismo e gênero, resulta especialmente na desconstrução dos comportamentos equivocados e sexistas e consequentemente na conscientização dos elementos sexistas e erotizados presentes nas letras destas músicas.This final thesis makes an analysis about the possible influence of music on the cognitive and behavioral aspect of children and adolescents in the society. The research object is song lyrics of different genres-identified as sexist from a theoretical basis in gender, feminism and power relations. This is a qualitative field research with a group composed of elementary school students (final years) and high school students from the São Tarcísio School of Basic Education, located in the municipality of São Bonifácio, in the state of Santa Catarina. The instruments of data collection are questionnaires and essays distributed to the group. The study is based on a selection made by the young people of the focal group of the most heard songs in different musical genres. Considering the reality and the social-historical construction of the city, the observed results signal a large part of the letters that compose a sexist and sexist scenario that influence the way these adolescents think and act in affective involvements and relationships. In the face of a derogatory picture of the female figure, pedagogical intervention through the instrumentalisation of these young people with concepts of sexuality, diversity, feminism, eroticism and gender, results especially in the deconstruction of the mistaken and sexist behaviors and consequently in the awareness of the sexist and erotic elements present in Lyrics of these songs.Florianópolis, SCSantos, Rochelle Cristina dosUniversidade Federal de Santa CatarinaAndozio, Juliana2017-02-24T22:09:38Z2017-02-24T22:09:38Z16-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173746porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:09:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173746Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:09:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
title Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
spellingShingle Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
Andozio, Juliana
Gênero. Sexualidade. Erotização. Música Sexista.
title_short Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
title_full Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
title_fullStr Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
title_sort Sexismo e o machismo na música: uma possível influência na formação e erotização de crianças e adolescentes
author Andozio, Juliana
author_facet Andozio, Juliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rochelle Cristina dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andozio, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Sexualidade. Erotização. Música Sexista.
topic Gênero. Sexualidade. Erotização. Música Sexista.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 16-12-17
2017-02-24T22:09:38Z
2017-02-24T22:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173746
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952865673216