Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35599 |
Resumo: | Pode-se dizer que o cenário mercadológico está cada vez mais globalizado, dinâmico e competitivo, devendo os gestores estarem cada vez mais atualizados com o mercado, entendendo as necessidades dos clientes, sendo de extrema importância a presença de um planejamento estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um planejamento estratégico na empresa Empório Regional, fazendo um diagnóstico na empresa com o intuito de apresentar iniciativas estratégicas que possam configurar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, levando em consideração os ambientes internos e externos no qual a empresa está submetida. Para isso, foi realizada uma análise da identidade organizacional da empresa, definindo o negócio, missão e visão da organização; além da análise dos ambientes externos e internos da organização e das vantagens competitivas que a empresa apresenta, sendo estabelecidos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que configuraram os planos de ação propostos. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com os gestores, observações pelo autor do trabalho no local de pesquisa, além da utilização das ferramentas matriz SWOT e Balanced Scorecard. Por fim, o presente trabalho destaca a importância da presença de um planejamento estratégico nas empresas, contribuindo para uma gestão mais sólida e eficiente. |
id |
UFRN_31a560b451334ee1e472376d252e26ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35599 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Renato da CunhaAraújo, Fábio ResendeGianasi, Luciana Bezerra de SouzaCalazans, Dinara Leslye Macedo e Silva2019-12-02T17:34:28Z2021-09-20T15:26:22Z2019-12-02T17:34:28Z2021-09-20T15:26:22Z2019-11-2620150106559MEDEIROS, Renato da Cunha. Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional. 2019. 72f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35599Pode-se dizer que o cenário mercadológico está cada vez mais globalizado, dinâmico e competitivo, devendo os gestores estarem cada vez mais atualizados com o mercado, entendendo as necessidades dos clientes, sendo de extrema importância a presença de um planejamento estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um planejamento estratégico na empresa Empório Regional, fazendo um diagnóstico na empresa com o intuito de apresentar iniciativas estratégicas que possam configurar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, levando em consideração os ambientes internos e externos no qual a empresa está submetida. Para isso, foi realizada uma análise da identidade organizacional da empresa, definindo o negócio, missão e visão da organização; além da análise dos ambientes externos e internos da organização e das vantagens competitivas que a empresa apresenta, sendo estabelecidos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que configuraram os planos de ação propostos. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com os gestores, observações pelo autor do trabalho no local de pesquisa, além da utilização das ferramentas matriz SWOT e Balanced Scorecard. Por fim, o presente trabalho destaca a importância da presença de um planejamento estratégico nas empresas, contribuindo para uma gestão mais sólida e eficiente.It can be said that the Market scenario is increasingly globalized, dynamic and competitive, therefore, managers should be updated with the market, understanding customer needs, being extremely important the presence of strategic planning. Therefore, this work has as objective the accomplishment of a strategic planning in the company Empório Regional, making a diagnosis in the company in order to present strategic initiatives that can set competitive advantages over competitors, taking into consideration the internal and external environments in which the company is subjected. For this, an analysis of the organizational identity of the company was performed, defining the business, mission and vision of the organization; beyond the analysis of the external and internal environments of the organization and the competitive advantages that the company presents, being established strategic objectives, goals, indicators and strategies that set up the proposed action plans. For obtaining the data, an interview was conducted with the managers, observations were made by the author of the work at the research site, besides using the SWOT and Balanced Scorecard tools. Finally, this paper highlights the importance of the presence of strategic planning in companies, contributing to a more solid and efficient management.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento estratégicoVantagem competitivaAnálise ambientalBalanced scorecardSWOTPlanejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain140120https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/1/PlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdf.txt3c4536d83b06b6b684286333e8526159MD51ORIGINALPlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdfPlanejamentoEstratégico_Medeiros_2019application/pdf1124476https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/2/PlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdfdf0e3642fd5d613b7385d1966d9542dfMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/355992021-09-20 12:26:22.481oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:26:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
title |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
spellingShingle |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional Medeiros, Renato da Cunha Planejamento estratégico Vantagem competitiva Análise ambiental Balanced scorecard SWOT |
title_short |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
title_full |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
title_fullStr |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
title_sort |
Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional |
author |
Medeiros, Renato da Cunha |
author_facet |
Medeiros, Renato da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Fábio Resende |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gianasi, Luciana Bezerra de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Renato da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva |
contributor_str_mv |
Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva Análise ambiental Balanced scorecard SWOT |
topic |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva Análise ambiental Balanced scorecard SWOT |
description |
Pode-se dizer que o cenário mercadológico está cada vez mais globalizado, dinâmico e competitivo, devendo os gestores estarem cada vez mais atualizados com o mercado, entendendo as necessidades dos clientes, sendo de extrema importância a presença de um planejamento estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar um planejamento estratégico na empresa Empório Regional, fazendo um diagnóstico na empresa com o intuito de apresentar iniciativas estratégicas que possam configurar vantagens competitivas em relação aos concorrentes, levando em consideração os ambientes internos e externos no qual a empresa está submetida. Para isso, foi realizada uma análise da identidade organizacional da empresa, definindo o negócio, missão e visão da organização; além da análise dos ambientes externos e internos da organização e das vantagens competitivas que a empresa apresenta, sendo estabelecidos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que configuraram os planos de ação propostos. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com os gestores, observações pelo autor do trabalho no local de pesquisa, além da utilização das ferramentas matriz SWOT e Balanced Scorecard. Por fim, o presente trabalho destaca a importância da presença de um planejamento estratégico nas empresas, contribuindo para uma gestão mais sólida e eficiente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-02T17:34:28Z 2021-09-20T15:26:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-02T17:34:28Z 2021-09-20T15:26:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150106559 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Renato da Cunha. Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional. 2019. 72f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35599 |
identifier_str_mv |
20150106559 MEDEIROS, Renato da Cunha. Planejamento estratégico: um diagnóstico na empresa Empório Regional. 2019. 72f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/1/PlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/2/PlanejamentoEstrategico_Medeiros_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35599/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c4536d83b06b6b684286333e8526159 df0e3642fd5d613b7385d1966d9542df e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833055554076672 |