Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ianne Silva Cortêz de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294
Resumo: A pandemia da Covid-19 é a maior emergência de saúde pública a nível mundial, sabe-se que esta trouxe consigo transformações profundas à sociedade e, especialmente, ao mercado empresarial de supermercados. Sabe-se que os indivíduos, suas relações, modos de viver, trabalhar e consumir são impactados, exigindo novos modelos de negócios. Para compreender todo este contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção do consumo em cenários de pandemia, na ótica dos gestores de supermercado da cidade de Natal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória de abordagem quantitativa, que utilizou para a coleta de dados a aplicação de questionários. Contudo, é valido ressaltar que o congelamento temporal de muitas atividades reflete diretamente no consumidor, além de existir preocupações crescentes sobre os efeitos frente a necessidade de sustentar regras de comportamento, como o distanciamento social para reduzir o risco de novos contágios de vírus no futuro. Acrescenta-se ainda, que o consumidor está aprendendo a consumir nos novos tempos e bastante propenso a fazer esse processo de aprendizado em conjunto com seu fornecedor. Em conclusão, os gestores acreditam nos aspectos passíveis de melhorias e indica uma esperança em tempos de maior compartilhamento entre as partes, em busca de um mundo melhor e mais equânime. O estudo, apesar de ser local, cria oportunidades para novas pesquisas. É sugerido que tenha uma dedicação especial para a compreensão da relação entre o comportamento do consumidor e o consumidor final diante a pandemia do coronavírus, não estudado neste trabalho de conclusão de curso.
id UFRN_322984e65441368cbb896abfb4ce0d3e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35294
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Ianne Silva Cortêz dePignataro, ThelmaMarinho, Alexandre Magno de SiqueiraOrsini, Anna Carolina RodriguesThelma, Pignataro2021-08-24T20:01:46Z2021-09-20T15:05:14Z2021-08-24T20:01:46Z2021-09-20T15:05:14Z2021-04-202014092939ALMEIDA, Ianne Silva Cortêz de. Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294A pandemia da Covid-19 é a maior emergência de saúde pública a nível mundial, sabe-se que esta trouxe consigo transformações profundas à sociedade e, especialmente, ao mercado empresarial de supermercados. Sabe-se que os indivíduos, suas relações, modos de viver, trabalhar e consumir são impactados, exigindo novos modelos de negócios. Para compreender todo este contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção do consumo em cenários de pandemia, na ótica dos gestores de supermercado da cidade de Natal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória de abordagem quantitativa, que utilizou para a coleta de dados a aplicação de questionários. Contudo, é valido ressaltar que o congelamento temporal de muitas atividades reflete diretamente no consumidor, além de existir preocupações crescentes sobre os efeitos frente a necessidade de sustentar regras de comportamento, como o distanciamento social para reduzir o risco de novos contágios de vírus no futuro. Acrescenta-se ainda, que o consumidor está aprendendo a consumir nos novos tempos e bastante propenso a fazer esse processo de aprendizado em conjunto com seu fornecedor. Em conclusão, os gestores acreditam nos aspectos passíveis de melhorias e indica uma esperança em tempos de maior compartilhamento entre as partes, em busca de um mundo melhor e mais equânime. O estudo, apesar de ser local, cria oportunidades para novas pesquisas. É sugerido que tenha uma dedicação especial para a compreensão da relação entre o comportamento do consumidor e o consumidor final diante a pandemia do coronavírus, não estudado neste trabalho de conclusão de curso.The Covid-19 pandemic is the largest public health emergency in the world, it is known that this has brought about profound changes in society and, especially, in the supermarket business market. It is known that nodes, their relationships, ways of living, working and consuming are impacted, requiring new business models. To understand this whole context, the present study aimed to analyze the perception of consumption in pandemic scenarios, from the perspective of supermarket managers in the city of Natal. It is an applied, descriptive and exploratory research with a quantitative approach, which uses questionnaires to collect data. However, it is worth noting that the temporal freeze of many activities directly reflects on the consumer, in addition to growing concerns about the side effects of the need to sustain rules of behavior, such as social distance to reduce the risk of new virus contagions in the future. It is also added that the consumer is learning to consume in the new times and is quite prone to do this learning process together with his supplier. In conclusion, managers believe in aspects that can be improved and indicate hope in times of greater sharing between the parties, in search of a better and more equitable world. The study, despite the location, creates opportunities for further research. It is suggested that you have a special dedication to understanding the relationship between consumer behavior and the final consumer in the face of the coronavirus pandemic, not studied in this course conclusion paper.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPandemiaCovid-19Comportamento do consumidorGestorSupermercadosComportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALComportamentoConsumoSupermercados_Almeida_2021.pdfapplication/pdf587373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/3/ComportamentoConsumoSupermercados_Almeida_2021.pdf8ced11d0b87782a2684cba7220fb65f9MD53123456789/352942023-06-23 14:47:46.014oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-23T17:47:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
title Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
spellingShingle Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
Almeida, Ianne Silva Cortêz de
Pandemia
Covid-19
Comportamento do consumidor
Gestor
Supermercados
title_short Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
title_full Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
title_fullStr Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
title_full_unstemmed Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
title_sort Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia
author Almeida, Ianne Silva Cortêz de
author_facet Almeida, Ianne Silva Cortêz de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marinho, Alexandre Magno de Siqueira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ianne Silva Cortêz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thelma, Pignataro
contributor_str_mv Thelma, Pignataro
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Covid-19
Comportamento do consumidor
Gestor
Supermercados
topic Pandemia
Covid-19
Comportamento do consumidor
Gestor
Supermercados
description A pandemia da Covid-19 é a maior emergência de saúde pública a nível mundial, sabe-se que esta trouxe consigo transformações profundas à sociedade e, especialmente, ao mercado empresarial de supermercados. Sabe-se que os indivíduos, suas relações, modos de viver, trabalhar e consumir são impactados, exigindo novos modelos de negócios. Para compreender todo este contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção do consumo em cenários de pandemia, na ótica dos gestores de supermercado da cidade de Natal. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória de abordagem quantitativa, que utilizou para a coleta de dados a aplicação de questionários. Contudo, é valido ressaltar que o congelamento temporal de muitas atividades reflete diretamente no consumidor, além de existir preocupações crescentes sobre os efeitos frente a necessidade de sustentar regras de comportamento, como o distanciamento social para reduzir o risco de novos contágios de vírus no futuro. Acrescenta-se ainda, que o consumidor está aprendendo a consumir nos novos tempos e bastante propenso a fazer esse processo de aprendizado em conjunto com seu fornecedor. Em conclusão, os gestores acreditam nos aspectos passíveis de melhorias e indica uma esperança em tempos de maior compartilhamento entre as partes, em busca de um mundo melhor e mais equânime. O estudo, apesar de ser local, cria oportunidades para novas pesquisas. É sugerido que tenha uma dedicação especial para a compreensão da relação entre o comportamento do consumidor e o consumidor final diante a pandemia do coronavírus, não estudado neste trabalho de conclusão de curso.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-24T20:01:46Z
2021-09-20T15:05:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-24T20:01:46Z
2021-09-20T15:05:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014092939
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Ianne Silva Cortêz de. Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294
identifier_str_mv 2014092939
ALMEIDA, Ianne Silva Cortêz de. Comportamento de consumo em supermercados de Natal: a ótica de gestores em cenário de pandemia. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35294/3/ComportamentoConsumoSupermercados_Almeida_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
8ced11d0b87782a2684cba7220fb65f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832763138736128