Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Douglas de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694
Resumo: Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural.
id UFRN_33b7a44750ccde403d8b03f06cd97033
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50694
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Douglas de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3276436982330644Viegas, Carlos Manuel Diashttp://lattes.cnpq.br/3134700668982522Cavalcanti, Anderson Luiz De Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7224754476792019Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes2022-12-26T16:02:58Z2022-12-26T16:02:58Z2022-12-21CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural.This work presents a chatbot capable of helping the main public of private health clinics, the patients, to schedule medical appointments in integration with QuarkClinic, a management system for these institutions. The application consists of a virtual interface in chat format, located in an online scheduling portal, where patients can interact textually with the chatbot. Several interactions can be made, such as: Scheduling consultations at a certain time, canceling consultations and listing the history of appointments. The aim is to increase the practicality and speed in scheduling appointments without the need for dedicated human service. For this work, programming languages such as Javascript, Java and its Vue and Spring Boot frameworks were used, in addition to Apache NLP, a library based on machine learning for text processing based on natural language.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ComputaçãoUFRNBrasilDepartamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA)Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOChatbotsNatural Language ProcessingWebProcessamento de linguagem naturalVueSpring-bootApacheNLPDesenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em ClínicasDevelopment of a Chatbot for Scheduling Appointments in Clinicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALchatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdfchatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf1772939https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/1/chatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdf36fc840f610eb3429ed86a0a4d5339a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/506942022-12-26 13:02:59.575oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50694Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-26T16:02:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development of a Chatbot for Scheduling Appointments in Clinics
title Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
spellingShingle Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
Carvalho, Douglas de Souza
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Chatbots
Natural Language Processing
Web
Processamento de linguagem natural
Vue
Spring-boot
ApacheNLP
title_short Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
title_full Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
title_fullStr Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
title_sort Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
author Carvalho, Douglas de Souza
author_facet Carvalho, Douglas de Souza
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3276436982330644
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Viegas, Carlos Manuel Dias
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3134700668982522
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcanti, Anderson Luiz De Oliveira
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7224754476792019
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Douglas de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes
contributor_str_mv Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Chatbots
Natural Language Processing
Web
Processamento de linguagem natural
Vue
Spring-boot
ApacheNLP
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbots
Natural Language Processing
Web
Processamento de linguagem natural
Vue
Spring-boot
ApacheNLP
description Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-26T16:02:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-26T16:02:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694
identifier_str_mv CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/1/chatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
36fc840f610eb3429ed86a0a4d5339a4
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117897715187712