Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural. |
id |
UFRN_33b7a44750ccde403d8b03f06cd97033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50694 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Douglas de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3276436982330644Viegas, Carlos Manuel Diashttp://lattes.cnpq.br/3134700668982522Cavalcanti, Anderson Luiz De Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7224754476792019Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes2022-12-26T16:02:58Z2022-12-26T16:02:58Z2022-12-21CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural.This work presents a chatbot capable of helping the main public of private health clinics, the patients, to schedule medical appointments in integration with QuarkClinic, a management system for these institutions. The application consists of a virtual interface in chat format, located in an online scheduling portal, where patients can interact textually with the chatbot. Several interactions can be made, such as: Scheduling consultations at a certain time, canceling consultations and listing the history of appointments. The aim is to increase the practicality and speed in scheduling appointments without the need for dedicated human service. For this work, programming languages such as Javascript, Java and its Vue and Spring Boot frameworks were used, in addition to Apache NLP, a library based on machine learning for text processing based on natural language.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ComputaçãoUFRNBrasilDepartamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA)Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOChatbotsNatural Language ProcessingWebProcessamento de linguagem naturalVueSpring-bootApacheNLPDesenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em ClínicasDevelopment of a Chatbot for Scheduling Appointments in Clinicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALchatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdfchatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf1772939https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/1/chatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdf36fc840f610eb3429ed86a0a4d5339a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/506942022-12-26 13:02:59.575oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-26T16:02:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Development of a Chatbot for Scheduling Appointments in Clinics |
title |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas Carvalho, Douglas de Souza CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Chatbots Natural Language Processing Web Processamento de linguagem natural Vue Spring-boot ApacheNLP |
title_short |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
title_full |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
title_sort |
Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas |
author |
Carvalho, Douglas de Souza |
author_facet |
Carvalho, Douglas de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3276436982330644 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Viegas, Carlos Manuel Dias |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3134700668982522 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Anderson Luiz De Oliveira |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7224754476792019 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Douglas de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes |
contributor_str_mv |
Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Chatbots Natural Language Processing Web Processamento de linguagem natural Vue Spring-boot ApacheNLP |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbots Natural Language Processing Web Processamento de linguagem natural Vue Spring-boot ApacheNLP |
description |
Este trabalho apresenta um chatbot capaz de ajudar o público principal de clínicas de saúde particulares, os pacientes, à realizar agendamentos de consultas médicas em integração ao QuarkClinic, sistema de gerenciamento para essas instituições. A aplicação consiste em uma interface virtual no formato de chat, localizado em um portal de agendamentos online, em que os pacientes podem interagir textualmente com o chatbot. Poderão ser feitas várias interações, tais como: Marcação de consultas em determinado horário, cancelamento de consultas e listagem do histórico de marcações. O intuito é aumentar a praticidade e velocidade no agendamento de consultas sem a necessidade de atendimento humano dedicado. Para este trabalho foram utilizadas linguagens de programação como Javascript, Java e seus frameworks Vue e Spring Boot, além do ApacheNLP, biblioteca baseado em aprendizado de máquina para processamento de texto baseado em linguagem natural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-26T16:02:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-26T16:02:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Douglas de Souza. Desenvolvimento de um Chatbot para Marcação de Consultas em Clínicas. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/1/chatbotMarcarConsulta_Carvalho_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50694/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 36fc840f610eb3429ed86a0a4d5339a4 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117897715187712 |