Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elis Betânia Guedes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16173
Resumo: This work aims to identify, describe and analyze the main mechanisms of reference present in the texts produced by students that are finishing their fundamental school. With this in mind, we observe 46 Portuguese classes. The class was in its 9th Fundamental level, in a public school of the Cruzeta, RN. In this period, we collected our corpus that is composed by the papers that students produced. This research has an ethnographic approach and it has as theoretical support some studies about some mechanisms of reference, specifically, the lexical repetition and anaphor. In general, we are based on the studies about cohesive mechanisms from authors as Adam (2008); Beaugrande and Dressler (1981, 1997); Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006); Bessa Neto (1991) and Neves (2006). In the corpus, we could identify some lexical repetitions (literal, with estrutural variation), as well as, anaphors, mainly pronominal ones. Then, we can notice that most students have showed difficulties in the use of those mechanisms of reference as a strategy of textual progression
id UFRN_359fed09ddf219fe9dc72b6388229e6c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16173
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Elis Betânia Guedes dahttp://lattes.cnpq.br/2982512419824218http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Galvão, Marise Adriana Mamedehttp://lattes.cnpq.br/1829337364208280Souza, Gilton Sampaio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5Rodrigues, Maria das Graças Soares2014-12-17T15:06:48Z2010-07-142014-12-17T15:06:48Z2010-02-26COSTA, Elis Betânia Guedes da. Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16173This work aims to identify, describe and analyze the main mechanisms of reference present in the texts produced by students that are finishing their fundamental school. With this in mind, we observe 46 Portuguese classes. The class was in its 9th Fundamental level, in a public school of the Cruzeta, RN. In this period, we collected our corpus that is composed by the papers that students produced. This research has an ethnographic approach and it has as theoretical support some studies about some mechanisms of reference, specifically, the lexical repetition and anaphor. In general, we are based on the studies about cohesive mechanisms from authors as Adam (2008); Beaugrande and Dressler (1981, 1997); Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006); Bessa Neto (1991) and Neves (2006). In the corpus, we could identify some lexical repetitions (literal, with estrutural variation), as well as, anaphors, mainly pronominal ones. Then, we can notice that most students have showed difficulties in the use of those mechanisms of reference as a strategy of textual progressionEste trabalho tem por objetivo identificar, descrever, analisar e interpretar os mecanismos de referenciação mais recorrentes nas produções de texto dos alunos concluintes do Ensino Fundamental. Para tanto, acompanhamos 46 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Cruzeta, RN. Nesse período, coletamos as redações que constituem o nosso corpus. A pesquisa segue uma abordagem etnográfica e teve como suporte teórico estudos realizados sobre os mecanismos de referenciação, em especial, a repetição lexical e a anáfora. De forma geral, fundamentamonos em estudos sobre os mecanismos coesivos a partir de autores como Adam (2008), Beaugrande e Dressler (1981, 1997), Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006), Bessa Neto (1991) e Neves (2006). No corpus, foram identificadas ocorrências de repetições lexicais (literal, com variação e estrutural), assim como anáforas, sendo mais frequentes as pronominais. Nesse sentido, constatamos que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em utilizar esses mecanismos de referenciação como estratégia de progressão textualapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaMecanismos de referenciaçãoProgressão textualMechanisms of referenceTextual progressionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAMecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElisBGC_DISSERT.pdfapplication/pdf1965027https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/1/ElisBGC_DISSERT.pdf8ba2574da3e9ca0673c27e5e731c450aMD51TEXTElisBGC_DISSERT.pdf.txtElisBGC_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263620https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/6/ElisBGC_DISSERT.pdf.txt7a068641038aadbe345312191e0c2287MD56THUMBNAILElisBGC_DISSERT.pdf.jpgElisBGC_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2890https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/7/ElisBGC_DISSERT.pdf.jpg47f750da21549313fb66a8ee5c027ac6MD57123456789/161732017-11-02 04:52:47.472oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16173Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T07:52:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
title Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
spellingShingle Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
Costa, Elis Betânia Guedes da
Mecanismos de referenciação
Progressão textual
Mechanisms of reference
Textual progression
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
title_full Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
title_fullStr Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
title_sort Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental
author Costa, Elis Betânia Guedes da
author_facet Costa, Elis Betânia Guedes da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2982512419824218
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1829337364208280
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Souza, Gilton Sampaio de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elis Betânia Guedes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria das Graças Soares
contributor_str_mv Rodrigues, Maria das Graças Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Mecanismos de referenciação
Progressão textual
topic Mecanismos de referenciação
Progressão textual
Mechanisms of reference
Textual progression
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mechanisms of reference
Textual progression
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work aims to identify, describe and analyze the main mechanisms of reference present in the texts produced by students that are finishing their fundamental school. With this in mind, we observe 46 Portuguese classes. The class was in its 9th Fundamental level, in a public school of the Cruzeta, RN. In this period, we collected our corpus that is composed by the papers that students produced. This research has an ethnographic approach and it has as theoretical support some studies about some mechanisms of reference, specifically, the lexical repetition and anaphor. In general, we are based on the studies about cohesive mechanisms from authors as Adam (2008); Beaugrande and Dressler (1981, 1997); Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006); Bessa Neto (1991) and Neves (2006). In the corpus, we could identify some lexical repetitions (literal, with estrutural variation), as well as, anaphors, mainly pronominal ones. Then, we can notice that most students have showed difficulties in the use of those mechanisms of reference as a strategy of textual progression
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-14
2014-12-17T15:06:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Elis Betânia Guedes da. Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16173
identifier_str_mv COSTA, Elis Betânia Guedes da. Mecanismos de coesão referencial na produção escrita de alunos concluintes do ensino fundamental. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Aplicada; Literatura Comparada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/1/ElisBGC_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/6/ElisBGC_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16173/7/ElisBGC_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ba2574da3e9ca0673c27e5e731c450a
7a068641038aadbe345312191e0c2287
47f750da21549313fb66a8ee5c027ac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813890917087576064