Desenho nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26355 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário. |
id |
UFRN_36a39118ce12af111e5288a064f99541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26355 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Hissett, Márcia Le SénéchalAndruchak, Marcos AlbertoRupp, BettinaBezerra, Adeilza Gomes da SilvaGuaraldo, Lais2018-12-13T22:19:15Z2018-12-13T22:19:15Z2018-08-09HISSETT, Márcia Le Sénéchal. Desenho nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26355Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário.This dissertation presents a reflection on the teaching and learning experience of drawing, an area of knowledge pertinent to the universe of the visual arts, in the final years of Elementary School and, consequently, on the educational actions carried out for this purpose in two municipal schools of Natal / RN. The overall goal of the research was to process such experience as a promoter of integral student development, with an emphasis on the role of design in cognitive development. The research focused on reviewing the role of design in the training of the young students involved. There were two distinct experiences: in Vila de Ponta Negra, Natal and in Parnamirim / RN, which associated the methodology that we were proposing with practices inside and outside the school. It is a qualitative research that deals with the interactions between mediator and students to understand how to promote internalizations about the real and virtual means of constructing, creating and expressing themselves with graphics, motivating continuity in studies and helping in professional choices, helping in different moments of life. Through this intercommunication and intersubjectivity, it is participatory action research that allowed the creation of a method of contextualization for each experience, thus confirming, in an open way, the renewal of the approach to each opportunity, even though it is the millennial theme and the concepts and elements of language so well known to those who dedicate themselves to it. The study showed how the design can contribute in a comprehensive way to the organization of the thought, to the acquisition of organizational, projective, creative and expressive abilities, raising the potential of synthesis and problem solving by the students. For all this, it is argued here that drawing is indispensable for the overall development of the human being and for deep reasons can not be overlooked or approached as a secondary didactic resource.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: PROFARTESDesenhoArte-educaçãoEnsino de arteExpressão gráficaPráticas pedagógicasDesenho nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain208534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/2/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtbc5eedba498549298d32d40c4710ca03MD52THUMBNAILDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpgDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2047https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/3/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpg90c71f64a10b72be5932ed7b39690c1fMD53TEXTDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain208534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/2/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txtbc5eedba498549298d32d40c4710ca03MD52THUMBNAILDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpgDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2047https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/3/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpg90c71f64a10b72be5932ed7b39690c1fMD53ORIGINALDesenhoanosfinais_Hissett_2018.pdfapplication/pdf2969668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/1/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf9c635a1a751c503caec9444fd94c0ec3MD51123456789/263552019-01-30 13:55:41.571oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26355Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:55:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
title |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental Hissett, Márcia Le Sénéchal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: PROFARTES Desenho Arte-educação Ensino de arte Expressão gráfica Práticas pedagógicas |
title_short |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Desenho nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Hissett, Márcia Le Sénéchal |
author_facet |
Hissett, Márcia Le Sénéchal |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andruchak, Marcos Alberto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rupp, Bettina |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bezerra, Adeilza Gomes da Silva |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hissett, Márcia Le Sénéchal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guaraldo, Lais |
contributor_str_mv |
Guaraldo, Lais |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: PROFARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: PROFARTES Desenho Arte-educação Ensino de arte Expressão gráfica Práticas pedagógicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Arte-educação Ensino de arte Expressão gráfica Práticas pedagógicas |
description |
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-13T22:19:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-13T22:19:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HISSETT, Márcia Le Sénéchal. Desenho nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26355 |
identifier_str_mv |
HISSETT, Márcia Le Sénéchal. Desenho nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/2/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/3/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/2/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/3/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26355/1/Desenhoanosfinais_Hissett_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc5eedba498549298d32d40c4710ca03 90c71f64a10b72be5932ed7b39690c1f bc5eedba498549298d32d40c4710ca03 90c71f64a10b72be5932ed7b39690c1f 9c635a1a751c503caec9444fd94c0ec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832629204123648 |