Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Moabe Breno Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29346
Resumo: O objetivo principal desta tese é analisar a memória turística de residentes gerada a partir da Fanpage da Prefeitura Municipal de Salvador. A pesquisa concentra uma preocupação com a comunicação da cidade turística, considerando processos interativos nos espaços físicos e virtuais como o objeto da comunicação contemporânea. Desenvolveu-se uma perspectiva transmetodológica (Maldonado, 2013), com a articulação entre os métodos crítico-dialético (Martins, 1994) e retrodução (Peirce, 2005). Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, entrevista semiestruturada a gestores municipais, observação participativa em eventos e atrativos turísticos, análise da estrutura das publicações turísticas na Fanpage da prefeitura e a construção da equação semiótica. Esta corresponde à delimitação de nove categorias de análise da memória turística, por meio da equivalência entre as regularidades discursivas de Michel Foucault (2014) e as categorias de triádicas de Charles Sanders Peirce (2005). O processo de análise envolve nesta ordem: monitoramento da Fanpage, seleção dos processos interativos turísticos, contato com os residentes que comentaram nas publicações turísticas, aplicação das questões referentes às categorias de análise da memória, tabulação de dados e observação participativa nos locais de residência dos entrevistados. Para a seleção dos entrevistados, consideraram-se os seguintes critérios: ter comentado na postagem turística da prefeitura durante uma semana após a publicação, ser residente em Salvador e aceitar participação na pesquisa. A interatividade com o seguidor envolveu a identificação de seu local de residência, ‘stalkeando’ seu perfil, curtida em sua manifestação na rede, seguido de contado pelo Messenger. A pesquisa identificou uma memória turística idílica, que considera o turismo como uma segunda realidade, assemelhando-se a um jogo do prazer, e a memória pulsional, que estabelece o turismo como uma cultura específica da cidade construída a partir do movimento de residentes. A cultura turística é dotada de fricções, nas quais o residente tenta equilibrar as angústias e prazeres que fomentam seu cotidiano ao mesmo tempo em que produz símbolos que têm força de atração de turistas. Ainda, de acordo com a pesquisa, as postagens turísticas na Fanpage da Prefeitura de Salvador correspondem a um acoplamento estrutural que reúne características do jornalismo, da publicidade e do entretimento, constituindo-se como um dispositivo de consenso. Compreende-se que a produção da comunicação turística de Salvador prescinde da construção de um sistema sociodigital que estabeleça conexões entre processos de interatividade e de interação. O sistema inclui a produção de conteúdo dos residentes como formação discursiva, propõe a articulação direta entre setores econômicos e sociais com a prefeitura e estabelece construções rizomáticas por meio de diferentes plataformas de mídia que permitem um mapeamento semiótico de todas as regiões da cidade e colabore para a elaboração do planejamento urbano. O sistema sociodigital fomenta processos de governança, convergências, participação significativa e educomunicação, além de sugerir que a comunicação pública da cidade turística assuma seis dimensões: institucional, política, interna, social, tecnológica e mercadológica.
id UFRN_373b0638ff1dd1cd49349bf311624745
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29346
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Moabe Breno FerreiraDencker, AdaPanosso Netto, AlexandreLacerda, Juciano de SousaMendes Filho, Luiz Augusto MachadoRocha, Marlucia MendesAlves, Maria Lúcia Bastos2020-06-24T18:11:20Z2020-06-24T18:11:20Z2020-03-04COSTA, Moabe Breno Ferreira. Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA. 2020. 251f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29346O objetivo principal desta tese é analisar a memória turística de residentes gerada a partir da Fanpage da Prefeitura Municipal de Salvador. A pesquisa concentra uma preocupação com a comunicação da cidade turística, considerando processos interativos nos espaços físicos e virtuais como o objeto da comunicação contemporânea. Desenvolveu-se uma perspectiva transmetodológica (Maldonado, 2013), com a articulação entre os métodos crítico-dialético (Martins, 1994) e retrodução (Peirce, 2005). Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, entrevista semiestruturada a gestores municipais, observação participativa em eventos e atrativos turísticos, análise da estrutura das publicações turísticas na Fanpage da prefeitura e a construção da equação semiótica. Esta corresponde à delimitação de nove categorias de análise da memória turística, por meio da equivalência entre as regularidades discursivas de Michel Foucault (2014) e as categorias de triádicas de Charles Sanders Peirce (2005). O processo de análise envolve nesta ordem: monitoramento da Fanpage, seleção dos processos interativos turísticos, contato com os residentes que comentaram nas publicações turísticas, aplicação das questões referentes às categorias de análise da memória, tabulação de dados e observação participativa nos locais de residência dos entrevistados. Para a seleção dos entrevistados, consideraram-se os seguintes critérios: ter comentado na postagem turística da prefeitura durante uma semana após a publicação, ser residente em Salvador e aceitar participação na pesquisa. A interatividade com o seguidor envolveu a identificação de seu local de residência, ‘stalkeando’ seu perfil, curtida em sua manifestação na rede, seguido de contado pelo Messenger. A pesquisa identificou uma memória turística idílica, que considera o turismo como uma segunda realidade, assemelhando-se a um jogo do prazer, e a memória pulsional, que estabelece o turismo como uma cultura específica da cidade construída a partir do movimento de residentes. A cultura turística é dotada de fricções, nas quais o residente tenta equilibrar as angústias e prazeres que fomentam seu cotidiano ao mesmo tempo em que produz símbolos que têm força de atração de turistas. Ainda, de acordo com a pesquisa, as postagens turísticas na Fanpage da Prefeitura de Salvador correspondem a um acoplamento estrutural que reúne características do jornalismo, da publicidade e do entretimento, constituindo-se como um dispositivo de consenso. Compreende-se que a produção da comunicação turística de Salvador prescinde da construção de um sistema sociodigital que estabeleça conexões entre processos de interatividade e de interação. O sistema inclui a produção de conteúdo dos residentes como formação discursiva, propõe a articulação direta entre setores econômicos e sociais com a prefeitura e estabelece construções rizomáticas por meio de diferentes plataformas de mídia que permitem um mapeamento semiótico de todas as regiões da cidade e colabore para a elaboração do planejamento urbano. O sistema sociodigital fomenta processos de governança, convergências, participação significativa e educomunicação, além de sugerir que a comunicação pública da cidade turística assuma seis dimensões: institucional, política, interna, social, tecnológica e mercadológica.This thesis aims to analyze the tourist memory of residents generated from the Fanpage of Salvador City Hall. The research focuses on the communication of the tourist city, considering interactive processes in the physical and virtual spaces as the object of contemporary communication. A transmetodological perspective (Maldonado, 2013) was developed, with the articulation between the critical-dialectical (Martins, 1994) and retroduction (Peirce, 2005) methods. The methodological procedures include documentary research, semi-structured interviews with municipal managers, participatory observation at events and tourist attractions, analysis of tourist publications structure on the Fanpage of the City Hall and the construction of the semiotic equation. This corresponds to the definition of nine categories of analysis of the tourist memory, through the equivalence between the discursive regularities of Michel Foucault (2014) and the Charles Sanders Peirce (2005) triadic categories. The process of analysis is set in this order: monitoring Fanpage, selection of tourist interactive processes, contact with residents who commented in tourist publications, implementation of issues dealing with categories of analysis memory, data tabulation and participant observation in the residence of people interviewed. For the selection of respondents, the following criteria were considered: having commented on the City Hall's tourist post a week after publication, living in Salvador and accepting participation in the research. The interactivity with the follower involved the identification of his place of residence, ‘stalking’ his profile, likes in his post on the social network and contact by Messenger. The research identified an idyllic tourist memory, which considers tourism as a second reality, resembling a game of pleasure and instinctual memory, establishing tourism as a specific culture of the city built from the movement of residents. The tourist culture is endowed with frictions, in which the resident tries to balance the pleasures and anxieties that fuel their daily lives while producing symbols that have the power to attract tourists. Still, according to the survey, tourist posts on the Fanpage of the City Hall of Salvador correspond to a structural coupling that brings together characteristics of journalism, advertising and entertainment, establishing itself as a consensus device. It is understood that the production of tourist communication in Salvador does not require the construction of a sociodigital system that establishes connections between processes of interactivity and interaction. The system includes the production of residents' content as discussion, proposes direct articulation between economic and social sectors with the City Hall and also establishes rhizomatic constructions through different media platforms that allow a semiotic mapping of all city areas and collaborates for the development of urban planning. The socio-digital system fosters governance processes, convergences, meaningful participation and educommunication, in addition to suggesting that public communication in the tourist city takes on six dimensions: institutional, political, internal, social, technological and market.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOFanpage da Prefeitura de SalvadorMemórias turísticas de residentesEquação semióticaComunicação da cidade turísticaSistema sociodigital turísticoProdução de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BAProduction of tourist memories of residents through the Fanpage of the City Hall of Salvador-BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProducaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.txtProducaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain607678https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/2/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.txt51a339eccecf3a4f40798fd949dc38dbMD52THUMBNAILProducaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.jpgProducaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/3/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.jpg955dda6306267068c6782af7a0228dacMD53ORIGINALProducaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdfapplication/pdf5551659https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/1/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf0de5807a23885b9318fc5139f8246ea8MD51123456789/293462020-06-28 04:41:44.267oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29346Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-28T07:41:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Production of tourist memories of residents through the Fanpage of the City Hall of Salvador-BA
title Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
spellingShingle Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
Costa, Moabe Breno Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Fanpage da Prefeitura de Salvador
Memórias turísticas de residentes
Equação semiótica
Comunicação da cidade turística
Sistema sociodigital turístico
title_short Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
title_full Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
title_fullStr Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
title_full_unstemmed Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
title_sort Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA
author Costa, Moabe Breno Ferreira
author_facet Costa, Moabe Breno Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dencker, Ada
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Panosso Netto, Alexandre
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Rocha, Marlucia Mendes
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Moabe Breno Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria Lúcia Bastos
contributor_str_mv Alves, Maria Lúcia Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Fanpage da Prefeitura de Salvador
Memórias turísticas de residentes
Equação semiótica
Comunicação da cidade turística
Sistema sociodigital turístico
dc.subject.por.fl_str_mv Fanpage da Prefeitura de Salvador
Memórias turísticas de residentes
Equação semiótica
Comunicação da cidade turística
Sistema sociodigital turístico
description O objetivo principal desta tese é analisar a memória turística de residentes gerada a partir da Fanpage da Prefeitura Municipal de Salvador. A pesquisa concentra uma preocupação com a comunicação da cidade turística, considerando processos interativos nos espaços físicos e virtuais como o objeto da comunicação contemporânea. Desenvolveu-se uma perspectiva transmetodológica (Maldonado, 2013), com a articulação entre os métodos crítico-dialético (Martins, 1994) e retrodução (Peirce, 2005). Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, entrevista semiestruturada a gestores municipais, observação participativa em eventos e atrativos turísticos, análise da estrutura das publicações turísticas na Fanpage da prefeitura e a construção da equação semiótica. Esta corresponde à delimitação de nove categorias de análise da memória turística, por meio da equivalência entre as regularidades discursivas de Michel Foucault (2014) e as categorias de triádicas de Charles Sanders Peirce (2005). O processo de análise envolve nesta ordem: monitoramento da Fanpage, seleção dos processos interativos turísticos, contato com os residentes que comentaram nas publicações turísticas, aplicação das questões referentes às categorias de análise da memória, tabulação de dados e observação participativa nos locais de residência dos entrevistados. Para a seleção dos entrevistados, consideraram-se os seguintes critérios: ter comentado na postagem turística da prefeitura durante uma semana após a publicação, ser residente em Salvador e aceitar participação na pesquisa. A interatividade com o seguidor envolveu a identificação de seu local de residência, ‘stalkeando’ seu perfil, curtida em sua manifestação na rede, seguido de contado pelo Messenger. A pesquisa identificou uma memória turística idílica, que considera o turismo como uma segunda realidade, assemelhando-se a um jogo do prazer, e a memória pulsional, que estabelece o turismo como uma cultura específica da cidade construída a partir do movimento de residentes. A cultura turística é dotada de fricções, nas quais o residente tenta equilibrar as angústias e prazeres que fomentam seu cotidiano ao mesmo tempo em que produz símbolos que têm força de atração de turistas. Ainda, de acordo com a pesquisa, as postagens turísticas na Fanpage da Prefeitura de Salvador correspondem a um acoplamento estrutural que reúne características do jornalismo, da publicidade e do entretimento, constituindo-se como um dispositivo de consenso. Compreende-se que a produção da comunicação turística de Salvador prescinde da construção de um sistema sociodigital que estabeleça conexões entre processos de interatividade e de interação. O sistema inclui a produção de conteúdo dos residentes como formação discursiva, propõe a articulação direta entre setores econômicos e sociais com a prefeitura e estabelece construções rizomáticas por meio de diferentes plataformas de mídia que permitem um mapeamento semiótico de todas as regiões da cidade e colabore para a elaboração do planejamento urbano. O sistema sociodigital fomenta processos de governança, convergências, participação significativa e educomunicação, além de sugerir que a comunicação pública da cidade turística assuma seis dimensões: institucional, política, interna, social, tecnológica e mercadológica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T18:11:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-24T18:11:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Moabe Breno Ferreira. Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA. 2020. 251f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29346
identifier_str_mv COSTA, Moabe Breno Ferreira. Produção de memórias turísticas de residentes por meio da Fanpage da Prefeitura de Salvador-BA. 2020. 251f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/2/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/3/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29346/1/Producaomemoriasturisticas_Costa_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51a339eccecf3a4f40798fd949dc38db
955dda6306267068c6782af7a0228dac
0de5807a23885b9318fc5139f8246ea8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833044476919808