Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25580 |
Resumo: | Não é de hoje que as inquietações no que se refere à leitura, e sua falta na escola vêm sendo o dilema entre a maioria dos professores de Português. É notório o distanciamento progressivo da leitura, sobretudo da leitura literária. E os motivos são os mais diversos. Mas, independente de quais sejam, é urgente buscar e encontrar saídas no sentido de solucionar a problemática sobre as lacunas deixadas pela leitura literária na formação do leitor, o que influencia negativamente na competência leitora e apreciação da literatura. Diante da questão, abordaremos uma possibilidade metodológica fundamentada na pesquisa-ação, com o objetivo principal de contribuir para o aprimoramento do letramento literário dos alunos. A intervenção está ancorada na validação e aplicação da Sequência Básica de Cosson (2014) em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola rural da Serra de Santana, vinculada à rede municipal de ensino. Participam desse processo investigativo vinte e cinco alunos: dois com necessidades educacionais especiais e a pesquisadora na condição de professora de Português da turma. Na escolha metodológica, considerando a natureza do fenômeno estudado, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimentos, a observação e atividades orais e escritas registradas em portfólios, que contribuíram para uma geração de dados significativos na tentativa de respostas aos objetivos propostos. Partimos do conceito de leitura enquanto prática social referenciada principalmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2001), Kleiman (2009) e Rojo (2012). Utilizamos a Literatura norte-riograndense como suporte para aproximação do leitor com o texto literário em diálogo às proposições sobre os aspectos de tradição e continuidade literária de Todorov (2010) e a literatura enquanto humanizadora de Candido (1972 - 2007). A partir das atividades realizadas, os alunos evidenciaram o entendimento do aspecto humanizador da literatura, em compatibilidade a efetivação do letramento literário. O que nos revela que alcançamos nosso objetivo. |
id |
UFRN_387fa95a79ab6b04c9e75d2521b0a6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25580 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Sandra DanielePaz, Ana Maria de OliveiraRodrigues, Manoel FreireDias, Valdenides Cabral de Araújo2018-07-11T13:54:11Z2018-07-11T13:54:11Z2018-03-22OLIVEIRA, Sandra Daniele. Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25580Não é de hoje que as inquietações no que se refere à leitura, e sua falta na escola vêm sendo o dilema entre a maioria dos professores de Português. É notório o distanciamento progressivo da leitura, sobretudo da leitura literária. E os motivos são os mais diversos. Mas, independente de quais sejam, é urgente buscar e encontrar saídas no sentido de solucionar a problemática sobre as lacunas deixadas pela leitura literária na formação do leitor, o que influencia negativamente na competência leitora e apreciação da literatura. Diante da questão, abordaremos uma possibilidade metodológica fundamentada na pesquisa-ação, com o objetivo principal de contribuir para o aprimoramento do letramento literário dos alunos. A intervenção está ancorada na validação e aplicação da Sequência Básica de Cosson (2014) em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola rural da Serra de Santana, vinculada à rede municipal de ensino. Participam desse processo investigativo vinte e cinco alunos: dois com necessidades educacionais especiais e a pesquisadora na condição de professora de Português da turma. Na escolha metodológica, considerando a natureza do fenômeno estudado, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimentos, a observação e atividades orais e escritas registradas em portfólios, que contribuíram para uma geração de dados significativos na tentativa de respostas aos objetivos propostos. Partimos do conceito de leitura enquanto prática social referenciada principalmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2001), Kleiman (2009) e Rojo (2012). Utilizamos a Literatura norte-riograndense como suporte para aproximação do leitor com o texto literário em diálogo às proposições sobre os aspectos de tradição e continuidade literária de Todorov (2010) e a literatura enquanto humanizadora de Candido (1972 - 2007). A partir das atividades realizadas, os alunos evidenciaram o entendimento do aspecto humanizador da literatura, em compatibilidade a efetivação do letramento literário. O que nos revela que alcançamos nosso objetivo.It is not recent that the concerns about reading and the lack of it in schools have been the dilemma among most Portuguese teachers. It is notorious the progressive distance from reading, especially from literary reading. The reasons are the most diverse. However, regardless of what are the reasons, it is urgent to seek and find solutions to solve the problem caused by the gaps left by the lack of literary reading in the formation of readers, which negatively influences the reading competence and appreciation of literature. Facing this issue, we will expose a methodological possibility based on action research with the main objective contribute to the improvement of literacy of literacy of students. The intervention bases itself in the validation and application of the Basic Sequence of Cosson (2014) to a group of 6th grade elementary school students in a rural school in Serra de Santana, linked to the municipal school network. Twenty-five students - two with special educational needs - and the researcher as Portuguese teacher of the class participate in this investigative process. In the methodological choice, considering the nature of the studied phenomenon, we opted for the qualitative approach with ethnographic bias, using as procedures observation and oral and written activities recorded in portfolios, which contributed to a significant data collection in the attempt to answer the proposed objectives. We started by the concept of reading as a socially referenced practice present on the National Curricular Parameters (2001), Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2001), Kleiman (2009) and Rojo (2012). We used Rio Grande do Norte State (“Potiguar”) Literature as a support to approach the reader with the literary text in dialogue with Todorov’s (2001) propositions on the aspects of tradition and literary continuity and Candido’s (1972 2007) propositions on literature as humanizing. Through the activities carried out, students evidenced the understanding of the humanizing aspect of literature, in compatibility with the literary literacy effectiveness. This reveals to us that we have reached our goal.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura potiguarEnsinoLetramento literárioLiteratura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.txtSandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain192733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/2/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.txt7f1ae1dfbab091f98e3e2ec2488eb89aMD52THUMBNAILSandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.jpgSandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2744https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/3/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.jpg29e94a59f24043f5bb340af3508f0c89MD53ORIGINALSandraDanieleOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf3567690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/1/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf26a2da84d75f8f674735ce179da90ac0MD51123456789/255802019-01-30 09:45:36.445oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T12:45:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
title |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
spellingShingle |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário Oliveira, Sandra Daniele CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Literatura potiguar Ensino Letramento literário |
title_short |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
title_full |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
title_fullStr |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
title_full_unstemmed |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
title_sort |
Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário |
author |
Oliveira, Sandra Daniele |
author_facet |
Oliveira, Sandra Daniele |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Paz, Ana Maria de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Manoel Freire |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Daniele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
contributor_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Literatura potiguar Ensino Letramento literário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura potiguar Ensino Letramento literário |
description |
Não é de hoje que as inquietações no que se refere à leitura, e sua falta na escola vêm sendo o dilema entre a maioria dos professores de Português. É notório o distanciamento progressivo da leitura, sobretudo da leitura literária. E os motivos são os mais diversos. Mas, independente de quais sejam, é urgente buscar e encontrar saídas no sentido de solucionar a problemática sobre as lacunas deixadas pela leitura literária na formação do leitor, o que influencia negativamente na competência leitora e apreciação da literatura. Diante da questão, abordaremos uma possibilidade metodológica fundamentada na pesquisa-ação, com o objetivo principal de contribuir para o aprimoramento do letramento literário dos alunos. A intervenção está ancorada na validação e aplicação da Sequência Básica de Cosson (2014) em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola rural da Serra de Santana, vinculada à rede municipal de ensino. Participam desse processo investigativo vinte e cinco alunos: dois com necessidades educacionais especiais e a pesquisadora na condição de professora de Português da turma. Na escolha metodológica, considerando a natureza do fenômeno estudado, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimentos, a observação e atividades orais e escritas registradas em portfólios, que contribuíram para uma geração de dados significativos na tentativa de respostas aos objetivos propostos. Partimos do conceito de leitura enquanto prática social referenciada principalmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2001), Kleiman (2009) e Rojo (2012). Utilizamos a Literatura norte-riograndense como suporte para aproximação do leitor com o texto literário em diálogo às proposições sobre os aspectos de tradição e continuidade literária de Todorov (2010) e a literatura enquanto humanizadora de Candido (1972 - 2007). A partir das atividades realizadas, os alunos evidenciaram o entendimento do aspecto humanizador da literatura, em compatibilidade a efetivação do letramento literário. O que nos revela que alcançamos nosso objetivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T13:54:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-11T13:54:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Sandra Daniele. Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25580 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Sandra Daniele. Literatura potiguar em sala de aula: desatando os nós para o letramento literário. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/2/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/3/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25580/1/SandraDanieleOliveira_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f1ae1dfbab091f98e3e2ec2488eb89a 29e94a59f24043f5bb340af3508f0c89 26a2da84d75f8f674735ce179da90ac0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832632192565248 |