O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, João Maria de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48464
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da música como recurso didático e como fonte histórica no Ensino de História sobre os governos militares no Brasil. A escolha dessa linguagem como instrumento didático-pedagógico visou promover a motivação dos alunos nas aulas de História. Essa experiência foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. A pesquisa partiu da seguinte indagação: como usar a música como recurso didático e documento histórico nas aulas de História? O trabalho tem como objetivo usar a música como recurso didático e documento histórico nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. As canções escolhidas foram: Opinião, 1964, Zé Kéti; Pra não dizer que não falei das flores, 1968, Geraldo Vandré; É proibido proibir, 1958, Caetano Veloso; Cálice, 1973 Chico Buarque; O Bêbado e a equilibrista, 1979, João Bosco; e Vai passar, 1984, Chico Buarque. Essas canções foram escolhidas para analisar o recorte cronológico proposto pela pesquisa: de 1964, quando ocorreu o golpe civil-militar, a 1968, com a edição do AI-5; de 1968, com a entrada em vigor do AI-5, a 1978, quando o AI-5 foi revogado, e de 1978, com a revogação do AI-5 às eleições de Tancredo/Sarney, a 1985. Com a aplicação do questionário, os alunos puderam protagonizar na pesquisa na medida em que indicaram canções para serem analisadas e usadas como recurso didático e documento histórico para estudar os governos militares no Brasil (1964-1985) em sala de aula. Tudo isso, para produzir uma sequência de seis aulas com base na metodologia de Miriam Hermeto e uma playlist com as canções censuradas.
id UFRN_39e5250f3fcba8424ce1dde34d02dceb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48464
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fraga, João Maria de Sousahttp://lattes.cnpq.br/9120637610077533https://orcid.org/0000-0002-2218-7772http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Oliveira, Margarida Maria Dias dehttps://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Conceição, Joaquim Tavares daSantos, Magno Francisco de Jesus2022-07-12T20:09:18Z2022-07-12T20:09:18Z2022-05-11FRAGA, João Maria de Sousa. O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil. 2022. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48464O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da música como recurso didático e como fonte histórica no Ensino de História sobre os governos militares no Brasil. A escolha dessa linguagem como instrumento didático-pedagógico visou promover a motivação dos alunos nas aulas de História. Essa experiência foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. A pesquisa partiu da seguinte indagação: como usar a música como recurso didático e documento histórico nas aulas de História? O trabalho tem como objetivo usar a música como recurso didático e documento histórico nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. As canções escolhidas foram: Opinião, 1964, Zé Kéti; Pra não dizer que não falei das flores, 1968, Geraldo Vandré; É proibido proibir, 1958, Caetano Veloso; Cálice, 1973 Chico Buarque; O Bêbado e a equilibrista, 1979, João Bosco; e Vai passar, 1984, Chico Buarque. Essas canções foram escolhidas para analisar o recorte cronológico proposto pela pesquisa: de 1964, quando ocorreu o golpe civil-militar, a 1968, com a edição do AI-5; de 1968, com a entrada em vigor do AI-5, a 1978, quando o AI-5 foi revogado, e de 1978, com a revogação do AI-5 às eleições de Tancredo/Sarney, a 1985. Com a aplicação do questionário, os alunos puderam protagonizar na pesquisa na medida em que indicaram canções para serem analisadas e usadas como recurso didático e documento histórico para estudar os governos militares no Brasil (1964-1985) em sala de aula. Tudo isso, para produzir uma sequência de seis aulas com base na metodologia de Miriam Hermeto e uma playlist com as canções censuradas.This work aims to study the use of music as a didactic resource and historical source in teaching the History of military governments in Brazil. The choice of this language taken as a didactic pedagogical instrument wanted to promote the motivation of students in History lessons. This experiment was carried out in the third year of high school classes, at the Marista College in Natal. The research started with the question: how to use music as a didactic resource and historical document in History lessons? The work aimed to analyze music as a didactic resource and historical document in the third year of high school classes at the Marista Natal school. The songs chosen were: Opinião, 1964, Zé Keti; Pra não dizer que não falei das flores, 1968, Geraldo Vandré; É proibido proibir, 1958, Caetano Veloso; Calice, 1973, Chico Buarque; O bêbado e o equilibrista, 1979, João Bosco e Vai passar, 1984, Chico Buarque. These songs were chosen to analyze the chronological breakdown proposed by the research: from 1964, when there was the military-civil coup to 1968 with the edition of the A15; from 1968 with the entry into force of the A15 to 1978, when the A15 was revoked and from 1978 with the revocation of the A15, the elections of Tancredo/Sarney in 1985. All this is to produce a sequence of six courses based on the methodology of Miriam Hermeto. And a playlist with the censored songs.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCensura nos governos militaresMúsica no ensino de HistóriaMúsicaRecurso didáticoDocumento históricoO uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsomusicarecurso_Fraga_2022.pdfapplication/pdf4496946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48464/1/Usomusicarecurso_Fraga_2022.pdf4dd466ebe40521a2ab337968c431b5d7MD51123456789/484642022-07-12 17:09:54.8oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48464Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-12T20:09:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
title O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
spellingShingle O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
Fraga, João Maria de Sousa
Censura nos governos militares
Música no ensino de História
Música
Recurso didático
Documento histórico
title_short O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
title_full O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
title_fullStr O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
title_full_unstemmed O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
title_sort O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil
author Fraga, João Maria de Sousa
author_facet Fraga, João Maria de Sousa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9120637610077533
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2218-7772
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Conceição, Joaquim Tavares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, João Maria de Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
contributor_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Censura nos governos militares
Música no ensino de História
Música
Recurso didático
Documento histórico
topic Censura nos governos militares
Música no ensino de História
Música
Recurso didático
Documento histórico
description O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da música como recurso didático e como fonte histórica no Ensino de História sobre os governos militares no Brasil. A escolha dessa linguagem como instrumento didático-pedagógico visou promover a motivação dos alunos nas aulas de História. Essa experiência foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. A pesquisa partiu da seguinte indagação: como usar a música como recurso didático e documento histórico nas aulas de História? O trabalho tem como objetivo usar a música como recurso didático e documento histórico nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. As canções escolhidas foram: Opinião, 1964, Zé Kéti; Pra não dizer que não falei das flores, 1968, Geraldo Vandré; É proibido proibir, 1958, Caetano Veloso; Cálice, 1973 Chico Buarque; O Bêbado e a equilibrista, 1979, João Bosco; e Vai passar, 1984, Chico Buarque. Essas canções foram escolhidas para analisar o recorte cronológico proposto pela pesquisa: de 1964, quando ocorreu o golpe civil-militar, a 1968, com a edição do AI-5; de 1968, com a entrada em vigor do AI-5, a 1978, quando o AI-5 foi revogado, e de 1978, com a revogação do AI-5 às eleições de Tancredo/Sarney, a 1985. Com a aplicação do questionário, os alunos puderam protagonizar na pesquisa na medida em que indicaram canções para serem analisadas e usadas como recurso didático e documento histórico para estudar os governos militares no Brasil (1964-1985) em sala de aula. Tudo isso, para produzir uma sequência de seis aulas com base na metodologia de Miriam Hermeto e uma playlist com as canções censuradas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T20:09:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-12T20:09:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRAGA, João Maria de Sousa. O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil. 2022. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48464
identifier_str_mv FRAGA, João Maria de Sousa. O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil. 2022. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48464/1/Usomusicarecurso_Fraga_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dd466ebe40521a2ab337968c431b5d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117767392919552