O uso da música como recurso didático e documento no ensino de história sobre os governos militares no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, João Maria de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48464
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da música como recurso didático e como fonte histórica no Ensino de História sobre os governos militares no Brasil. A escolha dessa linguagem como instrumento didático-pedagógico visou promover a motivação dos alunos nas aulas de História. Essa experiência foi realizada nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. A pesquisa partiu da seguinte indagação: como usar a música como recurso didático e documento histórico nas aulas de História? O trabalho tem como objetivo usar a música como recurso didático e documento histórico nas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista de Natal. As canções escolhidas foram: Opinião, 1964, Zé Kéti; Pra não dizer que não falei das flores, 1968, Geraldo Vandré; É proibido proibir, 1958, Caetano Veloso; Cálice, 1973 Chico Buarque; O Bêbado e a equilibrista, 1979, João Bosco; e Vai passar, 1984, Chico Buarque. Essas canções foram escolhidas para analisar o recorte cronológico proposto pela pesquisa: de 1964, quando ocorreu o golpe civil-militar, a 1968, com a edição do AI-5; de 1968, com a entrada em vigor do AI-5, a 1978, quando o AI-5 foi revogado, e de 1978, com a revogação do AI-5 às eleições de Tancredo/Sarney, a 1985. Com a aplicação do questionário, os alunos puderam protagonizar na pesquisa na medida em que indicaram canções para serem analisadas e usadas como recurso didático e documento histórico para estudar os governos militares no Brasil (1964-1985) em sala de aula. Tudo isso, para produzir uma sequência de seis aulas com base na metodologia de Miriam Hermeto e uma playlist com as canções censuradas.
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