Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374 |
Resumo: | Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente. |
id |
UFRN_3abab9b7526890b3f2d606c5760072bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35374 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreto, Caio Dainelli AndradeMedeiros Júnior, Josué Vitor de2013-12-16T12:22:57Z2021-09-20T15:09:54Z2013-12-16T12:22:57Z2021-09-20T15:09:54Z2013BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente.porAdministraçãoModelo de negócioElementosCanvasEmpreendedorNovos negóciosAnálise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaioDAB_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain112713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/1/CaioDAB_Monografias.pdf.txt90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7MD51AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txtExtracted texttext/plain112713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/2/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txt90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53ORIGINALAnaliseDaPercepcao_Barreto_2013application/octet-stream1464322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/4/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013418816b4826321043fe824bf7b3360caMD54123456789/353742021-09-20 12:09:54.579oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:09:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
title |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
spellingShingle |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas Barreto, Caio Dainelli Andrade Modelo de negócio Elementos Canvas Empreendedor Novos negócios |
title_short |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
title_full |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
title_fullStr |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
title_full_unstemmed |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
title_sort |
Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas |
author |
Barreto, Caio Dainelli Andrade |
author_facet |
Barreto, Caio Dainelli Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Caio Dainelli Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
contributor_str_mv |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de negócio Elementos Canvas Empreendedor Novos negócios |
topic |
Modelo de negócio Elementos Canvas Empreendedor Novos negócios |
description |
Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-16T12:22:57Z 2021-09-20T15:09:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-16T12:22:57Z 2021-09-20T15:09:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/1/CaioDAB_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/2/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/4/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7 90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 418816b4826321043fe824bf7b3360ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832783130886144 |