Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Caio Dainelli Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374
Resumo: Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente.
id UFRN_3abab9b7526890b3f2d606c5760072bf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35374
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barreto, Caio Dainelli AndradeMedeiros Júnior, Josué Vitor de2013-12-16T12:22:57Z2021-09-20T15:09:54Z2013-12-16T12:22:57Z2021-09-20T15:09:54Z2013BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente.porAdministraçãoModelo de negócioElementosCanvasEmpreendedorNovos negóciosAnálise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaioDAB_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain112713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/1/CaioDAB_Monografias.pdf.txt90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7MD51AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txtExtracted texttext/plain112713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/2/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txt90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53ORIGINALAnaliseDaPercepcao_Barreto_2013application/octet-stream1464322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/4/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013418816b4826321043fe824bf7b3360caMD54123456789/353742021-09-20 12:09:54.579oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:09:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
title Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
spellingShingle Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
Barreto, Caio Dainelli Andrade
Modelo de negócio
Elementos
Canvas
Empreendedor
Novos negócios
title_short Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
title_full Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
title_fullStr Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
title_full_unstemmed Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
title_sort Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas
author Barreto, Caio Dainelli Andrade
author_facet Barreto, Caio Dainelli Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Caio Dainelli Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Júnior, Josué Vitor de
contributor_str_mv Medeiros Júnior, Josué Vitor de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócio
Elementos
Canvas
Empreendedor
Novos negócios
topic Modelo de negócio
Elementos
Canvas
Empreendedor
Novos negócios
description Por todo mundo, o crescimento econômico dos países está diretamente ligado a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas, e a melhor maneira de descrever a lógica de como essas organizações pretendem criar valor se dá através da representação do seu modelo de negócios em nove componentes básicos que refletem as relações entre clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os nove elementos são: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais, e estrutura de custo. Ao serem relacionados em uma ferramenta chamada Business Model Canvas, pode-se ter uma visão geral do funcionamento da empresa, fazendo com que o empreendedor ou a equipe de pessoas que estejam por trás de um empreendimento possam ter a mesma visão, partindo do mesmo ponto e, portanto falando a mesma linguagem sem, no entanto, suavizar a complexidade que existe por trás dos processos em uma organização. O presente trabalho contribui no sentido de tornar o Business Model Canvas aplicável e prático a realidade dos empreendedores, buscando relacionar os elementos da ferramenta às etapas de formação de novos negócios. Através da aplicação de questionários a 27 empresas, a pesquisa exploratória descritiva qualitativa, permitiu analisar a percepção dos empresários em relação aos 9 elementos classificando-os ordinalmente, utilizando-se do Método de Borda para análise dos dados coletados. Conclui-se que a ferramenta tem aplicabilidade a realidade dos empreendedores, no entanto, faz-se necessário orientações e acompanhamento para que a mesma seja utilizada de forma eficiente.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-16T12:22:57Z
2021-09-20T15:09:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-16T12:22:57Z
2021-09-20T15:09:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374
identifier_str_mv BARRETO, Caio Dainelli Andrade. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/1/CaioDAB_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/2/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35374/4/AnaliseDaPercepcao_Barreto_2013
bitstream.checksum.fl_str_mv 90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7
90c835fd29c3c3eaa7f32394e31265a7
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
418816b4826321043fe824bf7b3360ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832783130886144