Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184 |
Resumo: | Com o avanço das tecnologias no cotidiano, os jogos digitais assumiram papel de grande influência e importância para a sociedade, tendo em vista as diversas possibilidades de uso, incluindo como ferramentas pedagógicas. Visando incrementar o processo de ensino-aprendizagem de artes visuais, devido a escassez de jogos digitais voltados e indicados para este fim, foi criada uma demo (fase de desenvolvimento) de um jogo digital infanto-juvenil de aventura e investigação, intitulado “O Talismã de Kanela”, que aborda aspectos da cultura e história do Rio Grande do Norte e traz obras de artistas predominantemente regionais. Para responder como se deu o desenvolvimento do game conduzido por artistas visuais, refletiu-se acerca da união entre artes, jogo e educação, de concept art e relatou-se os processos criativos das personagens, do ambiente e dos cenários onde a história se passa, bem como estratégias de criação de jogo com fins educativos e propostas pedagógicas a partir dele. Espera-se que este projeto resulte em um acréscimo à lista de jogos educativos voltados para o ensino de artes, incentivando a valorização delas e a noção de que entretenimento e educação podem caminhar lado a lado para um melhor e mais dinâmico ambiente escolar. Dentre as referências utilizadas, estão: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008). |
id |
UFRN_3bedc3e9025e69e66f516572b28a70e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38184 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bordonalli, Talissa Gabrielle CortezDias, Eduardo da Costa GonçalvesPetry, Arlete dos SantosCarvalho, Vicente Vitoriano MarquesSousa, José Veríssimo dePetry, Arlete dos Santos2018-12-21T18:25:57Z2021-09-27T11:33:37Z2018-12-21T18:25:57Z2021-09-27T11:33:37Z2018-12-0320140315032014030177BORDONALLI, Talissa Gabrielle Cortez; DIAS, Eduardo da Costa Gonçalves. Educação, Artes e Cultura Potiguar: O processo criativo do jogo "O Talismã de Kanela". 2018. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184Com o avanço das tecnologias no cotidiano, os jogos digitais assumiram papel de grande influência e importância para a sociedade, tendo em vista as diversas possibilidades de uso, incluindo como ferramentas pedagógicas. Visando incrementar o processo de ensino-aprendizagem de artes visuais, devido a escassez de jogos digitais voltados e indicados para este fim, foi criada uma demo (fase de desenvolvimento) de um jogo digital infanto-juvenil de aventura e investigação, intitulado “O Talismã de Kanela”, que aborda aspectos da cultura e história do Rio Grande do Norte e traz obras de artistas predominantemente regionais. Para responder como se deu o desenvolvimento do game conduzido por artistas visuais, refletiu-se acerca da união entre artes, jogo e educação, de concept art e relatou-se os processos criativos das personagens, do ambiente e dos cenários onde a história se passa, bem como estratégias de criação de jogo com fins educativos e propostas pedagógicas a partir dele. Espera-se que este projeto resulte em um acréscimo à lista de jogos educativos voltados para o ensino de artes, incentivando a valorização delas e a noção de que entretenimento e educação podem caminhar lado a lado para um melhor e mais dinâmico ambiente escolar. Dentre as referências utilizadas, estão: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008).With the advancement of technologies in daily life, digital games have assumed a role of great influence and importance for society, considering the various possibilities of its use, including as pedagogical tools. Aiming to increase the teaching-learning process of the visual arts, due to the shortage of digital games indicated for this purpose, we created a demo (development phase) of a puzzle-adventure digital game, named “The Talisman of Kanela”, bringing aspects of the culture and history of Rio Grande do Norte and artworks by local artists. Intending to explain how would the development of a game by two visual artists be, we discussed the relations between arts, games and education, the process of concept art, and described the creative process of the game’s characters and where the story takes place, also discussing strategies that could be used to create an educational game and some pedagogical proposals originated from it. It is hoped that this project will result in an addition to this short list of games related to visual arts, encouraging the appreciation of the arts and the notion that entertainment and education are able to work together for a better and more dynamic school environment. Amongst the references used, are: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008).Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em Artes VisuaisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogo digitalEducaçãoArtes VisuaisProcesso criativoEducação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALEducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdfEducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018application/pdf54958413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/3/EducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdf9f46f08d05a4d892afb537491f3c628fMD53TEXTEducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain215447https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/4/EducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdf.txt81067eb986791122090174584bb13bf0MD54123456789/381842021-09-27 08:33:37.617oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-27T11:33:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
title |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
spellingShingle |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez Jogo digital Educação Artes Visuais Processo criativo |
title_short |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
title_full |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
title_fullStr |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
title_full_unstemmed |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
title_sort |
Educação, Artes e Cultura Potiguar: o processo criativo do jogo “O Talismã de Kanela”. |
author |
Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez |
author_facet |
Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez Dias, Eduardo da Costa Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Eduardo da Costa Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Petry, Arlete dos Santos |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Vicente Vitoriano Marques |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Sousa, José Veríssimo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordonalli, Talissa Gabrielle Cortez Dias, Eduardo da Costa Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petry, Arlete dos Santos |
contributor_str_mv |
Petry, Arlete dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo digital Educação Artes Visuais Processo criativo |
topic |
Jogo digital Educação Artes Visuais Processo criativo |
description |
Com o avanço das tecnologias no cotidiano, os jogos digitais assumiram papel de grande influência e importância para a sociedade, tendo em vista as diversas possibilidades de uso, incluindo como ferramentas pedagógicas. Visando incrementar o processo de ensino-aprendizagem de artes visuais, devido a escassez de jogos digitais voltados e indicados para este fim, foi criada uma demo (fase de desenvolvimento) de um jogo digital infanto-juvenil de aventura e investigação, intitulado “O Talismã de Kanela”, que aborda aspectos da cultura e história do Rio Grande do Norte e traz obras de artistas predominantemente regionais. Para responder como se deu o desenvolvimento do game conduzido por artistas visuais, refletiu-se acerca da união entre artes, jogo e educação, de concept art e relatou-se os processos criativos das personagens, do ambiente e dos cenários onde a história se passa, bem como estratégias de criação de jogo com fins educativos e propostas pedagógicas a partir dele. Espera-se que este projeto resulte em um acréscimo à lista de jogos educativos voltados para o ensino de artes, incentivando a valorização delas e a noção de que entretenimento e educação podem caminhar lado a lado para um melhor e mais dinâmico ambiente escolar. Dentre as referências utilizadas, estão: Demenciano (2008), Petry (2014), Gombrich (1999), Abbagnano (2007), Senna (2013), Blanco (2017), Salles (2006), Bezerra (2015), Cruz (2015), Gancho (2006), Assis (2007), Schuytema (2011), Schell (2011), Borges (2016), Diniz (2008). |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-21T18:25:57Z 2021-09-27T11:33:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-21T18:25:57Z 2021-09-27T11:33:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014031503 2014030177 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORDONALLI, Talissa Gabrielle Cortez; DIAS, Eduardo da Costa Gonçalves. Educação, Artes e Cultura Potiguar: O processo criativo do jogo "O Talismã de Kanela". 2018. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184 |
identifier_str_mv |
2014031503 2014030177 BORDONALLI, Talissa Gabrielle Cortez; DIAS, Eduardo da Costa Gonçalves. Educação, Artes e Cultura Potiguar: O processo criativo do jogo "O Talismã de Kanela". 2018. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Licenciatura em Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/3/EducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38184/4/EducacaoArtesCulturaPotiguar_Bordonalli_Dias_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 9f46f08d05a4d892afb537491f3c628f 81067eb986791122090174584bb13bf0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117888406978560 |