Uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49784 |
Resumo: | A presente pesquisa se inscreve no contexto da formação docente continuada, voltada para a temática da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. O objetivo foi analisar processos de formação continuada docente de alfabetizadores de estudantes com deficiência intelectual (DI), com ênfase no uso de vídeos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Os momentos formativos ocorreram com repertórios profissionais reflexivos diante da prática educativa, numa relação dialógica com referenciais da pesquisa que fundamentaram este estudo: Mantoan (2003), Tardif (2002), Mazzotta & D’Antino (2011), Smolka (2017), Glat e Pletsch (2012), Jesus (2012; 2017), Martins et al (2013), Martins (2015), Mendes (2014), Bleicher (2015), Giroto et al (2012), Diniz; Barbosa; Santos (2009), Silva (2021), Magalhães (2006), Soares e Batista (2005), Silva e Magalhães (2021), Nóvoa (2009; 2017; 2018), Pimenta (2005), Freire (1979; 2002), dentre outros autores contextualizados durante a formação continuada. Estes referenciais geraram o arcabouço de conhecimentos na realização de ações concretas mais eficazes para o aperfeiçoamento docente, numa (re)construção da práxis pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas, bem como de observação participante dos encontros, nos quais foram apresentados três vídeos para facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Foram sujeitos da experiência formativa 5 professoras, além de 10 profissionais da escola que apenas assistiram aos vídeos produzidos sem participar dos encontros. Os resultados evidenciaram o potencial do uso dos vídeos como ferramenta para a formação continuada, dinamizando o contato dos participantes com as temáticas em estudo. As professoras participantes atestaram que os vídeos produzidos podem ser úteis em outras formações, tendo em vista a sua eficácia. Conclui-se que os produtos educacionais utilizados na formação continuada em serviço estimularam e motivaram as professoras para novas descobertas sobre a deficiência intelectual, oportunizando-lhes momentos de estudo e partilhas de saberes, além de contribuir para o avanço da escolarização e inclusão em contextos escolares, ao serem compartilhados amplamente no You TuBe, nos grupos de WhatsApp e no site da EDUCAPES, alcançando mais docentes interessados no tema. |
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Nascimento, Helayne Cristina Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/6925190260201889http://lattes.cnpq.br/0351736925269307Vieira, Alexandro BragaViana, Flávia Roldanhttps://orcid.org/0000-0002-7289-4512http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Fonseca, Gessica FabielyMagalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva2022-11-17T19:27:06Z2022-11-17T19:27:06Z2022-06-28NASCIMENTO, Helayne Cristina Carvalho do. Uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. Orientador: Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. 2022. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49784A presente pesquisa se inscreve no contexto da formação docente continuada, voltada para a temática da alfabetização de crianças com deficiência intelectual. O objetivo foi analisar processos de formação continuada docente de alfabetizadores de estudantes com deficiência intelectual (DI), com ênfase no uso de vídeos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. Os momentos formativos ocorreram com repertórios profissionais reflexivos diante da prática educativa, numa relação dialógica com referenciais da pesquisa que fundamentaram este estudo: Mantoan (2003), Tardif (2002), Mazzotta & D’Antino (2011), Smolka (2017), Glat e Pletsch (2012), Jesus (2012; 2017), Martins et al (2013), Martins (2015), Mendes (2014), Bleicher (2015), Giroto et al (2012), Diniz; Barbosa; Santos (2009), Silva (2021), Magalhães (2006), Soares e Batista (2005), Silva e Magalhães (2021), Nóvoa (2009; 2017; 2018), Pimenta (2005), Freire (1979; 2002), dentre outros autores contextualizados durante a formação continuada. Estes referenciais geraram o arcabouço de conhecimentos na realização de ações concretas mais eficazes para o aperfeiçoamento docente, numa (re)construção da práxis pedagógica. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas, bem como de observação participante dos encontros, nos quais foram apresentados três vídeos para facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Foram sujeitos da experiência formativa 5 professoras, além de 10 profissionais da escola que apenas assistiram aos vídeos produzidos sem participar dos encontros. Os resultados evidenciaram o potencial do uso dos vídeos como ferramenta para a formação continuada, dinamizando o contato dos participantes com as temáticas em estudo. As professoras participantes atestaram que os vídeos produzidos podem ser úteis em outras formações, tendo em vista a sua eficácia. Conclui-se que os produtos educacionais utilizados na formação continuada em serviço estimularam e motivaram as professoras para novas descobertas sobre a deficiência intelectual, oportunizando-lhes momentos de estudo e partilhas de saberes, além de contribuir para o avanço da escolarização e inclusão em contextos escolares, ao serem compartilhados amplamente no You TuBe, nos grupos de WhatsApp e no site da EDUCAPES, alcançando mais docentes interessados no tema.Esta investigación se enmarca en el contexto de la formación continua de docentes, enfocada en el tema de la alfabetización de niños con discapacidad intelectual. El objetivo fue analizar procesos de formación continua de profesores de alfabetización de estudiantes con discapacidad intelectual (DI), con énfasis en el uso de videos. La investigación tiene un abordaje cualitativo, de carácter exploratorio, de carácter intervencionista y colaborativo, realizada en el contexto de una escuela pública de João Pessoa-PB. Los momentos formativos transcurrieron con repertorios profesionales reflexivos frente a la práctica educativa, en relación dialógica con los referentes de investigación que sustentaron este estudio: Mantoan (2003), Tardif (2002), Mazzotta & D'Antino (2011), Smolka ( 2017), Glat y Pletsch (2012), Jesus (2012; 2017), Martins et al (2013), Martins (2015), Mendes (2014), Bleicher (2015), Giroto et al (2012), Diniz; Barbosa; Santos (2009), Silva (2021), Magalhães (2006), Soares y Batista (2005), Silva y Magalhães (2021), Nóvoa (2009; 2017; 2018), Pimenta (2005), Freire (1979; 2002), entre otros autores contextualizados durante la formación continua. Estos referentes generaron el marco de conocimiento en la realización de acciones concretas más eficaces para la superación de los docentes, en una (re)construcción de la praxis pedagógica. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios, entrevistas, así como observación participante de los encuentros, en los cuales fueron presentados tres videos para facilitar y mediar el contacto con los temas de estudio. Cinco docentes fueron sujetos de la experiencia formativa, además de 10 profesionales de la escuela que solo vieron los videos producidos sin participar de los encuentros. Los resultados mostraron el potencial del uso de videos como herramienta para la educación continua, estimulando el contacto de los participantes con los temas en estudio. Los docentes participantes atestiguan que los videos producidos pueden ser de utilidad en otras capacitaciones, dada su efectividad. Se concluye que los productos educativos utilizados en la formación continua en servicio estimularon y motivaron a los docentes a realizar nuevos descubrimientos sobre la discapacidad intelectual, brindándoles oportunidades de estudio y de intercambio de conocimientos, además de contribuir al avance de la escolarización y la inclusión en los contextos escolares al compartirse ampliamente en You TuBe, en grupos de WhatsApp y en el sitio web de EDUCAPES, llegando a más docentes interesados en el tema.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeficiência intelectualAlfabetizaçãoFormação docenteUso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsovideosformacao_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf5019917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49784/1/Usovideosformacao_Nascimento_2022.pdf0eb372ae45d2ced8aae4d63c50370a32MD51123456789/497842022-11-17 16:39:48.583oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49784Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-17T19:39:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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