As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452
Resumo: Estamos vivendo no século da criatividade em que os sujeitos precisam ser estimulados a criar e inovar nos processos de aprendizagem escolar. Nesse sentido, a criatividade precisa ser compreendida como um bem cultural, um direito de todos e uma condição histórica e cultural do sujeito, e não como uma capacidade inerente ao sujeito ou pertencente alguns poucos eleitos. Para que a criatividade do aluno seja estimulada, faz-se necessário, dentre outros elementos, que o conhecimento profissional do professor considere as crenças como componente de seu processo de profissionalização com o objetivo de reconhecer o seu papel e influências como formas de nortear as ações profissionais docentes. Para tanto, a presente tese tem o objetivo de estudar as crenças dos professores sobre a criatividade dos estudantes no Ensino Médio Inovador. O ensino, nessa perspectiva, mais especificamente, o ensino médio precisa inovar-se, e nesse processo, o Programa Ensino Médio Inovador PROEMI emerge como uma das iniciativas das políticas públicas educacionais vigentes. Para tanto, no intuito de fundamentar as nossas discussões dialogamos com autores que discutem a criatividade no contexto da educação, às crenças, o conhecimento profissional do professor e o ensino médio. Nessa pesquisa, 207 professores que atuam no ensino médio em escolas estaduais na cidade de Natal e sua Região Metropolitana dentro do PROEMI constituíram-se em nosso público-alvo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário normativo de crenças contendo perguntas fechadas e abertas. Para a organização dos dados utilizamos os softwares estatísticos R. 2.15.1 e o Modalisa. O tratamento dos dados se deu mediante análises estatísticas como a análise descritiva dos enunciados, da média, do desvio padrão e a Análise de Componentes Principais ACP em relação aos resultados oriundos das perguntas fechadas e a análise de conteúdo em se tratando dos resultados referentes às perguntas abertas. Os resultados corroboraram com a tese de que os professores apresentam em suas crenças a predominância do enfoque tradicional ou clássico da criatividade, ou seja, creem-na como algo inato ao ser humano e que se desenvolve independentemente dos fatores sociais e culturais. No tocante às principais características do aluno criativo, a autonomia e o alto grau de originalidade em sua aprendizagem se destacaram, dentre outras características. Suas crenças, em relação aos elementos que inibem a criatividade do aluno apontaram que a escola, ao privilegiar os conteúdos escolares compromete a criatividade dos alunos e sobre os elementos que favorecem, destacaram-se as áreas da Arte, da Educação Física e da Literatura como disciplinas, que preferencialmente, desenvolvem a criatividade dos alunos no contexto escolar. Assim, constatamos que as crenças dos professores se configuram de forma reducionista e inatista e que precisam, urgentemente, ser repensadas para que não continue a comprometer o desenvolvimento da criatividade do aluno no contexto escolar, e nesse caso, as crenças se constituem em um dos elementos básicos da profissionalização docente que precisam constantemente ser repensadas e incluídas nas discussões sobre a formação e atuação docente, principalmente, dentro do PROEMI que tem como objetivo principal inovar e estimular a criatividade dos alunos no ensino médio
id UFRN_3c04923d720fcdc055488a443fb078df
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14452
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Fábio Alexandre Araújo doshttp://lattes.cnpq.br/8334261197856331http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8Ramalho, Betânia Leitehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marqueshttp://lattes.cnpq.br/2272256149121710Dias, Ana Maria Ióriohttp://lattes.cnpq.br/7968107654959280Nakano, Tatiana de Cássiahttp://lattes.cnpq.br/8092049870780985Nunez, Isauro Beltrán2014-12-17T14:36:32Z2013-09-032014-12-17T14:36:32Z2013-05-24SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoCriatividade. Ensino médio inovador. Crenças. Conhecimento profissional. Profissionalização docenteCreativityInnovative SchoolBeliefsProfessional knowledgeProfessionalizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEstamos vivendo no século da criatividade em que os sujeitos precisam ser estimulados a criar e inovar nos processos de aprendizagem escolar. Nesse sentido, a criatividade precisa ser compreendida como um bem cultural, um direito de todos e uma condição histórica e cultural do sujeito, e não como uma capacidade inerente ao sujeito ou pertencente alguns poucos eleitos. Para que a criatividade do aluno seja estimulada, faz-se necessário, dentre outros elementos, que o conhecimento profissional do professor considere as crenças como componente de seu processo de profissionalização com o objetivo de reconhecer o seu papel e influências como formas de nortear as ações profissionais docentes. Para tanto, a presente tese tem o objetivo de estudar as crenças dos professores sobre a criatividade dos estudantes no Ensino Médio Inovador. O ensino, nessa perspectiva, mais especificamente, o ensino médio precisa inovar-se, e nesse processo, o Programa Ensino Médio Inovador PROEMI emerge como uma das iniciativas das políticas públicas educacionais vigentes. Para tanto, no intuito de fundamentar as nossas discussões dialogamos com autores que discutem a criatividade no contexto da educação, às crenças, o conhecimento profissional do professor e o ensino médio. Nessa pesquisa, 207 professores que atuam no ensino médio em escolas estaduais na cidade de Natal e sua Região Metropolitana dentro do PROEMI constituíram-se em nosso público-alvo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário normativo de crenças contendo perguntas fechadas e abertas. Para a organização dos dados utilizamos os softwares estatísticos R. 2.15.1 e o Modalisa. O tratamento dos dados se deu mediante análises estatísticas como a análise descritiva dos enunciados, da média, do desvio padrão e a Análise de Componentes Principais ACP em relação aos resultados oriundos das perguntas fechadas e a análise de conteúdo em se tratando dos resultados referentes às perguntas abertas. Os resultados corroboraram com a tese de que os professores apresentam em suas crenças a predominância do enfoque tradicional ou clássico da criatividade, ou seja, creem-na como algo inato ao ser humano e que se desenvolve independentemente dos fatores sociais e culturais. No tocante às principais características do aluno criativo, a autonomia e o alto grau de originalidade em sua aprendizagem se destacaram, dentre outras características. Suas crenças, em relação aos elementos que inibem a criatividade do aluno apontaram que a escola, ao privilegiar os conteúdos escolares compromete a criatividade dos alunos e sobre os elementos que favorecem, destacaram-se as áreas da Arte, da Educação Física e da Literatura como disciplinas, que preferencialmente, desenvolvem a criatividade dos alunos no contexto escolar. Assim, constatamos que as crenças dos professores se configuram de forma reducionista e inatista e que precisam, urgentemente, ser repensadas para que não continue a comprometer o desenvolvimento da criatividade do aluno no contexto escolar, e nesse caso, as crenças se constituem em um dos elementos básicos da profissionalização docente que precisam constantemente ser repensadas e incluídas nas discussões sobre a formação e atuação docente, principalmente, dentro do PROEMI que tem como objetivo principal inovar e estimular a criatividade dos alunos no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCrençasDocentesCriatividade_Santos_2013.pdfapplication/pdf3281145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/1/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdfcbe2c95b83e9eaa8b84c11f84446c512MD51TEXTFabioAAS_TESE.pdf.txtFabioAAS_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain801502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/6/FabioAAS_TESE.pdf.txt14e8cd4369c5b89e169ff0749537055dMD56CrençasDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.txtCrençasDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain800406https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/8/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.txt372d6d4cba65644e4661c23363a8eebeMD58THUMBNAILFabioAAS_TESE.pdf.jpgFabioAAS_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/7/FabioAAS_TESE.pdf.jpg0986463057a333ad63afe79c28f21862MD57CrençasDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.jpgCrençasDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/9/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.jpg684855a97bf0a3fb1745aa1136fce0cfMD59123456789/144522019-08-04 02:20:02.535oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-04T05:20:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
title As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
spellingShingle As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
Criatividade. Ensino médio inovador. Crenças. Conhecimento profissional. Profissionalização docente
Creativity
Innovative School
Beliefs
Professional knowledge
Professionalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
title_full As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
title_fullStr As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
title_full_unstemmed As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
title_sort As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN
author Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
author_facet Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8334261197856331
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ramalho, Betânia Leite
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Dias, Ana Maria Iório
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8092049870780985
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fábio Alexandre Araújo dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltrán
contributor_str_mv Nunez, Isauro Beltrán
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade. Ensino médio inovador. Crenças. Conhecimento profissional. Profissionalização docente
topic Criatividade. Ensino médio inovador. Crenças. Conhecimento profissional. Profissionalização docente
Creativity
Innovative School
Beliefs
Professional knowledge
Professionalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Innovative School
Beliefs
Professional knowledge
Professionalization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Estamos vivendo no século da criatividade em que os sujeitos precisam ser estimulados a criar e inovar nos processos de aprendizagem escolar. Nesse sentido, a criatividade precisa ser compreendida como um bem cultural, um direito de todos e uma condição histórica e cultural do sujeito, e não como uma capacidade inerente ao sujeito ou pertencente alguns poucos eleitos. Para que a criatividade do aluno seja estimulada, faz-se necessário, dentre outros elementos, que o conhecimento profissional do professor considere as crenças como componente de seu processo de profissionalização com o objetivo de reconhecer o seu papel e influências como formas de nortear as ações profissionais docentes. Para tanto, a presente tese tem o objetivo de estudar as crenças dos professores sobre a criatividade dos estudantes no Ensino Médio Inovador. O ensino, nessa perspectiva, mais especificamente, o ensino médio precisa inovar-se, e nesse processo, o Programa Ensino Médio Inovador PROEMI emerge como uma das iniciativas das políticas públicas educacionais vigentes. Para tanto, no intuito de fundamentar as nossas discussões dialogamos com autores que discutem a criatividade no contexto da educação, às crenças, o conhecimento profissional do professor e o ensino médio. Nessa pesquisa, 207 professores que atuam no ensino médio em escolas estaduais na cidade de Natal e sua Região Metropolitana dentro do PROEMI constituíram-se em nosso público-alvo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário normativo de crenças contendo perguntas fechadas e abertas. Para a organização dos dados utilizamos os softwares estatísticos R. 2.15.1 e o Modalisa. O tratamento dos dados se deu mediante análises estatísticas como a análise descritiva dos enunciados, da média, do desvio padrão e a Análise de Componentes Principais ACP em relação aos resultados oriundos das perguntas fechadas e a análise de conteúdo em se tratando dos resultados referentes às perguntas abertas. Os resultados corroboraram com a tese de que os professores apresentam em suas crenças a predominância do enfoque tradicional ou clássico da criatividade, ou seja, creem-na como algo inato ao ser humano e que se desenvolve independentemente dos fatores sociais e culturais. No tocante às principais características do aluno criativo, a autonomia e o alto grau de originalidade em sua aprendizagem se destacaram, dentre outras características. Suas crenças, em relação aos elementos que inibem a criatividade do aluno apontaram que a escola, ao privilegiar os conteúdos escolares compromete a criatividade dos alunos e sobre os elementos que favorecem, destacaram-se as áreas da Arte, da Educação Física e da Literatura como disciplinas, que preferencialmente, desenvolvem a criatividade dos alunos no contexto escolar. Assim, constatamos que as crenças dos professores se configuram de forma reducionista e inatista e que precisam, urgentemente, ser repensadas para que não continue a comprometer o desenvolvimento da criatividade do aluno no contexto escolar, e nesse caso, as crenças se constituem em um dos elementos básicos da profissionalização docente que precisam constantemente ser repensadas e incluídas nas discussões sobre a formação e atuação docente, principalmente, dentro do PROEMI que tem como objetivo principal inovar e estimular a criatividade dos alunos no ensino médio
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-03
2014-12-17T14:36:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452
identifier_str_mv SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/1/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/6/FabioAAS_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/8/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/7/FabioAAS_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14452/9/Cren%c3%a7asDocentesCriatividade_Santos_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbe2c95b83e9eaa8b84c11f84446c512
14e8cd4369c5b89e169ff0749537055d
372d6d4cba65644e4661c23363a8eebe
0986463057a333ad63afe79c28f21862
684855a97bf0a3fb1745aa1136fce0cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832875554471936