Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937 |
Resumo: | Os jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo. De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis. |
id |
VERACRUZ-0_2d34b44fdc4fdfaa9cb22770a4963089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17937 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic tableJogos DidáticosTabela periódica e AlimentosOs jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo. De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1793710.34117/bjdv6n10-160Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76286-76301Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76286-76301Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76286-763012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937/14520Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessChristofori, Laura Melissa BarretoMerlim, Ronald SantosCrespo, Larissa CodeçoAleixo, SeldonRibeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17937Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:18.942584Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
title |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
spellingShingle |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table Christofori, Laura Melissa Barreto Jogos Didáticos Tabela periódica e Alimentos |
title_short |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
title_full |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
title_fullStr |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
title_full_unstemmed |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
title_sort |
Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table |
author |
Christofori, Laura Melissa Barreto |
author_facet |
Christofori, Laura Melissa Barreto Merlim, Ronald Santos Crespo, Larissa Codeço Aleixo, Seldon Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Merlim, Ronald Santos Crespo, Larissa Codeço Aleixo, Seldon Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christofori, Laura Melissa Barreto Merlim, Ronald Santos Crespo, Larissa Codeço Aleixo, Seldon Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Didáticos Tabela periódica e Alimentos |
topic |
Jogos Didáticos Tabela periódica e Alimentos |
description |
Os jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo. De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937 10.34117/bjdv6n10-160 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937/14520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76286-76301 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76286-76301 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76286-76301 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645483641405440 |