Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christofori, Laura Melissa Barreto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Merlim, Ronald Santos, Crespo, Larissa Codeço, Aleixo, Seldon, Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937
Resumo: Os jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo.  De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis.
id VERACRUZ-0_2d34b44fdc4fdfaa9cb22770a4963089
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17937
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic tableJogos DidáticosTabela periódica e AlimentosOs jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo.  De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1793710.34117/bjdv6n10-160Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76286-76301Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76286-76301Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76286-763012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937/14520Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessChristofori, Laura Melissa BarretoMerlim, Ronald SantosCrespo, Larissa CodeçoAleixo, SeldonRibeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17937Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:18.942584Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
title Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
spellingShingle Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
Christofori, Laura Melissa Barreto
Jogos Didáticos
Tabela periódica e Alimentos
title_short Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
title_full Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
title_fullStr Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
title_full_unstemmed Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
title_sort Avaliação da percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos como um recurso didático auxiliar a uma aula para o ensino da tabela periódica/Evaluation of the perception of the game Periodic Profile Food as a didactic resource to assist a class for teaching the periodic table
author Christofori, Laura Melissa Barreto
author_facet Christofori, Laura Melissa Barreto
Merlim, Ronald Santos
Crespo, Larissa Codeço
Aleixo, Seldon
Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos
author_role author
author2 Merlim, Ronald Santos
Crespo, Larissa Codeço
Aleixo, Seldon
Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christofori, Laura Melissa Barreto
Merlim, Ronald Santos
Crespo, Larissa Codeço
Aleixo, Seldon
Ribeiro, Helen Sant’ Ana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Didáticos
Tabela periódica e Alimentos
topic Jogos Didáticos
Tabela periódica e Alimentos
description Os jogos didáticos constituem-se um recurso de ensino que podem ser utilizados como ferramentas didáticas complementares as aulas de química para tornar a prática pedagógica diferente do ensino tradicional praticado. Deste modo, este estudo teve o objetivo de verificar a percepção do jogo Perfil Periódico Alimentos adaptado do jogo Perfil químico para o contexto do tema alimentos como forma de auxiliar na fixação do conteúdo da tabela periódica abordado na aula. Assim, foi ministrada uma aula seguida da aplicação do referido jogo do tipo cartas, em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio. Verificou-se que 78 % dos alunos relataram que gostaram do jogo e que 74 % disseram que o jogo ajudou no entendimento do conteúdo.  De acordo com os resultados, os alunos relataram que aprender a disciplina de química ficou mais interessante, dinâmica e divertida. Os alunos conseguiram fazer analogias dos elementos químicos presentes nas cartas do jogo com os elementos presentes no seu cotidiano, o que demostrou a eles a importância de estudar química e assim o tema alimentos serviu para a contextualização do conteúdo. Portanto, a partir dos resultados obtidos verificou-se que o jogo didático é um recurso auxiliar a aula de química tradicional expositiva, pois facilitou a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Para a validação do jogo como uma ferramenta didática para avaliar a aprendizagem faz-se necessário à sua validação conforme discutido aqui. Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e atraente, uma necessidade relatada nos documentos norteadores do ensino médio no Brasil, uma vez que ferramentas didáticas diferenciadas de ensino são importantes para as aulas, a partir do momento em que elas são insubstituíveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937
10.34117/bjdv6n10-160
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17937/14520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 76286-76301
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 76286-76301
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 76286-76301
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645483641405440