Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150 |
Resumo: | A ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores. |
id |
UFRN_3c3b7937d4b9b79bbfa00dabc81b991a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35150 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macedo Filho, Darlan Amancio deMoro, VicenteBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2017-11-16T12:49:00Z2021-09-20T14:58:49Z2017-11-16T12:49:00Z2021-09-20T14:58:49Z20162012909511MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoComportamento do consumidorFatores hedônicosDimensões experienciaisColecionismoComportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDarlanAMF_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain108497https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/1/DarlanAMF_Monografia.pdf.txtb49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745MD51ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain108497https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/2/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txtb49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745MD52ORIGINALComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdfAdministraçãoapplication/pdf1385800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/3/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdfcbc4b3483e80516b812e8af33c8543a2MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/351502021-09-20 11:58:50.075oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:58:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
title |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
spellingShingle |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica Macedo Filho, Darlan Amancio de Comportamento do consumidor Fatores hedônicos Dimensões experienciais Colecionismo |
title_short |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
title_full |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
title_fullStr |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
title_full_unstemmed |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
title_sort |
Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica |
author |
Macedo Filho, Darlan Amancio de |
author_facet |
Macedo Filho, Darlan Amancio de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Moro, Vicente |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo Filho, Darlan Amancio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Fatores hedônicos Dimensões experienciais Colecionismo |
topic |
Comportamento do consumidor Fatores hedônicos Dimensões experienciais Colecionismo |
description |
A ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-16T12:49:00Z 2021-09-20T14:58:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-16T12:49:00Z 2021-09-20T14:58:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2012909511 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150 |
identifier_str_mv |
2012909511 MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/1/DarlanAMF_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/2/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/3/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745 b49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745 cbc4b3483e80516b812e8af33c8543a2 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686483844792320 |