Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo Filho, Darlan Amancio de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150
Resumo: A ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores.
id UFRN_3c3b7937d4b9b79bbfa00dabc81b991a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35150
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macedo Filho, Darlan Amancio deMoro, VicenteBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2017-11-16T12:49:00Z2021-09-20T14:58:49Z2017-11-16T12:49:00Z2021-09-20T14:58:49Z20162012909511MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoComportamento do consumidorFatores hedônicosDimensões experienciaisColecionismoComportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTDarlanAMF_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain108497https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/1/DarlanAMF_Monografia.pdf.txtb49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745MD51ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain108497https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/2/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txtb49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745MD52ORIGINALComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdfAdministraçãoapplication/pdf1385800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/3/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdfcbc4b3483e80516b812e8af33c8543a2MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/351502021-09-20 11:58:50.075oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:58:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
title Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
spellingShingle Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
Macedo Filho, Darlan Amancio de
Comportamento do consumidor
Fatores hedônicos
Dimensões experienciais
Colecionismo
title_short Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
title_full Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
title_fullStr Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
title_full_unstemmed Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
title_sort Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica
author Macedo Filho, Darlan Amancio de
author_facet Macedo Filho, Darlan Amancio de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Moro, Vicente
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo Filho, Darlan Amancio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Fatores hedônicos
Dimensões experienciais
Colecionismo
topic Comportamento do consumidor
Fatores hedônicos
Dimensões experienciais
Colecionismo
description A ideia de consumo hedônico aparece no campo dos estudos do comportamento do consumidor quebrando paradigmas. Inicialmente, os estudos nesta área ficavam restritos aos aspectos econômicos e cognitivos do comportamento do consumidor. A perspectiva hedônica, por sua vez, abrange os aspectos emocionais e experienciais que também podem estar envolvidos no processo de compra. No colecionismo, pode-se notar a presença de diversos aspectos hedônicos nas relações de consumo, seja na relação pessoa-objeto, seja nas dimensões experienciais vivenciadas pelos colecionadores no momento da compra. Este estudo visa analisar a experiência hedônica na pratica colecionista, identificando as dimensões experienciais proposta por Schmitt (2002). A pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada através da realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com dez praticantes do colecionismo na cidade de Natal/RN. A pesquisa permitiu confirmar a forte presença dos fatores hedônicos na prática colecionista. Os resultados também evidenciam a presença das cinco dimensões experienciais no momento de consumo dos colecionadores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-16T12:49:00Z
2021-09-20T14:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-16T12:49:00Z
2021-09-20T14:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012909511
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150
identifier_str_mv 2012909511
MACEDO FILHO, Darlan Amancio de. Comportamento de consumo de colecionadores de produtos na perspectiva hedônica. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/1/DarlanAMF_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/2/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/3/ComportamentoDeConsumo_MacedoFilho_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35150/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745
b49576f76fe0ccee9e42d735db5f1745
cbc4b3483e80516b812e8af33c8543a2
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117597099982848