Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Anne Michelle de Araújo Dantas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26236
Resumo: As redes sociais online passaram a representar um espaço de construção e expressão de identidades e valores na contemporaneidade. Como parte dessa cultura da web, os memes facilmente são associados como partículas de transmissão cultural, indicando comportamentos que são replicados através da imitação e interferindo, sobretudo, na maneira como nos vemos e nos posicionamos no mundo. O presente estudo intenciona discutir as identidades culturais de professores de língua inglesa que são construídas a partir de seus posicionamentos em memes compartilhados no Facebook. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativista, insere-se na área da Linguística Aplicada, o que nos permite transitar, no campo teórico, por entre a tríade Facebook/identidade/linguagem, ancorando-se no modelo sócio-histórico de linguagem do Círculo de Bakhtin e nos Estudos Culturais (HALL, BAUMAN, WOODWARD). O corpus é constituído por 5 memes compartilhados por 4 professores de língua inglesa em 4 fanpages do Facebook: Profissão Professor, Professor Sofredor, Professora Sincera e Professora Indelicada. A análise discursiva dos memes revela que o “outro” é imprescindível na constituição da identidade do docente de língua inglesa, pois essa se funda e se forma nesse incessante processo dialógico de vozes sociais interconectadas online e offline. Os enunciados mostram que neste processo de negociação de identidades culturais no Facebook, o professor de língua inglesa compartilha com a representação da sua imagem como tendo sido “destronada” e “profanada” pela sociedade atual, com a de um sujeito que ganha pouco em relação a outras profissões, que não tem prestigio, que é oprimido pela classe dominante e, por isso é mal compreendido pelos alunos e pela própria sociedade. Porém tais assertivas descortinam um perigo: aquilo que é socialmente compartilhado passa a exercer grande força e a ganhar status de verdade. Daí, a necessidade de evitarmos reforçar esses discursos de desatualização e de desprestigio social, ancorados nos já-ditos e frutos de um longo processo histórico e cultural. Quem sabe assim, paulatinamente, consigamos alterá-los.
id UFRN_3c534d183b9f28f74cc60bef4239a51d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26236
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macedo, Anne Michelle de Araújo DantasOliveira, Maria Bernadete Fernandes deBarbosa, Maria do Socorro Maia FernandesFaria, Marilia Varella Bezerra de2018-12-05T18:30:42Z2018-12-05T18:30:42Z2018-07-31MACEDO, Anne Michelle de Araújo Dantas. Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26236As redes sociais online passaram a representar um espaço de construção e expressão de identidades e valores na contemporaneidade. Como parte dessa cultura da web, os memes facilmente são associados como partículas de transmissão cultural, indicando comportamentos que são replicados através da imitação e interferindo, sobretudo, na maneira como nos vemos e nos posicionamos no mundo. O presente estudo intenciona discutir as identidades culturais de professores de língua inglesa que são construídas a partir de seus posicionamentos em memes compartilhados no Facebook. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativista, insere-se na área da Linguística Aplicada, o que nos permite transitar, no campo teórico, por entre a tríade Facebook/identidade/linguagem, ancorando-se no modelo sócio-histórico de linguagem do Círculo de Bakhtin e nos Estudos Culturais (HALL, BAUMAN, WOODWARD). O corpus é constituído por 5 memes compartilhados por 4 professores de língua inglesa em 4 fanpages do Facebook: Profissão Professor, Professor Sofredor, Professora Sincera e Professora Indelicada. A análise discursiva dos memes revela que o “outro” é imprescindível na constituição da identidade do docente de língua inglesa, pois essa se funda e se forma nesse incessante processo dialógico de vozes sociais interconectadas online e offline. Os enunciados mostram que neste processo de negociação de identidades culturais no Facebook, o professor de língua inglesa compartilha com a representação da sua imagem como tendo sido “destronada” e “profanada” pela sociedade atual, com a de um sujeito que ganha pouco em relação a outras profissões, que não tem prestigio, que é oprimido pela classe dominante e, por isso é mal compreendido pelos alunos e pela própria sociedade. Porém tais assertivas descortinam um perigo: aquilo que é socialmente compartilhado passa a exercer grande força e a ganhar status de verdade. Daí, a necessidade de evitarmos reforçar esses discursos de desatualização e de desprestigio social, ancorados nos já-ditos e frutos de um longo processo histórico e cultural. Quem sabe assim, paulatinamente, consigamos alterá-los.Online social networks have become an environment of construction and expression of identities and values in contemporary times. As part of this web culture, memes are easily associated as particles of cultural transmission, indicating behaviors that are replicated through imitation and interfering – above all – on the way we see and express ourselves in the world. The present study intends to discuss cultural identities of English language teachers that are constructed from the way they express themselves on Facebook memes. The research has a qualitative and interpretative nature and is situated within the area of Applied Linguistics with its theoretical framework designed by the triad Facebook / identity / language. Thus, this study is based on a social and historical model of language of the Circle of Bakhtin and presents an interface with the Cultural Studies (Hall, Bauman, Woodward). Research data was gathered from 5 memes shared by 4 English language teachers on 4 Facebook fan pages: Profissão Professor, Professor Sofredor, Professora Sincera and Professora Indelicada. The discursive analysis of the memes reveal that the “other” is essential on the construction of the English language teacher identity, taking into account that the identity is built upon an incessant dialogical process of online and offline interconnected social voices. The utterances show that in this process of Facebook cultural identities negotiation, the English language teacher has been sharing his/her own image as "dethroned" and "profaned" by contemporary society as an underpaid professional when compared to other professions, who has no prestige, who is oppressed by the ruling class and is therefore misunderstood by students and society in general. However, such assertions reveal a danger: what is socially shared becomes powerful and earns truth status. Therefore, it is crucial to avoid these discourses of outdateness and of social discredit, which are anchored in a long sociohistorical and cultural process. Maybe, we can gradually change them.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagemIdentidade docenteFacebookMemeProfessor de língua inglesaOs memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMemesconstruçãoidentitária_Macedo_2018.pdfapplication/pdf1681897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/1/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf95e158acb60371d484b2d3dc9c3280d1MD51TEXTMemesconstruçãoidentitária_Macedo_2018.pdf.txtMemesconstruçãoidentitária_Macedo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain307770https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/2/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf.txt90a18edff2c37154897293b5e572a4daMD52THUMBNAILMemesconstruçãoidentitária_Macedo_2018.pdf.jpgMemesconstruçãoidentitária_Macedo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/3/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf.jpge9de2ccc0853e102349095ebce2e4694MD53123456789/262362019-01-29 21:14:08.432oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26236Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:14:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
title Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
spellingShingle Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
Macedo, Anne Michelle de Araújo Dantas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Identidade docente
Facebook
Meme
Professor de língua inglesa
title_short Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
title_full Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
title_fullStr Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
title_full_unstemmed Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
title_sort Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook
author Macedo, Anne Michelle de Araújo Dantas
author_facet Macedo, Anne Michelle de Araújo Dantas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Anne Michelle de Araújo Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
contributor_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Identidade docente
Facebook
Meme
Professor de língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Identidade docente
Facebook
Meme
Professor de língua inglesa
description As redes sociais online passaram a representar um espaço de construção e expressão de identidades e valores na contemporaneidade. Como parte dessa cultura da web, os memes facilmente são associados como partículas de transmissão cultural, indicando comportamentos que são replicados através da imitação e interferindo, sobretudo, na maneira como nos vemos e nos posicionamos no mundo. O presente estudo intenciona discutir as identidades culturais de professores de língua inglesa que são construídas a partir de seus posicionamentos em memes compartilhados no Facebook. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativista, insere-se na área da Linguística Aplicada, o que nos permite transitar, no campo teórico, por entre a tríade Facebook/identidade/linguagem, ancorando-se no modelo sócio-histórico de linguagem do Círculo de Bakhtin e nos Estudos Culturais (HALL, BAUMAN, WOODWARD). O corpus é constituído por 5 memes compartilhados por 4 professores de língua inglesa em 4 fanpages do Facebook: Profissão Professor, Professor Sofredor, Professora Sincera e Professora Indelicada. A análise discursiva dos memes revela que o “outro” é imprescindível na constituição da identidade do docente de língua inglesa, pois essa se funda e se forma nesse incessante processo dialógico de vozes sociais interconectadas online e offline. Os enunciados mostram que neste processo de negociação de identidades culturais no Facebook, o professor de língua inglesa compartilha com a representação da sua imagem como tendo sido “destronada” e “profanada” pela sociedade atual, com a de um sujeito que ganha pouco em relação a outras profissões, que não tem prestigio, que é oprimido pela classe dominante e, por isso é mal compreendido pelos alunos e pela própria sociedade. Porém tais assertivas descortinam um perigo: aquilo que é socialmente compartilhado passa a exercer grande força e a ganhar status de verdade. Daí, a necessidade de evitarmos reforçar esses discursos de desatualização e de desprestigio social, ancorados nos já-ditos e frutos de um longo processo histórico e cultural. Quem sabe assim, paulatinamente, consigamos alterá-los.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T18:30:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-05T18:30:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Anne Michelle de Araújo Dantas. Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26236
identifier_str_mv MACEDO, Anne Michelle de Araújo Dantas. Os memes na construção identitária do professor de língua inglesa: um ressoar de vozes no Facebook. 2018. 127f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/1/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/2/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26236/3/Memesconstru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1ria_Macedo_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95e158acb60371d484b2d3dc9c3280d1
90a18edff2c37154897293b5e572a4da
e9de2ccc0853e102349095ebce2e4694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832768219086848