A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963 |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese. |
id |
UFRN_3dc43ddcc6e6295218dcf49317e82f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24963 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Albéris Eron Flávio dehttp://lattes.cnpq.br/1145405674911079https://orcid.org/0000-0003-3419-1944http://lattes.cnpq.br/1212672321267679Cooper, Jennifer Sarahhttp://lattes.cnpq.br/6919670149148157Amorim, Marcelo da Silvahttps://orcid.org/0000-0001-7352-2334http://lattes.cnpq.br/4995000816782449Cunha, Eva Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566Almeida Filho, José Carlos Paes dehttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201Canan, Ana Graça2018-04-03T14:07:02Z2018-04-03T14:07:02Z2017-12-05OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese.This research aims to investigate the use of adapted fiction in the kind of educational texts known as “readers” as a teaching tool in the English-language classroom. This resource is introduced in our classrooms on the hypothesis that it would address failures in the teaching and learning process which had been observed in practice and which corresponded to similar failings identified in Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2006), Oliveira (2007), Jorge (2009), and Borges (2009). The participants in this research are 144 Secondary School students from a state school in Rio Grande do Norte/Brazil and the methodology used is action research (KEMMIS; McTAGGART, 1988). For the classroom intervention we use didactic sequences involving activities based on a reader. The data has been gathered by means of questionnaires with both open and closed questions. The theoretical framework is based on Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira and Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), among others. The national curriculum guidelines (BRASIL, 1996; 1998; 2006), as well as the Common European Framework of Reference for Languages (COUNCIL OF EUROPE, 2001) are used as points of departure for this research. The results of our research show that the use of readers in the classroom is an effective way of combating the learning deficit noticed by the aforementioned researchers thus confirming our hypothesis.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAReadersLíngua InglesaEscola públicaEnsinoA utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTESE ALBERIS ERON.pdf.txtTESE ALBERIS ERON.pdf.txtExtracted texttext/plain409329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txtd7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06MD52THUMBNAILTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg25b4a209393028dc52876fa3cc4c29dbMD53TEXTTESE ALBERIS ERON.pdf.txtTESE ALBERIS ERON.pdf.txtExtracted texttext/plain409329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txtd7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06MD52THUMBNAILTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg25b4a209393028dc52876fa3cc4c29dbMD53ORIGINALTESE ALBERIS ERON.pdfTESE ALBERIS ERON.pdfapplication/pdf3894964https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/1/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdfbfe03fb0e002b331bf50cd2991dd45c4MD51123456789/249632022-05-23 18:10:53.364oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-23T21:10:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
title |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
spellingShingle |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio Oliveira, Albéris Eron Flávio de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Readers Língua Inglesa Escola pública Ensino |
title_short |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
title_full |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
title_fullStr |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
title_sort |
A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio |
author |
Oliveira, Albéris Eron Flávio de |
author_facet |
Oliveira, Albéris Eron Flávio de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1145405674911079 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3419-1944 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1212672321267679 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cooper, Jennifer Sarah |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6919670149148157 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Amorim, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referees2ID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7352-2334 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4995000816782449 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Cunha, Eva Carolina da |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3575831122455566 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6713011855280201 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Albéris Eron Flávio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Canan, Ana Graça |
contributor_str_mv |
Canan, Ana Graça |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Readers Língua Inglesa Escola pública Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Readers Língua Inglesa Escola pública Ensino |
description |
Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-03T14:07:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-03T14:07:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/1/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06 25b4a209393028dc52876fa3cc4c29db d7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06 25b4a209393028dc52876fa3cc4c29db bfe03fb0e002b331bf50cd2991dd45c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117707244503040 |