A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Albéris Eron Flávio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963
Resumo: Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese.
id UFRN_3dc43ddcc6e6295218dcf49317e82f92
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24963
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Albéris Eron Flávio dehttp://lattes.cnpq.br/1145405674911079https://orcid.org/0000-0003-3419-1944http://lattes.cnpq.br/1212672321267679Cooper, Jennifer Sarahhttp://lattes.cnpq.br/6919670149148157Amorim, Marcelo da Silvahttps://orcid.org/0000-0001-7352-2334http://lattes.cnpq.br/4995000816782449Cunha, Eva Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566Almeida Filho, José Carlos Paes dehttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201Canan, Ana Graça2018-04-03T14:07:02Z2018-04-03T14:07:02Z2017-12-05OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese.This research aims to investigate the use of adapted fiction in the kind of educational texts known as “readers” as a teaching tool in the English-language classroom. This resource is introduced in our classrooms on the hypothesis that it would address failures in the teaching and learning process which had been observed in practice and which corresponded to similar failings identified in Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2006), Oliveira (2007), Jorge (2009), and Borges (2009). The participants in this research are 144 Secondary School students from a state school in Rio Grande do Norte/Brazil and the methodology used is action research (KEMMIS; McTAGGART, 1988). For the classroom intervention we use didactic sequences involving activities based on a reader. The data has been gathered by means of questionnaires with both open and closed questions. The theoretical framework is based on Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira and Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), among others. The national curriculum guidelines (BRASIL, 1996; 1998; 2006), as well as the Common European Framework of Reference for Languages (COUNCIL OF EUROPE, 2001) are used as points of departure for this research. The results of our research show that the use of readers in the classroom is an effective way of combating the learning deficit noticed by the aforementioned researchers thus confirming our hypothesis.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAReadersLíngua InglesaEscola públicaEnsinoA utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTESE ALBERIS ERON.pdf.txtTESE ALBERIS ERON.pdf.txtExtracted texttext/plain409329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txtd7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06MD52THUMBNAILTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg25b4a209393028dc52876fa3cc4c29dbMD53TEXTTESE ALBERIS ERON.pdf.txtTESE ALBERIS ERON.pdf.txtExtracted texttext/plain409329https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txtd7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06MD52THUMBNAILTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgTESE ALBERIS ERON.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg25b4a209393028dc52876fa3cc4c29dbMD53ORIGINALTESE ALBERIS ERON.pdfTESE ALBERIS ERON.pdfapplication/pdf3894964https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/1/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdfbfe03fb0e002b331bf50cd2991dd45c4MD51123456789/249632022-05-23 18:10:53.364oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-23T21:10:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
title A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
spellingShingle A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
Oliveira, Albéris Eron Flávio de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Readers
Língua Inglesa
Escola pública
Ensino
title_short A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
title_full A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
title_fullStr A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
title_full_unstemmed A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
title_sort A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
author Oliveira, Albéris Eron Flávio de
author_facet Oliveira, Albéris Eron Flávio de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1145405674911079
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3419-1944
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cooper, Jennifer Sarah
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6919670149148157
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.contributor.referees2ID.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7352-2334
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4995000816782449
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cunha, Eva Carolina da
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3575831122455566
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6713011855280201
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Albéris Eron Flávio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Canan, Ana Graça
contributor_str_mv Canan, Ana Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Readers
Língua Inglesa
Escola pública
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Readers
Língua Inglesa
Escola pública
Ensino
description Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-03T14:07:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-03T14:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963
identifier_str_mv OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/2/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/3/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24963/1/TESE%20ALBERIS%20ERON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06
25b4a209393028dc52876fa3cc4c29db
d7ba9b1c38cc4958421f734e45eb8b06
25b4a209393028dc52876fa3cc4c29db
bfe03fb0e002b331bf50cd2991dd45c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117707244503040