A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46946 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o mundo do trabalho nos dias atuais, tendo em vista a elaboração de uma proposta de ensino de história para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria Margarida de Castro Almeida, situada no bairro Conjunto Esperança, na cidade de Fortaleza. A experiência em trabalhar com o tema da Revolução Industrial e as mudanças nas relações de trabalho na Inglaterra do século XVIII, em turmas da modalidade da EJA, possibilitou a compreensão do quanto as questões relativas ao mundo do trabalho atraíam a atenção dos alunos. Tomando como ponto de partida essa experiência, e tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio da EJA, pensou-se em uma proposta de ensino que aborde aspectos relativos ao mundo do trabalho a partir do ensino de História, tendo em vista uma melhor compreensão desse tema por parte desses indivíduos que, ou estão já inseridos no mercado de trabalho ou estão buscando a escola com vistas à conquista do primeiro emprego. O trabalho dialoga com autores que abordam temáticas que tratam da primeira Revolução Industrial e suas consequências para os trabalhadores: (HOBSBAWN, 2013), (DECCA, 2004), (IGLESIAS, 1981); da organização atual do capitalismo e das condições de trabalho (STANDING, 2020), (ANTUNES, 2018), (BRAGA, 2012); e da relação entre o mundo do trabalho e o ensino de História, (PETERSEN, 2016), (SILVA, 1984), (FONSECA, 2008). Os dados utilizados na pesquisa constituíram-se da aplicação de um questionário junto aos alunos, cujo propósito foi conhecer melhor esse públicoalvo da EJA, bem como de documentos oficiais acerca do ensino de História e da modalidade da EJA. Como produto final do trabalho, sugere-se a proposta de um ensino de História no formato de sequência didática, cujo conteúdo a ser trabalhado trata das condições de trabalho enfrentadas pelos trabalhadores nos dias atuais e que tem sua origem na primeira Revolução Industrial inglesa. |
id |
UFRN_3e4b430675f3f7eeb459c97184f71186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46946 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza Júnior, Cláudio Farias dehttp://lattes.cnpq.br/5321137703697338http://lattes.cnpq.br/0324787585868429Carvalho, Haroldo Loguerciohttp://lattes.cnpq.br/9190627462162920Falcão, Marcilio Limahttp://lattes.cnpq.br/5594231476327875Fagundes, José Evangelista2022-04-13T20:07:33Z2022-04-13T20:07:33Z2022-01-18SOUZA JÚNIOR, Cláudio Farias de. A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida. 2022. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46946Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o mundo do trabalho nos dias atuais, tendo em vista a elaboração de uma proposta de ensino de história para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria Margarida de Castro Almeida, situada no bairro Conjunto Esperança, na cidade de Fortaleza. A experiência em trabalhar com o tema da Revolução Industrial e as mudanças nas relações de trabalho na Inglaterra do século XVIII, em turmas da modalidade da EJA, possibilitou a compreensão do quanto as questões relativas ao mundo do trabalho atraíam a atenção dos alunos. Tomando como ponto de partida essa experiência, e tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio da EJA, pensou-se em uma proposta de ensino que aborde aspectos relativos ao mundo do trabalho a partir do ensino de História, tendo em vista uma melhor compreensão desse tema por parte desses indivíduos que, ou estão já inseridos no mercado de trabalho ou estão buscando a escola com vistas à conquista do primeiro emprego. O trabalho dialoga com autores que abordam temáticas que tratam da primeira Revolução Industrial e suas consequências para os trabalhadores: (HOBSBAWN, 2013), (DECCA, 2004), (IGLESIAS, 1981); da organização atual do capitalismo e das condições de trabalho (STANDING, 2020), (ANTUNES, 2018), (BRAGA, 2012); e da relação entre o mundo do trabalho e o ensino de História, (PETERSEN, 2016), (SILVA, 1984), (FONSECA, 2008). Os dados utilizados na pesquisa constituíram-se da aplicação de um questionário junto aos alunos, cujo propósito foi conhecer melhor esse públicoalvo da EJA, bem como de documentos oficiais acerca do ensino de História e da modalidade da EJA. Como produto final do trabalho, sugere-se a proposta de um ensino de História no formato de sequência didática, cujo conteúdo a ser trabalhado trata das condições de trabalho enfrentadas pelos trabalhadores nos dias atuais e que tem sua origem na primeira Revolução Industrial inglesa.The main purpose of this study is to reflect on the world of work nowadays, having in mind the elaboration of a history teaching proposal for students of Youth and Adult Education( EJA) of the Full-Time High School Professora Maria Margarida de Castro Almeida, located in the Conjunto Esperança neighborhood in the city of Fortaleza.The experience of working with the theme of the Industrial Revolution and the changes in labor relations in England in the 18th century, in Young and Adult classes, made it possible to understand how much issues related to the world of work attracted the students' attention. Taking this experience as a starting point, and having as target audience EJA High School students, we thought of a teaching proposal that approaches aspects related to the world of work through History teaching, aiming at a better understanding of this theme by these individuals who are either already inserted in the labor market or are seeking school with the purpose of getting their first job. The study dialogues with authors who address themes dealing with the first Industrial Revolution and its consequences for workers: (HOBSBAWN, 2013), (DECCA, 2004), (IGLESIAS, 1981); the current organization of capitalism and working conditions (STANDING, 2020), (ANTUNES, 2018), (BRAGA, 2012); and the relationship between the world of work and history teaching, (PETERSEN, 2016), (SILVA, 1984), (FONSECA, 2008). The data used in the research consisted of the application of a questionnaire to the students, whose purpose was to better know this target audience of the EJA, as well as official documents about history teaching and the EJA modality. As a final product of the study, we suggest the proposal of a History teaching in the format of a didactic sequence, whose content to be worked on deals with the working conditions faced by workers today and which has its origin in the first English Industrial Revolution.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaEducação de Jovens e AdultosRevolução IndustrialMundo do trabalhoPrecarização do trabalhoA Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaomundotrabalho_SouzaJunior_2022.pdfapplication/pdf3244455https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46946/1/Educacaomundotrabalho_SouzaJunior_2022.pdfa8174a98cdaa60989b0401be5fb9e37dMD51123456789/469462022-05-02 12:36:17.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46946Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
title |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
spellingShingle |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida Souza Júnior, Cláudio Farias de Ensino de História Educação de Jovens e Adultos Revolução Industrial Mundo do trabalho Precarização do trabalho |
title_short |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
title_full |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
title_fullStr |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
title_full_unstemmed |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
title_sort |
A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida |
author |
Souza Júnior, Cláudio Farias de |
author_facet |
Souza Júnior, Cláudio Farias de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5321137703697338 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0324787585868429 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9190627462162920 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Falcão, Marcilio Lima |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5594231476327875 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Cláudio Farias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, José Evangelista |
contributor_str_mv |
Fagundes, José Evangelista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Educação de Jovens e Adultos Revolução Industrial Mundo do trabalho Precarização do trabalho |
topic |
Ensino de História Educação de Jovens e Adultos Revolução Industrial Mundo do trabalho Precarização do trabalho |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o mundo do trabalho nos dias atuais, tendo em vista a elaboração de uma proposta de ensino de história para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria Margarida de Castro Almeida, situada no bairro Conjunto Esperança, na cidade de Fortaleza. A experiência em trabalhar com o tema da Revolução Industrial e as mudanças nas relações de trabalho na Inglaterra do século XVIII, em turmas da modalidade da EJA, possibilitou a compreensão do quanto as questões relativas ao mundo do trabalho atraíam a atenção dos alunos. Tomando como ponto de partida essa experiência, e tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio da EJA, pensou-se em uma proposta de ensino que aborde aspectos relativos ao mundo do trabalho a partir do ensino de História, tendo em vista uma melhor compreensão desse tema por parte desses indivíduos que, ou estão já inseridos no mercado de trabalho ou estão buscando a escola com vistas à conquista do primeiro emprego. O trabalho dialoga com autores que abordam temáticas que tratam da primeira Revolução Industrial e suas consequências para os trabalhadores: (HOBSBAWN, 2013), (DECCA, 2004), (IGLESIAS, 1981); da organização atual do capitalismo e das condições de trabalho (STANDING, 2020), (ANTUNES, 2018), (BRAGA, 2012); e da relação entre o mundo do trabalho e o ensino de História, (PETERSEN, 2016), (SILVA, 1984), (FONSECA, 2008). Os dados utilizados na pesquisa constituíram-se da aplicação de um questionário junto aos alunos, cujo propósito foi conhecer melhor esse públicoalvo da EJA, bem como de documentos oficiais acerca do ensino de História e da modalidade da EJA. Como produto final do trabalho, sugere-se a proposta de um ensino de História no formato de sequência didática, cujo conteúdo a ser trabalhado trata das condições de trabalho enfrentadas pelos trabalhadores nos dias atuais e que tem sua origem na primeira Revolução Industrial inglesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T20:07:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-13T20:07:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Cláudio Farias de. A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida. 2022. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46946 |
identifier_str_mv |
SOUZA JÚNIOR, Cláudio Farias de. A Educação e o mundo do trabalho no chão da escola: uma proposta na EJA da EEMTI Professora Maria Margarida de Castro Almeida. 2022. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46946/1/Educacaomundotrabalho_SouzaJunior_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8174a98cdaa60989b0401be5fb9e37d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117715124551680 |