Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49537 |
Resumo: | Jogos digitais educacionais, quando conhecidos e bem utilizados, podem vir a proporcionar aos estudantes uma aprendizagem ativa. O significativo número de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na rede municipal de Natal/RN, que corresponde a mais de 50% do público da educação especial, que é composto por alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, nos faz refletir de que maneira poderemos oferecer, na escola pública, aprendizagem a partir dos jogos digitais para essas crianças, proporcionando melhoria no processo inclusivo. Para isso, é necessário pensar como poderemos proporcionar aos professores momentos formativos que os oportunizem conhecer um pouco mais sobre o estudante com DI e que pontos podem ser levados em consideração para conseguirmos trabalhar habilidades matemáticas por meio dos jogos digitais educacionais no ensino regular. Assim, a problemática da presente pesquisa é: uma formação docente com foco no uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos para alunos com deficiência intelectual pode vir a contribuir para reflexão sobre as práticas pedagógicas com esse alunado? O intuito é desenvolver uma formação docente com o uso de microlearning como mediação formativa para o uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos com alunos com DI, em que os professores tenham autonomia para se capacitarem com acesso livre à formação e no tempo ideal a cada participante. Objetivamos, especificamente, identificar jogos digitais matemáticos, de diferentes repositórios gratuitos, mais significativos para inclusão de alunos com deficiência intelectual, explorar os jogos digitais matemáticos com estudante com deficiência intelectual e analisar o uso do vídeo como recurso formativo para o uso de jogos digitais educacionais. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, uma vez que os participantes (professores dos anos iniciais do ensino fundamental de alunos com DI, pesquisador e aluno com DI) estiveram envolvidos ativamente em busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, para as técnicas de coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados com os professores antes e depois do processo formativo, diário de campo e registros da utilização dos jogos pelo aluno. Com esta pesquisa, visamos poder contribuir com o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando-lhes as possibilidades do uso dos jogos digitais educacionais, de portais gratuitos, para que consigam explorar as potencialidades dessa ferramenta numa visão inclusiva. Concluímos que a formação por meio de videoaulas no formato microlearning é uma boa estratégia para formações continuadas e que é possível garantir ao aluno com DI uma aprendizagem mais ativa por meio dos jogos digitais, desde que façamos as devidas mediações. |
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Góis, Jéssica Maria de Araújo Neveshttp://lattes.cnpq.br/2457428805080344http://lattes.cnpq.br/2836927327702138Viana, Flávia Roldanhttps://orcid.org/0000-0002-7289-4512http://lattes.cnpq.br/4756646407294958Soares, Marcia Torres NeriFonseca, Géssica Fabiely2022-10-10T20:49:51Z2022-10-10T20:49:51Z2022-06-30GÓIS, Jéssica Maria de Araújo Neves. Formação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitais. Orientadora: Géssica Fabiely Fonseca. 2022. 230f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49537Jogos digitais educacionais, quando conhecidos e bem utilizados, podem vir a proporcionar aos estudantes uma aprendizagem ativa. O significativo número de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na rede municipal de Natal/RN, que corresponde a mais de 50% do público da educação especial, que é composto por alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, nos faz refletir de que maneira poderemos oferecer, na escola pública, aprendizagem a partir dos jogos digitais para essas crianças, proporcionando melhoria no processo inclusivo. Para isso, é necessário pensar como poderemos proporcionar aos professores momentos formativos que os oportunizem conhecer um pouco mais sobre o estudante com DI e que pontos podem ser levados em consideração para conseguirmos trabalhar habilidades matemáticas por meio dos jogos digitais educacionais no ensino regular. Assim, a problemática da presente pesquisa é: uma formação docente com foco no uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos para alunos com deficiência intelectual pode vir a contribuir para reflexão sobre as práticas pedagógicas com esse alunado? O intuito é desenvolver uma formação docente com o uso de microlearning como mediação formativa para o uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos com alunos com DI, em que os professores tenham autonomia para se capacitarem com acesso livre à formação e no tempo ideal a cada participante. Objetivamos, especificamente, identificar jogos digitais matemáticos, de diferentes repositórios gratuitos, mais significativos para inclusão de alunos com deficiência intelectual, explorar os jogos digitais matemáticos com estudante com deficiência intelectual e analisar o uso do vídeo como recurso formativo para o uso de jogos digitais educacionais. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, uma vez que os participantes (professores dos anos iniciais do ensino fundamental de alunos com DI, pesquisador e aluno com DI) estiveram envolvidos ativamente em busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, para as técnicas de coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados com os professores antes e depois do processo formativo, diário de campo e registros da utilização dos jogos pelo aluno. Com esta pesquisa, visamos poder contribuir com o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando-lhes as possibilidades do uso dos jogos digitais educacionais, de portais gratuitos, para que consigam explorar as potencialidades dessa ferramenta numa visão inclusiva. Concluímos que a formação por meio de videoaulas no formato microlearning é uma boa estratégia para formações continuadas e que é possível garantir ao aluno com DI uma aprendizagem mais ativa por meio dos jogos digitais, desde que façamos as devidas mediações.Educational digital games, whether known and used appropriately, can provide active learning to students. The significant number of students with Intellectual Disabilities enrolled in the municipal network of Natal/RN, which corresponds to more than 50% of the special education public, which is composed of students with disabilities, global development disorders and high abilities, makes us reflecting how can we offer, in public schools, learning from digital games to these children, providing an improvement in the inclusive process. For this, it is necessary to think about how we can provide teachers with formative moments that allow them to know a little more about the student with ID and what points can be taken into consideration in order to be able to work mathematical skills through educational digital games in regular education. Thus, the problem of the present research is: can a teacher training focused on the use of digital games in inclusive educational contexts for students with intellectual disabilities contribute to a reflection on pedagogical practices with these students? The aim is to develop teacher training through microlearning as a formative mediation for the use of digital games in inclusive educational contexts with students with ID, in which teachers have the autonomy to qualification having free access to training at the ideal time to each participant. The purpose of investigation is to identify mathematical digital games from different free repositories that are more significant for the inclusion of students with intellectual disabilities, to explore mathematical digital games with students with intellectual disabilities and to analyze the use of video as a training resource for the use of educational digital games. It is a research-action of a qualitative nature, since the participants (teachers of students with ID in the early years of elementary school, researcher and student with ID) were actively involved looking for improvements to the teaching and learning process. Thus, questionnaires, applied with the teachers before and after the training process, field diary and records of the use of games by the student were used for the data collection techniques. Through this research, we aim to be able to contribute to teaching work in the early years of elementary school, showing them the possibilities of using educational digital games, from free portals, so that they can explore the potential of this tool in an inclusive vision. We conclude that training through video classes in the microlearning model is a good strategy for continuing education and that it is possible to guarantee to the student with ID a more active learning through digital games, as long as we make the necessary mediations.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docenteInclusãoDeficiência intelectualJogos digitais educacionaisMatemáticaFormação de professores de alunos com deficiência intelectual para o uso pedagógico de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaoprofessoresalunos_Gois_2022.pdfapplication/pdf4101058https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49537/1/Formacaoprofessoresalunos_Gois_2022.pdf44c6e4e18c92729418d12383e9bdea82MD51123456789/495372022-10-10 17:50:42.722oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-10T20:50:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Jogos digitais educacionais, quando conhecidos e bem utilizados, podem vir a proporcionar aos estudantes uma aprendizagem ativa. O significativo número de estudantes com Deficiência Intelectual matriculados na rede municipal de Natal/RN, que corresponde a mais de 50% do público da educação especial, que é composto por alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, nos faz refletir de que maneira poderemos oferecer, na escola pública, aprendizagem a partir dos jogos digitais para essas crianças, proporcionando melhoria no processo inclusivo. Para isso, é necessário pensar como poderemos proporcionar aos professores momentos formativos que os oportunizem conhecer um pouco mais sobre o estudante com DI e que pontos podem ser levados em consideração para conseguirmos trabalhar habilidades matemáticas por meio dos jogos digitais educacionais no ensino regular. Assim, a problemática da presente pesquisa é: uma formação docente com foco no uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos para alunos com deficiência intelectual pode vir a contribuir para reflexão sobre as práticas pedagógicas com esse alunado? O intuito é desenvolver uma formação docente com o uso de microlearning como mediação formativa para o uso de jogos digitais nos contextos educacionais inclusivos com alunos com DI, em que os professores tenham autonomia para se capacitarem com acesso livre à formação e no tempo ideal a cada participante. Objetivamos, especificamente, identificar jogos digitais matemáticos, de diferentes repositórios gratuitos, mais significativos para inclusão de alunos com deficiência intelectual, explorar os jogos digitais matemáticos com estudante com deficiência intelectual e analisar o uso do vídeo como recurso formativo para o uso de jogos digitais educacionais. É uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, uma vez que os participantes (professores dos anos iniciais do ensino fundamental de alunos com DI, pesquisador e aluno com DI) estiveram envolvidos ativamente em busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, para as técnicas de coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados com os professores antes e depois do processo formativo, diário de campo e registros da utilização dos jogos pelo aluno. Com esta pesquisa, visamos poder contribuir com o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando-lhes as possibilidades do uso dos jogos digitais educacionais, de portais gratuitos, para que consigam explorar as potencialidades dessa ferramenta numa visão inclusiva. Concluímos que a formação por meio de videoaulas no formato microlearning é uma boa estratégia para formações continuadas e que é possível garantir ao aluno com DI uma aprendizagem mais ativa por meio dos jogos digitais, desde que façamos as devidas mediações. |
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