O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, João Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931
Resumo: Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.
id UFRN_42e90870dc495a73ecbd9a63193dff5d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21931
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Damasceno, João Maria dos SantosAraújo, José Sávio Oliveira deAndruchak, Marcos AlbertoBezerra, Maura CostaTavares, Rogério Júnior Correia2017-02-09T19:48:02Z2017-02-09T19:48:02Z2016-09-05DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.This investigation embraces the importance of the teacher's performance space for Arts teaching and learning process in the classroom. Therefore, the text brings testimonials from teachers and artists who emphasize the art studio as essential for artistic production. The guiding principles of this discussion are examples of pedagogical proposals as the ‘Escola da Ponte’, Pedagogy of Reggio Emilia and Freinet techniques, which are based on ideas that, epistemically, counteract the traditional models, becoming innovative and worthy of attention for possible reflections on the current Brazilian educational situation, especially with regard to Arts education in public schools. The paper refers to some artists from Rio Grande do Norte that emphasize the importance of the art studio as a place of knowledge production. There is also the view of some high school students about what they think of the space used in the school subject of Visual Arts. It also assumes that the space of artistic production is fundamental in the process of developing the work of students in school as well as a significant feature in the support to the objectives of the subject. It discusses the gaps, constraints and limitations in the school context in terms of spaces for Visual Arts activities. In addition, the aim is to discuss the subject from current parameters and educational criteria, which indicate how the influence of physical structure and the environment can be determinant in the teaching-learning process. Also contributed to a proposal for art studio explained in the last chapter.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTESAteliê de arteEspaço educativoEscolaArtes visuaisO ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdfJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdfapplication/pdf6721564https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/1/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdff492e55d1f6b2c620c3815f477939d43MD51TEXTJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/4/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txtb965337f828ea8816f1bf957387ba854MD54THUMBNAILJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpgJoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2664https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/5/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpg4eff9ccbf0039f0069a80413e9dfb815MD55123456789/219312017-11-03 22:52:48.116oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21931Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:52:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
title O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
spellingShingle O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
Damasceno, João Maria dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES
Ateliê de arte
Espaço educativo
Escola
Artes visuais
title_short O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
title_full O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
title_fullStr O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
title_full_unstemmed O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
title_sort O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola
author Damasceno, João Maria dos Santos
author_facet Damasceno, João Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andruchak, Marcos Alberto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bezerra, Maura Costa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, João Maria dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Rogério Júnior Correia
contributor_str_mv Tavares, Rogério Júnior Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES
Ateliê de arte
Espaço educativo
Escola
Artes visuais
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliê de arte
Espaço educativo
Escola
Artes visuais
description Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-09T19:48:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-09T19:48:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931
identifier_str_mv DAMASCENO, João Maria dos Santos. O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/1/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/4/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21931/5/JoaoMariaDosSantosDamasceno_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f492e55d1f6b2c620c3815f477939d43
b965337f828ea8816f1bf957387ba854
4eff9ccbf0039f0069a80413e9dfb815
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117749463318528