Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meller, Lauro Wanderley
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882
Resumo: Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objeto
id UFRN_4333d6cbcfa41152b13cc2b6aeb202e0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29882
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Meller, Lauro Wanderley2020-08-24T14:54:50Z2020-08-24T14:54:50Z2012MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020.2176-6800https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objetoThis paper focuses on “Murders in the rue Morgue”, the song written by British heavy metal band Iron Maiden and inspired by Edgar Allan Poe’s eponymous narrative. Stemming from a summary of the original story, we intend to investigate the process through which bassist-songwriter Steve Harris transplanted the story from the page into a diverse semiotic frame. If on the one hand the aggressive nature of heavy metal music favors the relocation of Poe’s brutal plot, on the other the songwriter is obliged to exercise his ability to compress the storyline into short verses that, in order to remain true to this musical genre, are usually sung at a very fast tempo. Besides the song’s lyrical analysis, we will also look into some musical facets such as the vocalist’s diction, how the combined words and melody are delivered in order to convey a particular impression onto the listener, as well as some aspects concerning the arrangement – all of which will eventually contribute to the song’s overall effect. To do that, we rely mainly on Luiz Tatit's writings about the Semiotics of the Song, explaining the analytical scheme he has devised for songs, and applying it to our objectRevista E-ScritaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEdgar Allan PoeIron MaidenPopular Music StudiesEstudos de Música PopularTransplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron MaidenSetting Edgar Allan Poe to music: a version of “Murders in the Rue Morgue” by Iron Maideninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txtSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain29849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/4/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txt64883dcbc05f55e3a9499216610f3db8MD54THUMBNAILSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpgSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/5/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpg609cff568faa83a7532b4fc64b7c78dfMD55ORIGINALSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdfSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdfArtigoapplication/pdf167279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/1/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdffdec52fd1821440133895d2ea8042a74MD51123456789/298822020-08-30 04:49:15.109oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-08-30T07:49:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Setting Edgar Allan Poe to music: a version of “Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden
title Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
spellingShingle Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
Meller, Lauro Wanderley
Edgar Allan Poe
Iron Maiden
Popular Music Studies
Estudos de Música Popular
title_short Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
title_full Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
title_fullStr Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
title_full_unstemmed Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
title_sort Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
author Meller, Lauro Wanderley
author_facet Meller, Lauro Wanderley
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meller, Lauro Wanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Edgar Allan Poe
Iron Maiden
Popular Music Studies
Estudos de Música Popular
topic Edgar Allan Poe
Iron Maiden
Popular Music Studies
Estudos de Música Popular
description Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objeto
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-24T14:54:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-24T14:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2176-6800
identifier_str_mv MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020.
2176-6800
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista E-Scrita
publisher.none.fl_str_mv Revista E-Scrita
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/4/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/5/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/1/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
64883dcbc05f55e3a9499216610f3db8
609cff568faa83a7532b4fc64b7c78df
fdec52fd1821440133895d2ea8042a74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117630411145216