Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882 |
Resumo: | Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objeto |
id |
UFRN_4333d6cbcfa41152b13cc2b6aeb202e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29882 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Meller, Lauro Wanderley2020-08-24T14:54:50Z2020-08-24T14:54:50Z2012MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020.2176-6800https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objetoThis paper focuses on “Murders in the rue Morgue”, the song written by British heavy metal band Iron Maiden and inspired by Edgar Allan Poe’s eponymous narrative. Stemming from a summary of the original story, we intend to investigate the process through which bassist-songwriter Steve Harris transplanted the story from the page into a diverse semiotic frame. If on the one hand the aggressive nature of heavy metal music favors the relocation of Poe’s brutal plot, on the other the songwriter is obliged to exercise his ability to compress the storyline into short verses that, in order to remain true to this musical genre, are usually sung at a very fast tempo. Besides the song’s lyrical analysis, we will also look into some musical facets such as the vocalist’s diction, how the combined words and melody are delivered in order to convey a particular impression onto the listener, as well as some aspects concerning the arrangement – all of which will eventually contribute to the song’s overall effect. To do that, we rely mainly on Luiz Tatit's writings about the Semiotics of the Song, explaining the analytical scheme he has devised for songs, and applying it to our objectRevista E-ScritaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEdgar Allan PoeIron MaidenPopular Music StudiesEstudos de Música PopularTransplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron MaidenSetting Edgar Allan Poe to music: a version of “Murders in the Rue Morgue” by Iron Maideninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txtSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain29849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/4/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txt64883dcbc05f55e3a9499216610f3db8MD54THUMBNAILSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpgSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/5/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpg609cff568faa83a7532b4fc64b7c78dfMD55ORIGINALSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdfSettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdfArtigoapplication/pdf167279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/1/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdffdec52fd1821440133895d2ea8042a74MD51123456789/298822020-08-30 04:49:15.109oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-08-30T07:49:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Setting Edgar Allan Poe to music: a version of “Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden |
title |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
spellingShingle |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden Meller, Lauro Wanderley Edgar Allan Poe Iron Maiden Popular Music Studies Estudos de Música Popular |
title_short |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
title_full |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
title_fullStr |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
title_full_unstemmed |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
title_sort |
Transplantando Edgar Allan Poe para a música uma versão de "Assassinatos na Rua Morgue" de Iron Maiden |
author |
Meller, Lauro Wanderley |
author_facet |
Meller, Lauro Wanderley |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meller, Lauro Wanderley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edgar Allan Poe Iron Maiden Popular Music Studies Estudos de Música Popular |
topic |
Edgar Allan Poe Iron Maiden Popular Music Studies Estudos de Música Popular |
description |
Este artigo trata da canção “Murders in the rue Morgue”, escrita pela banda inglesa de heavy metal Iron Maiden e inspirada pelo conto homônimo de Edgar Allan Poe. Partindo de um resumo da história original, pretendemos investigar o processo pelo qual o baixista e compositor Steve Harris transplantou o conto da página para um suporte semiótico distinto. Se por um lado a natureza agressiva do heavy metal favorece a adaptação do enredo brutal de Poe, por outro o compositor é obrigado a exercitar sua habilidade de comprimir o enredo em versos curtos que, para que se mantenham fiéis a esse gênero musical, devem ser cantados em andamento acelerado. Além da análise da letra da canção, também nos debruçaremos sobre algumas questões de natureza musical, como a enunciação do cantor, o modo como as palavras e a melodia interagem para comunicar uma impressão particular ao ouvinte, ou ainda alguns aspectos relativos ao arranjo – todos esses elementos que ao fim e ao cabo irão contribuir para o efeito geral da canção. Para fazê-lo, alicerçamo-nos, principalmente, nos escritos de Luiz Tatit sobre a Semiótica da Canção, explicando o esquema analítico por ele desenvolvido, e aplicando-o ao nosso objeto |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-24T14:54:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-24T14:54:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2176-6800 |
identifier_str_mv |
MELLER, L. W.. Setting Edgar Allan Poe to music: a version of 'The Murders in the Rue Morgue' by Iron Maiden. E-SCRITA: Revista do curso de letras da UNIABEU, v. 3, p. 227-237, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/648. Acesso em: 21 ago. 2020. 2176-6800 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Scrita |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista E-Scrita |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/4/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/5/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29882/1/SettingEdgarAllanPoe_MELLER_2012.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 64883dcbc05f55e3a9499216610f3db8 609cff568faa83a7532b4fc64b7c78df fdec52fd1821440133895d2ea8042a74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117630411145216 |