Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vivianne Limeira Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339
Resumo: A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede.
id UFRN_43ea1cdcfba6e816292ac6315b130261
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25339
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Vivianne Limeira AzevedoMaia, Kenia Beatriz FerreiraSilva, Priscilla Pinto Costa daCosta, Alan Queiroz daAraújo, Bruno Medeiros Roldão deAraújo, Allyson Carvalho de2018-06-11T23:56:08Z2018-06-11T23:56:08Z2018-03-12GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede.The present research aims to understand the making sense of mediation, appropriation and visibility of leisure from Instagram´s images. Our discussion problematizes the representation of leisure towards the visualities of this practice expressed by using the leisure hashtag and other related tags that fuel the interaction mechanisms between the profiles and their nets within digital media. Looking forward to identifying the link between the senses established by such appropriation and new meanings of the contemporary leisure pictures. It is also intended to lead the idea of the mediatized leisure on Instagram, as it is a global ambience with diverse expressions of social groups and individuals that consume, get informed by, manifest and (re)produce contents through images. Methodologically, it is about a first approximation, based on the ethnographic observation within social media, constituted by a descriptive research followed by a social network analysis approach and discursive relation. The research denoted the link between media and leisure as something cultural as well as an attachment to consumption, which sustain the culture and structure connected on the web. The articulated systematizations point out the importance of perceptions and representations of the user or person that appropriates the media as a producer of a new production space of contents and, in that sense, fuels and feeds back contents regarding leisure, giving a new meaning to social practices when catching sight of perceptible means of leisure visualized on the web.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAEstudos da mídiaMediaçãoLazerInstagramMediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txtVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain235722https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/2/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txt1d481df219097e385a88df22df88d280MD52THUMBNAILVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpgVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/3/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpg0e4cb749b318ccde2bc958df46b1256dMD53ORIGINALVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf1170953https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/1/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdffc08ce9373f41b615810cc371e47a281MD51123456789/253392019-01-30 13:13:16.044oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25339Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:13:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
title Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
spellingShingle Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
Gomes, Vivianne Limeira Azevedo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Estudos da mídia
Mediação
Lazer
Instagram
title_short Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
title_full Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
title_fullStr Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
title_full_unstemmed Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
title_sort Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
author Gomes, Vivianne Limeira Azevedo
author_facet Gomes, Vivianne Limeira Azevedo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Kenia Beatriz Ferreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Alan Queiroz da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Bruno Medeiros Roldão de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vivianne Limeira Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Estudos da mídia
Mediação
Lazer
Instagram
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos da mídia
Mediação
Lazer
Instagram
description A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-11T23:56:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-11T23:56:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339
identifier_str_mv GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/2/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/3/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/1/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d481df219097e385a88df22df88d280
0e4cb749b318ccde2bc958df46b1256d
fc08ce9373f41b615810cc371e47a281
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832711729152000