Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339 |
Resumo: | A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede. |
id |
UFRN_43ea1cdcfba6e816292ac6315b130261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25339 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Vivianne Limeira AzevedoMaia, Kenia Beatriz FerreiraSilva, Priscilla Pinto Costa daCosta, Alan Queiroz daAraújo, Bruno Medeiros Roldão deAraújo, Allyson Carvalho de2018-06-11T23:56:08Z2018-06-11T23:56:08Z2018-03-12GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede.The present research aims to understand the making sense of mediation, appropriation and visibility of leisure from Instagram´s images. Our discussion problematizes the representation of leisure towards the visualities of this practice expressed by using the leisure hashtag and other related tags that fuel the interaction mechanisms between the profiles and their nets within digital media. Looking forward to identifying the link between the senses established by such appropriation and new meanings of the contemporary leisure pictures. It is also intended to lead the idea of the mediatized leisure on Instagram, as it is a global ambience with diverse expressions of social groups and individuals that consume, get informed by, manifest and (re)produce contents through images. Methodologically, it is about a first approximation, based on the ethnographic observation within social media, constituted by a descriptive research followed by a social network analysis approach and discursive relation. The research denoted the link between media and leisure as something cultural as well as an attachment to consumption, which sustain the culture and structure connected on the web. The articulated systematizations point out the importance of perceptions and representations of the user or person that appropriates the media as a producer of a new production space of contents and, in that sense, fuels and feeds back contents regarding leisure, giving a new meaning to social practices when catching sight of perceptible means of leisure visualized on the web.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAEstudos da mídiaMediaçãoLazerInstagramMediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txtVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain235722https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/2/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txt1d481df219097e385a88df22df88d280MD52THUMBNAILVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpgVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/3/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpg0e4cb749b318ccde2bc958df46b1256dMD53ORIGINALVivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf1170953https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/1/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdffc08ce9373f41b615810cc371e47a281MD51123456789/253392019-01-30 13:13:16.044oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25339Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:13:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
title |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
spellingShingle |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos Gomes, Vivianne Limeira Azevedo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Estudos da mídia Mediação Lazer |
title_short |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
title_full |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
title_fullStr |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
title_full_unstemmed |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
title_sort |
Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos |
author |
Gomes, Vivianne Limeira Azevedo |
author_facet |
Gomes, Vivianne Limeira Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Maia, Kenia Beatriz Ferreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Pinto Costa da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Costa, Alan Queiroz da |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Araújo, Bruno Medeiros Roldão de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vivianne Limeira Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
contributor_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Estudos da mídia Mediação Lazer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos da mídia Mediação Lazer |
description |
A visibilidade de atividades do cotidiano potencializada nas redes sociais pelas tecnologias digitais e por uma cultura técnico-informacional nos levou a compreender os sentidos na mediação do lazer a partir das imagens no Instagram. Nossa discussão problematiza a visibilidade do lazer diante das visualidades desta prática pelo uso da hashtag lazer e do conjunto de tags associadas que alimentam os mecanismos de interação entre os perfis e suas redes. Busca-se, assim, identificar os nexos de sentido estabelecidos na mediação, apropriação e visibilidade do lazer na rede, como elemento de ressignificação e retroalimentação de conteúdos aliado ao consumo visual diante da produção demasiada de imagens. Nossa intenção é também tangenciar a ideia do lazer midiatizado no Instagram, por ser esta uma ambiência global com diversas expressões de grupos sociais e indivíduos que consomem, se informam, manifestam e (re) produzem conteúdos, por meio de imagens. Metodologicamente, trata-se da observação etnográfica na rede social, constituindo-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em que interpretamos as representatividades e visualidades do lazer na rede, apoiada no mapeamento e análise de conteúdo. As sistematizações articuladas apontam a relação entre mídia e lazer como algo cultural, ligado ao consumo e ambos para dar sustentação a cultura e a estrutura conectada em rede. Os resultados da dimensão imagética evidenciaram que a visibilidade do cotidiano se estende para ampliar as visualidades do lazer vinculado as percepções e representações enquanto se fala do usuário ou da pessoa que se apropria da mídia como produtora de um novo espaço de produção de conteúdos. O lazer como fenômeno social, situado em um contexto imagético, portanto, repleto de sentidos, dentro de uma comunicação mediada ressignificam as práticas sociais alimenta e retroalimentam conteúdos no entre-ver meios de lazeres perceptíveis visualizados na rede. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-11T23:56:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-11T23:56:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339 |
identifier_str_mv |
GOMES, Vivianne Limeira Azevedo. Mediações de lazer no Instagram: imagens, visualidades e sentidos. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/2/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/3/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25339/1/VivianneLimeiraAzevedoGomes_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d481df219097e385a88df22df88d280 0e4cb749b318ccde2bc958df46b1256d fc08ce9373f41b615810cc371e47a281 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832711729152000 |