Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Sandoval Artur da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575
Resumo: Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas.
id UFRN_8e217e5665b4994c3febc3a4e676322a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26575
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva Júnior, Sandoval Artur daSouza, Daniel Rodrigo Meirinho deGomes, Marcelo BolshawMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaLacerda, Juciano de Sousa2019-02-07T17:14:17Z2019-02-07T17:14:17Z2018-09-28SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas.This study demand to understand how utilizers of social networks use the interaction tool known as “like” to communicate their affections. This form of expression is used in the interfaces of social networks as a mechanism for interaction between social actors. We used samples from four focal groups belonging to Y and Z’s generations, utilizers of the social network "Instagram". As a basic research method, we're crossing between ethnography, qualitative research and netnography. The general objective of this study is to understand "likes" as an expression of network affectivity on Instagram. In order to discuss these network affectivitiness, we have dialogues with authors as Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) and Zigmaunt Baumant. This research points that social relations, in liquid modernity, are ubiquitous, omnipresent and transcend temporality, space and culture. Just as the media converged, especially with the arrival of the smartphone, a technological apparatus, the social relations are converging symbiotically in the post-human culture. In the post-digital’s era, it’s no longer possible to separate real from virtual, including human relations.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIALikesRedes sociais digitaisInstagramInteratividadeOs likes como expressão da afetividade em rede no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.txtLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain216124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/2/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.txtfaa7f00bbbc5f6ecb51f50ac7d089862MD52THUMBNAILLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.jpgLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2421https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/3/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg162bc8eddc8d3ed8b83809074f65b2e7MD53ORIGINALLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdfapplication/pdf2334704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/1/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdffb35b32ff4c2cbba5b5e84e9cf37ec3bMD51123456789/265752019-02-08 01:37:04.578oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:37:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
title Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
spellingShingle Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
Silva Júnior, Sandoval Artur da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Likes
Redes sociais digitais
Instagram
Interatividade
title_short Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
title_full Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
title_fullStr Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
title_full_unstemmed Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
title_sort Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
author Silva Júnior, Sandoval Artur da
author_facet Silva Júnior, Sandoval Artur da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Marcelo Bolshaw
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Sandoval Artur da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
contributor_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
Lacerda, Juciano de Sousa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Likes
Redes sociais digitais
Instagram
Interatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Likes
Redes sociais digitais
Instagram
Interatividade
description Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T17:14:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-07T17:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/2/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/3/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/1/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv faa7f00bbbc5f6ecb51f50ac7d089862
162bc8eddc8d3ed8b83809074f65b2e7
fb35b32ff4c2cbba5b5e84e9cf37ec3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832807129645056