Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575 |
Resumo: | Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas. |
id |
UFRN_8e217e5665b4994c3febc3a4e676322a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26575 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Júnior, Sandoval Artur daSouza, Daniel Rodrigo Meirinho deGomes, Marcelo BolshawMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaLacerda, Juciano de Sousa2019-02-07T17:14:17Z2019-02-07T17:14:17Z2018-09-28SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas.This study demand to understand how utilizers of social networks use the interaction tool known as “like” to communicate their affections. This form of expression is used in the interfaces of social networks as a mechanism for interaction between social actors. We used samples from four focal groups belonging to Y and Z’s generations, utilizers of the social network "Instagram". As a basic research method, we're crossing between ethnography, qualitative research and netnography. The general objective of this study is to understand "likes" as an expression of network affectivity on Instagram. In order to discuss these network affectivitiness, we have dialogues with authors as Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) and Zigmaunt Baumant. This research points that social relations, in liquid modernity, are ubiquitous, omnipresent and transcend temporality, space and culture. Just as the media converged, especially with the arrival of the smartphone, a technological apparatus, the social relations are converging symbiotically in the post-human culture. In the post-digital’s era, it’s no longer possible to separate real from virtual, including human relations.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIALikesRedes sociais digitaisInstagramInteratividadeOs likes como expressão da afetividade em rede no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.txtLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain216124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/2/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.txtfaa7f00bbbc5f6ecb51f50ac7d089862MD52THUMBNAILLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.jpgLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2421https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/3/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg162bc8eddc8d3ed8b83809074f65b2e7MD53ORIGINALLikescomoexpressão_SilvaJúnior_2018.pdfapplication/pdf2334704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/1/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdffb35b32ff4c2cbba5b5e84e9cf37ec3bMD51123456789/265752019-02-08 01:37:04.578oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26575Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:37:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
title |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
spellingShingle |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram Silva Júnior, Sandoval Artur da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Likes Redes sociais digitais Interatividade |
title_short |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
title_full |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
title_fullStr |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
title_full_unstemmed |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
title_sort |
Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram |
author |
Silva Júnior, Sandoval Artur da |
author_facet |
Silva Júnior, Sandoval Artur da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Marcelo Bolshaw |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Sandoval Artur da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lacerda, Juciano de Sousa |
contributor_str_mv |
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de Lacerda, Juciano de Sousa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Likes Redes sociais digitais Interatividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Likes Redes sociais digitais Interatividade |
description |
Este estudo busca entender como os usuários das redes sociais utilizam a ferramenta de interação conhecida como “Like” ou "curtir” para comunicar seus afetos. Essa forma de expressão é usada nas interfaces das redes como mecanismo de interação entre os atores sociais. Utilizamos amostras de quatro grupos focais pertencentes às gerações Y e Z, usuários da rede social Instagram. Como método base de pesquisa, fizemos um cruzamento entre etnografia, pesquisa qualitativa e netnografia. O objetivo geral deste estudo busca a compreensão dos Likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. Para discorrer sobre essas afetividades em rede, dialogamos com autores como Muniz Sodré (2002, 2006), Richard Miskolci (2017), Lúcia Santaella (2003, 2007, 2016), Raquel Recuero (2009, 2012, 2014) e Zygmunt Bauman (2004, 2005). Esta pesquisa aponta que as relações sociais na modernidade líquida são ubíquas, onipresentes e transcendem temporalidade, a cultura e o espaço. Assim como as mídias se convergiram, principalmente com a chegada do aparato tecnológico do smartphone, as relações sociais estão convergindo simbioticamente na cultura do pós-humano. Na era pós-digital, não cabe mais separar real de virtual, inclusive no que se diz respeito às relações humanas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T17:14:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-07T17:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Sandoval Artur da. Os likes como expressão da afetividade em rede no Instagram. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/2/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/3/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/1/Likescomoexpress%c3%a3o_SilvaJ%c3%banior_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faa7f00bbbc5f6ecb51f50ac7d089862 162bc8eddc8d3ed8b83809074f65b2e7 fb35b32ff4c2cbba5b5e84e9cf37ec3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832807129645056 |