Concepções e proposições para execução do toque Alujá para Xangô na bateria a partir de um estudo na Nação Xambá
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30333 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal propor adaptações para execução na bateria do toque denominado Alujá pra Xangô, executado pela Comunidade Nação Xambá, na cidade de Olinda-PE. A metodologia está dividida em três pontos concomitantes, a saber: 1) análise bibliográfica sobre o candomblé e os respectivos ritmos afro-brasileiros, mais especificamente sobre o ritmo Alujá ofertado a Xangô; 2) análise deste ritmo focado nas nuances durante a execução na referida Nação e nas semelhanças e diferenças encontradas em diferentes regiões e templos de candomblé no Brasil; 3) adaptações dos padrões executados pelos instrumentos de percussão na bateria enfatizando as peculiaridades extraídas das análises. A metodologia utilizada partiu da análise das gravações das performances desse ritmo, realizadas durante as entrevistas semiestruturadas com intérpretes e pesquisadores vinculados a Nação Xambá, objeto de análise deste trabalho. Como ferramenta de análise, esses toques foram transcritos e posteriormente analisados sob o aporte do software Sonic Visualiser. O cruzamento desses dados permitiu utilizar tais elementos como ferramentas para a execução desse toque afro-religioso, viabilizando que fossem estabelecidas relações (diretas e indiretas) sobre as nuances e particularidades encontradas no processo de sua execução. A partir daí, foram propostas adaptações dos padrões rítmicos aplicando na bateria, enfatizando os elementos que foram coletados. |
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