A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Allan Rubens Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386
Resumo: O povo negro do Brasil, desde o início da formação da sociedade, sofre por ser tratado com inferioridade em relação aos brancos, problema que nasceu no período da escravidão e rende até a atualidade. E entendendo que a publicidade é um reflexo da sociedade, a imagem do homem negro na publicidade brasileira é um ponto que precisa ser estudado dentro do campo da comunicação social. O ponto de partida para a elaboração deste trabalho é a má representação desta classe nos anúncios publicitários no Brasil. Portanto, esse estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar a imagem do homem negro nas publicidades de cervejas atuais, pensando na necessidade e na importância que se enxerga de abordar essa temática, buscando uma maior diversidade racial na mídia brasileira. Para isso, serão analisados os conteúdos de três marcas: Amstel, Brahma e Itaipava. Através dessas análises de conteúdo, o trabalho buscou entender como (e quanto) o homem negro está presente nas publicidades atuais.
id UFRN_44b962384e97d58f204707448047db60
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33386
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Allan Rubens Ferreira daRodrigues, Denise Carvalho dos SantosViana, Pablo Moreno FernandesSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2021-09-14T00:08:48Z2021-09-14T00:08:48Z2021-09-02SILVA, Allan Rubens Ferreira da. A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional. 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386O povo negro do Brasil, desde o início da formação da sociedade, sofre por ser tratado com inferioridade em relação aos brancos, problema que nasceu no período da escravidão e rende até a atualidade. E entendendo que a publicidade é um reflexo da sociedade, a imagem do homem negro na publicidade brasileira é um ponto que precisa ser estudado dentro do campo da comunicação social. O ponto de partida para a elaboração deste trabalho é a má representação desta classe nos anúncios publicitários no Brasil. Portanto, esse estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar a imagem do homem negro nas publicidades de cervejas atuais, pensando na necessidade e na importância que se enxerga de abordar essa temática, buscando uma maior diversidade racial na mídia brasileira. Para isso, serão analisados os conteúdos de três marcas: Amstel, Brahma e Itaipava. Através dessas análises de conteúdo, o trabalho buscou entender como (e quanto) o homem negro está presente nas publicidades atuais.Since the beginning of society, Brazilian black people suffer from being treated with inferiority in comparison to white people, a problem that began during the slavery period and still yields to this day. And understanding that advertisment is a society reflection, black man image in Brazilian advertising is a point that needs to be studied within the social communication field. The starting point for the elaboration of this study, is the representation of this class in advertisements in Brazil. Therefore, this study aims to quantity and qualify the black man image in current beer advertising, considering the need and importance to address this issue, seeking greater racial diversity in Brazilian media. In this regard, three brands will be analyzed for its contents: Amstel, Brahma e Itaipava. Through these content analyses, this work strive to understand how (and how much) black man are present in current advertisements.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidade. Racismo. Homem negro. Cerveja.Advertising. Racism. Black man. Beer.A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacionalThe black man image in beer advertisements in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdfImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdfapplication/pdf1718045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/1/ImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdf1dabfa3d6a2572f0d5cda37132df786eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/333862021-09-28 16:10:45.058oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-28T19:10:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The black man image in beer advertisements in Brazil
title A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
spellingShingle A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
Silva, Allan Rubens Ferreira da
Publicidade. Racismo. Homem negro. Cerveja.
Advertising. Racism. Black man. Beer.
title_short A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
title_full A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
title_fullStr A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
title_full_unstemmed A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
title_sort A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional
author Silva, Allan Rubens Ferreira da
author_facet Silva, Allan Rubens Ferreira da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Viana, Pablo Moreno Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Allan Rubens Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
contributor_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade. Racismo. Homem negro. Cerveja.
Advertising. Racism. Black man. Beer.
topic Publicidade. Racismo. Homem negro. Cerveja.
Advertising. Racism. Black man. Beer.
description O povo negro do Brasil, desde o início da formação da sociedade, sofre por ser tratado com inferioridade em relação aos brancos, problema que nasceu no período da escravidão e rende até a atualidade. E entendendo que a publicidade é um reflexo da sociedade, a imagem do homem negro na publicidade brasileira é um ponto que precisa ser estudado dentro do campo da comunicação social. O ponto de partida para a elaboração deste trabalho é a má representação desta classe nos anúncios publicitários no Brasil. Portanto, esse estudo tem o objetivo de quantificar e qualificar a imagem do homem negro nas publicidades de cervejas atuais, pensando na necessidade e na importância que se enxerga de abordar essa temática, buscando uma maior diversidade racial na mídia brasileira. Para isso, serão analisados os conteúdos de três marcas: Amstel, Brahma e Itaipava. Através dessas análises de conteúdo, o trabalho buscou entender como (e quanto) o homem negro está presente nas publicidades atuais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T00:08:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-14T00:08:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Allan Rubens Ferreira da. A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional. 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386
identifier_str_mv SILVA, Allan Rubens Ferreira da. A imagem do homem negro nas publicidades de cervejas no Brasil: imagens de controle e estereótipos raciais na paixão nacional. 2021. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/1/ImagemHomemNegroPublicidades_Silva_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33386/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dabfa3d6a2572f0d5cda37132df786e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117885583163392